Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

2 participantes

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Qua 07 Abr 2021, 22:18

Boa noite Sr Ferreira,  muito obrigado pela rápida resposta e ajuda.
Os Teixeira andam por todo o lado de facto, agora se são todos originários daqui de Vila Real já não sei xD
Sim só tenho um casal Sr Ferreira, assim que chegar o produto irei seguir de imediato as suas indicações Sr Ferreira, sabe se trás algum medidor o produto? Quanto á água é normal os destilada Sr Ferreira? Fontes de cálcio são para retirar? Pergunto porque normalmente com antibióticos sei que é necessário.

Mais uma vez o meu grande agradecimento Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Qui 08 Abr 2021, 14:41

Boa tarde Rui Teixeira.
O espanhol não traz, portanto esse também não deve trazer. Compre uma balança digital mais que não seja numa loja chinesa.
utiliza água normal e não precisa de tirar nada, o medicamento é do género dos desparasitantes só que especifico para esse tipo de parasitas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Qui 08 Abr 2021, 16:31

Boa tarde Sr Ferreira, agora tenho dificuldade em arranjar porque não posso sair de casa por ter sofrido um acidente de trabalho, a minha esposa andou a ver e o mínimo só pesam a partir de 1g nos vários sítios que ela viu.
Entretanto o medicamento já chegou.
Pela regra de 3 simples da 1g para 833ml de água, vou ter que fazer nessa quantidade para já, mas já encomendei na Amazon uma balança de precisão que deve chegar segunda-feira, para evitar estar a estragar produto, e dá sempre jeito.

Outra questão Sr Ferreira, sabe ter uma ideia do que pode ter provocado está infeção neles? Sei que é difícil sabermos ao certo, mas o que normalmente poderá provocar este tipo de contaminação.

Muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Sáb 10 Abr 2021, 18:51

Boa tarde Rui Teixeira.
Eu disse para irem aos chineses que têm de certeza Twisted Evil
O parasita vive no ambiente normal, contudo, multiplica-se onde haja capoeiras com Galináceos, pardais e pombos há solta,mas também vêm nas sementes.
Não sei como vai fazer essa regra três simples para lhe dar 1g/833ml uma vez que o Dac Amprolium são 5 gramas para 10kg de peso vivo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Sáb 10 Abr 2021, 20:14

Boa tarde Sr Ferreira, a minha esposa onde conseguiu ir so encontrou a partir de 1g, mas já encomendei uma que chega segunda-feira que pesa a partir de 0,01g. Certo Sr Ferreira e há alguma forma de minimizar a exposição a esses problemas?

Fiz a conta, como o Sr Ferreira me indicou 0,3g para 250ml de água, 1g na proporção indicada dá com 833ml de água Sr Ferreira (posso estar totalmente errado na maneira como estou a pensar).
Mas penso que já entendi o que me está a dizer, que a água usada é indiferente e não posso usar mesmo mais que os 0,3g é isso Sr Ferreira? E neste caso é melhor esperar pela chegada da balança ou pego nessa 1g e divido em 3 para dar sensívelmente as 0,3 para começar já a medicação (ainda que saiba que nunca irá ficar 100% correta a medida)? Era apenas para não ficarem sem medicação até chegar a balança e poder usar a proporção 0,3g/250ml como me indicou, que tenho previsão de receber já segunda-feira.

Mais uma vez muito obrigado

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Dom 11 Abr 2021, 11:48

Bom dia Rui Teixeira.
Admira-me não haver nas lojas dos chineses na Capital do Distrito balanças digitais, aqui na Cidade de vendas Novas que é uma Cidade pequena, em todas as lojas de chineses têm há venda, mas ok.
Como disse, o parasita que provoca a coccidiose vive na natureza e desde que os animais estejam bem alimentados e em boa forma física conseguem resistir ao parasita, no entanto temos que evitar que estejam perto de focos do parasita como o caso de viveiros no exterior, galinheiros, coelheiras, etc..
Embora de vez enquanto me apareça sinais do parasita no meu aviário, o que faço é:
Na preparação para as criações administrar o Amprolium e nas papas enquanto as comerem, misturar sementes de fónio, que segundo estudos, a casca desta semente muito pequenina depois de humedecida é um repelente natural contra o parasita.
Atenção que o Amprolium perde a sua eficácia em contacto com a claridade e humidade, portanto quando abrir o pacote não esquecer de o fechar muito bem e guardar num sitio escuro e seco. Mais lhe digo que o pacote depois de aberto só tem uma validade de 90 dias, contudo, se extrair a maioria de ar e fique bem fechado e guardado aguenta o dobro do tempo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Dom 11 Abr 2021, 12:30

Bom dia Sr Ferreira, ela penso que não foi a todos os chineses lol algum deveria ter, há tantas lojas deles xD
Vou seguir o seu conselho e antes de futuras criações administrar o amprolium, como é mais como prevenção qual a dose que aplica nessa situação Sr Ferreira?
Essas sementes onde posso adquirir Sr Ferreira? Para aplicar nas papas como recomenda Sr Ferreira.

Muito obrigado por toda a sua ajuda Sr Ferreira, gostava de um dia ter um pouco da sua sabedoria para poder ajudar as minhas aves corretamente 😁

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Dom 11 Abr 2021, 13:12

Boa tarde Rui Teixeira.
Como preventivo administro 0,3g por litro durante 2 semanas seguidas e depois 3 dias seguidos mas de vez enquanto.
As semente de fónio são muito caras e há alguns logistas que as vendem ainda as fazem ainda mais caras, pode-as comprar online.
https://alvercazoo.pt/produto/semente-de-fonio/
https://dott.pt/pt/products/sementes-de-fonio-750gr-6f88318a-3396-4fd9-a5a4-afdf23d1e74e?gclid=EAIaIQobChMIt9WHzJP27wIVfRkGAB0_uABxEAQYASABEgKOlfD_BwE
https://www.agrobomduarte.com/info/Semente-Fonio-750Gr-Balde-5513.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Dom 11 Abr 2021, 17:23

Boa tarde Sr Ferreira, e faz esse preventivo apenas antes das criações?
As sementes aplica apenas nas papas ou tambem na ração?

Muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Dom 11 Abr 2021, 20:00

Boa tarde Rui Teixeira.
Uma prevenção é uma prevenção, portanto o amigo pode-as fazer quando achar necessário.
Tem que meter as sementes juntamente com as papas, pois são tão pequeninas que eles no comer normal não as vêm e muito menos as conseguem descascar.
Quem vende mais barato é o AlvercaZoo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Dom 11 Abr 2021, 20:38

Boa noite Sr Ferreira, vou seguir os seus conselhos.
Mete alguma quantidade específica com as papas Sr Ferreira? E é só misturar na papa as sementes conforme vêm? Já encomendei as mesmas no site que me indicou Sr Ferreira.

Penso que já ouvi piar pelo que penso já terá nascido alguma cria, como estão com o problema e em tratamento há alguma coisa que possa fazer para proteger as crias?

Mais uma vez o meu muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Seg 12 Abr 2021, 15:17

Boa tarde Rui Teixeira.
Não necessita fazer nada a não ser o que está a fazer.
O Amprolium não tem restrições de espécie alguma
Quanto ao fónio, eu misturo 4 colheres das de sopa por cada quilo directamente nas papas.
Essas crias ainda podem morrer uma vez que a postura foi feita sem tratamento.
Daqui a uma semana espreita as crias quando a fêmea estiver fora da caixa para defecar, coisa que acontece normalmente há tardinha, apanhe as crias e verifique se têm alguma mancha ou ponto negro no ventre, caso tenham, dissolva meia colher das de café em 50ml de água e com um conta gotas dê-lhes directamente no bico umas quantas gotas (3-4), faça isto durante 5 dias seguidos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Seg 12 Abr 2021, 15:30

Boa tarde Sr Ferreira, vou seguir as suas indicações assim que receber as sementes. Uma informação as papas depois de abertas qual a durabilidade delas?

Quanto as crias irei ver como me indicou Sr Ferreira, disse para dissolver meia colher de café em 50ml de água, mas não entendi o que é para dissolver com a água Sr Ferreira?

Mais uma vez quero agradecer-lhe imenso por toda a ajuda e disponibilidade Sr Ferreira 🙏

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Seg 12 Abr 2021, 17:36

Boa tarde Rui Teixeira.
Depende, se abrir a saca, tirar uma quantidade para um recipiente que possa fechar e atar muito bem o saco, dura-lhe o tempo que está inscrito na saca. Agora se o abrir e não o fechar e o recipiente onde as mete para o dia a dia, detoram-se com rapidez.
Que medicamento é que recomendei e está a dar aos pais? Twisted Evil Twisted Evil
Não tem nada de agradecer, faço este serviço voluntário com muito gosto.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Seg 12 Abr 2021, 17:43

Boa tarde Sr Ferreira, normalmente deixo na saca original, coloco uma mola e meto dentro de uma saca, depois vou dando, de 2 em 2 dias troco sempre o que deixam ficar no comedouro por papa nova.
Tinha ideia que seria para usar o mesmo medicamento, mas era para ter a certeza e não fazer asneira Sr Ferreira.
Agora falta chegar as sementes, encomendei no domingo de noite no Alvercazoo, não sei se já enviaram hoje e se chegam já amanhã, no site apenas me diz encomenda concluída.

Claro que tenho de agradecer Sr Ferreira, é fantástico contar com a sua ajuda, gostava de ter só um pouco da sua sabedoria 😁

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Seg 12 Abr 2021, 18:05

Boa tarde Rui Teixeira.
Já estou perto dos 73 anos de vida e desde muito pequenino que sempre gostei de animais em especial aves e sempre as tive, se o amigo tiver o mesmo gosto e continuar a criar por gosto, começa a compreender e ao mesmo tempo se tiver pachorra para queimar pestanas a estudar um pouco que seja a morfologia das aves e juntar a prática, chega ao patamar que cheguei.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Seg 12 Abr 2021, 18:18

Boa tarde Sr Ferreira, eu sou mais tenrinho, 31 anos 😂 e adoro animais, tenho cães, gatos, e aves (caturras neste momento mas já tive outras), e a todos eles tento proporcionar as melhores condições e cuidados possíveis. Sem dúvida que destes os que me têm requerido mais cuidado são as caturras, pela facto de que as aves apanham problemas mais depressa do que os outros animais que tenho, e é precisamente isso que gostaria de evitar cada vez mais, daí eu estar a tentar conseguir aprender o máximo possível com as informações que o Sr Ferreira vai dando, mas gostava de aprender muito mais, coisas naturais a fornecer para as manter saudáveis (como as sementes de folio que me indicou que não fazia a mínima ideia), como identificar possíveis problemas e a melhor forma de tratar os mesmos, seja pelas fezes ou aparência das aves, e nesse sentido sei que a sua longa experiência lhe transmitiu toda a sabedoria que tem, mas se tiver alguns ensinamentos que tenha paciência para me ensinar, ou algum livro para recomendar terei todo o gosto em me esforçar por aprender mais, e ajudar as minhas aves o melhor possível.

Só tenho a agradecer por toda a ajuda que sempre me deu desde que tenho as minhas aves.

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Ter 13 Abr 2021, 16:01

Boa tarde Rui Teixeira.
Os livros que existem sobre aves não explicam ou não ensinam nada porque tratam-nas todas como iguais em termos de alimentação ,alojamento, enfim tudo.
Para ser franco, quando me dediquei a psitacídeos, as caturra foram as que me deram mais trabalho e por esse motivo foram os primeiros a deixar de criar. Os últimos foram os Neophemas pulchella de diversas mutações, não por dificuldades no seu maneio mas por exigências das autoridades, não estava para tirar uma licença de criador uma vez que os tinha pelo simples facto de gostar das suas cores. Simplesmente os registei, o ultimo casal o macho viveu 22 anos e a fêmea 26 anos.
Se continuar, quando atingir a minha idade já também tem a tarimba toda. lol!

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Ter 13 Abr 2021, 20:46

Boa noite Sr Ferreira, sei que a sua experiência vem da vida e da criação das suas aves, mas há coisas que gostava de saber, como ver pelas fezes quando anormais pela cor etc qual o problema etc, são coisas importantes e que gostava mesmo de conseguir distinguir.
De facto as caturras dão bastante trabalho, no aspecto que precisam de muitos cuidados e que facilmente ficam doentes, mas foram as aves que me cativaram mesmo, o macho ainda é o mesmo desde que tenho este tipo de aves, desde 2013/2014.

As sementes de fonio chegaram agora a pouco, amanhã quando for tratar deles e mudar a papa por nova já vou colocar a papa com sementes de fonio lá misturas como me indicou Sr Ferreira.

Mais uma vez nunca é demais agradecer toda a sua ajuda que é imensa, muito obrigado.

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Qua 14 Abr 2021, 12:06

Bom dia Rui Teixeira.
Para saber como distinguir doenças através das excretações e excreções dos animais é fácil no dizer mas para isso e como lhe tinha dito anteriormente, queimei muitas pestanas durante dois anos agarrado aos livros, pois trabalhava e estudava Veterinária ao mesmo tempo, não com o intuito de ser Veterinário mas simplesmente para conhecer e compreender em teoria a morfologia animal em especial as aves , saber o que administrar para as diversas doenças e juntando a prática passei a saber o significado das fezes, urina, ranho e lágrimas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Qua 14 Abr 2021, 12:43

Bom dia Sr Ferreira, dedicação e esforço são as melhores palavras para o descrever. Gostava mesmo de poder estudar mais sobre este tema, mas não sei bem por onde começar 😔

Muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Sex 16 Abr 2021, 14:36

Boa tarde Sr Ferreira, de hoje para amanhã faz os 7 dias, depois irei aumentar a água para diluição como me recomendou, as fezes neste momento estão assim:

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Img_2060
Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Img_2058
Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Img_2059
Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Img_2061

Muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Sex 16 Abr 2021, 15:32

Boa tarde Rui Teixeira.
Embora se note uma melhoria mas pouca, torna a repetir na dose curativa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Rui_tex Sex 16 Abr 2021, 16:04

Boa tarde Sr Ferreira, então mantenho a mesma dose (0,3g/250ml) por mais 7 dias é isso Sr Ferreira?

Muito obrigado Sr Ferreira

Um abraço, Rui Teixeira

Rui_tex

Mensagens : 169
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Ferreira Sex 16 Abr 2021, 19:03

Boa tarde Rui Teixeira.
Sim

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras a morrer sem qualquer problema aparente - Página 7 Empty Re: Caturras a morrer sem qualquer problema aparente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos