Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

canários a morrer

3 participantes

Ir para baixo

canários a morrer Empty canários a morrer

Mensagem  xanana Seg 29 Abr 2013, 08:29

Bom dia Sr Ferreira

Tenho andado bastante ocupado com a minha passarada e um pouco desmotivado pois quando tudo me parecia correr bem de repente começou-me a morrer estranhamente os meus canários quase todos os dia me morre um ou dois pássaros!
Já fiz vários tratamentos antes e durante a criação!!! antes da criação administrei fp20/20 e respectivas vitaminas depois mais tarde voltei a fazer novo tratamento tipo preventivo! quando me começou a morrer os pássaros fui aconselhado a mudar então fiz um tratamento com salmocoli e vitamina mas continua-me a morrer canários!
de um dia para o outro ficam embolados e aparecem mortos pássaros k já tenho á mt tempo bem como novos k já estão na voadeira á vários dias!!
Já tenho lido algures k não se deve de ter os exóticos no mesmo espaço que os canários porque eles possuem uma bactéria prejudicial para os canários e eu tenho uma voadeira onde tenho as baterias dos canários com cerca de 60 exóticos de várias espécies será que é esse o motivo das mortes dos canários????

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  avilandiapt Seg 29 Abr 2013, 09:47

Olá Paulo,

Essa conversa dos exóticos é apenas isso, "conversa" para tentar explicar por magia o que não se percebe.
Claro que sempre que se msituram espécies há riscos de diferentes resistências a vários agentes, mas não é nada de extraordinário.

Sem uma descrição mais completa é dificil.~
Podem ser várias coisas mas visto que tens andando a dar vários antibóticos, desconfiava de coccidiose ou parasitas.
Sinceramente, os tratamentos "preventivos" têm muito que se diga. Não é por teres dado um medicamento há 2 meses ou 2 semanas que as aves não ficam doentes.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Seg 29 Abr 2013, 12:35

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Essa de dizerem que canários juntos com exóticos apanham doenças e não criam é tudo tretas.
Como o amigo Ricardo também ia para coccidiose, mas como diz que lhes administrou antibiótico não sei as causas, a não ser que lhes administre de forma irrada, por a água que lhes fornece ser bastante alcalina ou ácida e alterar os medicamentos.
Diga-me tudo o que lhes dá de alimentação incluindo suplementos como papas, verduras, germinados, etc.
As vitaminas como as dá! se continuas ou como?
Penso que os pássaros estejam desparasitados.
Repare nas fezes e diga-me a cor, consistência e se vê sementes misturadas mal digeridas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Seg 29 Abr 2013, 12:46

Sr Ferreira
Eu dou um combinado de germinar feito por mim k consiste nas embalagens de compra de sementes de germinar combinado com feijão mouco e trigo! mas pensei tb nas sementes de germinar mas morreram-me aves as quais não dou pois só dou ás k estão a criar e ás crias! A papa só dou e sempre dei a White mollen! Tb me disseram k provavelmente seria da papa por ser húmida e eu ter sempre esta á disposição das aves k poderiam se estragar!!! e a mistura de alpista é mais á base mesmo de alpista e axo k alparilha (não sei bem o nome)
Em relação ás vitaminas dou sempre vitamina B e os antibioticos dou sempre com agua distilada!!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Seg 29 Abr 2013, 13:15

Já me morreram cerca de 15 aves num espaço de 20 ou 25 dias!
Passaros novos (já na voadeira) bem como passaros já com um ou mais anos de vida!
Dps de observados os passaros morinbundos reparei k alguns estão magros (mas nem todos) alguns estão normais!
As fezes á tempos atrás eram mt águadas agora são bem secas!!!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Seg 29 Abr 2013, 17:27

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Se a papa estiver dentro do prazo de validade e acondicionada como deve ser, não apanhar humidade e Sol, não se estraga assim às boas, já dares num comedouro dos normais não é o mais aconselhavel uma vez que eles não as comem toda no máximo em 2 dias, ora estarem ao meio ambiente estragam-se com mais facilidade e pode ser daí o mal.
Só deves administrar Complexo-B passado uma semana após o antibiótico e não mais que 5 dias seguidos mas fazendo o preparado todos os dias, fora isto, administrar só 5 dias por mês
Repete nova dose de Salmocoli durante 5 dias mas fazendo o preparado todos os dias.
Quanto há pirilla, é uma semente bastante gorda e com alguma toxidade, haxo um contra tempo estares a dar quase só alpista para não engordadem em excesso e depois juntas na mistura uma semente bastante oleosa.
PS, desde que li um artigo em que na china morrem centenas de chineses todos os anos por utilizarem o óleo de pirilla na aliemntação, deixei de dar tal semente aos meus pássaros.
As duas ultimas perguntas não foram respondidas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Seg 29 Abr 2013, 17:58

Sim a papa está dentro do prazo de validade e não apanha sol, a respeito dos comedouros ai a papa fica mais que dois dias, vou alterar e começar a dar só uma quantidade que eles a consumem nesse dois dias!
Em relação ás duas perguntas que não foram respondidas é o seguinte;
Todas as aves foram desparasitadas e administrado o respectivo complexo B (só não dou é logo passados cinco dias do antibiotico, costumo dar logo).
E em relação ás fezes á tempos atrás eram muito liquidas e quando comecei a dar o Salmocoli ( a semana passada) passaram a ser consistentes e as sementes parecem-me bem digeridas!!

Em relação á pirilha a quantidade que administro é muito pouca, é só para dar um gostinho e alternar na alimentação!
Não a dou em todas as alturas!!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Qua 01 maio 2013, 01:46

Boas Sr. Ferreira,
não se esqueça de mim Laughing , a passarada continua a morrer, até dá dó ver passaros que já me acompanham á tempos a morrer assim do nada!!!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Qui 02 maio 2013, 17:22

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Que administras tu para desparasitar as aves internamente?
Continua a administrar o Salmocoli mais uma semana.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Qui 02 maio 2013, 22:24

Ok vou comecar entao a administrar mais uma semana de salmocoli!
Tenho reparado k os k tem morrido (um por dia)tem o esterno magro devera ser a doença da faca,não ė?

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Sex 03 maio 2013, 12:19

Bom Dia Paulo Gonçalves.
Sim é o que chamamos doença da faca que não é doença nenhuma mas antes um sintoma de várias doenças.
A seguir ao Salmocoli não administras Complexo-B.
Deixa de dares papa por uns tempos que pode muito bem ser as papas estarem alteradas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Sex 03 maio 2013, 16:05

Ok
Eu já tinha pensado nisso e até comecei só a colocar papa quando eles comessem a k lá estava e em quantidades reduzidas! Então vou fazer uma semanda de salmocoli dps é só agua limpa correcto?
E o salmocoli com água destilada??È como estou a dar!!
E mt agradecido desde já pelos sábios conselhos

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Sáb 04 maio 2013, 12:58

Bom dia Paulo Gonçalves.
Tira por completo a papa.
Sim, em vez de água normal utiliza água destilada, ainda para mais aí no Algarve.
Não te esqueças que isso é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24 horas está alterado e pode matar, de igual forma não pode apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  avilandiapt Dom 05 maio 2013, 09:47

Olá,

Como já disse, continua a ser uma descrição muito curta do historial para se tentar perceber.
Se não tem respondido a antibióticos, inclino-me cada vez mais para coccidiose, especialmente nesta altura. Os principios do Salmocoli não vão fazer grande coisa nesse caso...
De qualquer forma, pela descrição parece-me duas coisas. Primeiro estás com um nivel nutricional baixo, segundo estando germinado (e WM) envolvidos, podem existir outras complicações secundárias.

Cumps.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Sex 10 maio 2013, 20:56

As aves continuam-me a morrer já deixei de dar o salmocoli e só tenho dado agua da torneira! Em relação á papa tb deixei de dar e não tenho dado germinado e continuam a morrer com o peito bem saliente!
Já administrei pelo menos duas vezes FP20/20 e uma vez salmocoli num espaço de quatro meses já estou com medo de andar a intoxicar demasiado as aves e cura nem vê-la!
Já não sei o k fazer será k estou mesmo perante um caso de coccidiose??
O k tenho de fazer para culmatar esta situação! Hoje morreu-me uma femea bronze k me tinha custado 100 euros felizmente ainda consegui tirar 4 filhotes dela!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  avilandiapt Sex 10 maio 2013, 21:33

Paulo,

Como já te tinha indicado, pela descrição parece ser coccidiose. Mas o parece sem ver ave, fezes e passar isso por uma análise é apenas isso "parece".
A alternativa mais lógica não havendo confirmação é usares algo com sulfas. O Sulfaprime costuma funcionar apanha-te provavelmente mais algumas infecções secundárias se for esse o caso. Tens tratamentos mais específicos mas talvez seja o mais acessível de forma rápida.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Sáb 11 maio 2013, 12:17

Bom dia Paulo Gonçalves.
Sou da mesma opinião que o amigo Ricardo M.
Se não conseguires encontrar o Sulfaprime que é para casos não especificados, tenta o Coccimir que é em exclusivo para todo o tipo de coccidioses, são ambos da Zoopan

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Qua 22 maio 2013, 14:27

Boas tardes é só par informar que afinal sempre foi diagonisticado coccidiose nas aves, pois levei duas aves mortas a um veterinário e fizeram os exames, sendo detectado essa bactéria, estou neste momento a efectuar o tratamento aconselhado pelo vet.
O meu mt obrigado a todos, vamos ver se fica o problema deste modo sanado....

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Ferreira Qua 22 maio 2013, 18:03

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Posso saber o que aconselhou o Vet.?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Qui 23 maio 2013, 08:59

O veterinário disse-me para lavar tudo e desinfectar as instalações e administrar durante 4 dias seguidos um pó na água que se chama Coxi Plus da Oropharma Verselle-Laga é á base de Sulfadimethoxinum.

É para o tratamento e prevenção da coccidiose e da atoxoplasmose.

Dps tenho que administrar a vitamina b durante os 5 dias a seguir ao tratamento.

O vet informou-me k temos k descobrir qual o meio de propagação uma vez que os sintomas aparecem em aves que estão separadas e eu limpo as gaiolas duas vezes por semana talvez o problema possa ser pelos bebedouros mas como eu pelo menos uma vez por mês coloco-os em lexivia. Vamos ter k indagar bem de onde surge o contágio!
Mas aqui pelo Algarve parece k este está a ser um problema comum a quase todos os criadores!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  avilandiapt Qui 23 maio 2013, 10:04

Olá Paulo,

Sabes se fizeram necrópsia ou flutuação com contagem? A forma de contágio é muito fácil quando aparece o surto. Isto porque podem eliminar oocistos de forma interminente, o que vai aumentando o nível de parasitismo. A coccidiose tem o problema ainda mais chato de poder andar muito tempo presente mas sem causar problemas e de repente aparecer.
As alturas de humidade + calor são típicas de surtos destes porque favorecem a esporulação para formas infectantes.
Os bebedouros não são a principal via de contaminação (a não ser que estejam mal colocados). Tem atenção a poleiros, grades de fundo e comedouros sujos. Sobretudo se usares tabuleiros e algum acesso ao chão muita atenção também à limpeza da areia/aparas.
Convém repetires análises daqui a uma semanas pelo menos 2 vezes para comparar contangens.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  xanana Qui 23 maio 2013, 11:14

As minhas gaiolas não tem fundo são de grade. Mas num entanto vou lavar tudo com lixivia para ver se dou com o mal. O vet bem k me informou para ter em atenção aos poleiros pois tenho alguns em madeira e outros de plástico!!
Obr. pela atenção Ricardo
Em relação á pergunta k fizeste, penso k ele falou-me da primeira!

xanana

Mensagens : 57
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 52
Localização : Faro

Ir para o topo Ir para baixo

canários a morrer Empty Re: canários a morrer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos