Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre caturras

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Dúvidas sobre caturras

Mensagem  madalena cunha Qua 13 Jul 2011, 12:10

Bons dias, gostaria que de me dessem por favor alguma sugestão acerca de um "casal" de caturras. A cinzenta é uma fêmea que já tenho ha algum tempo, o "macho" é mais recente, ela tem posto e o que noto é que os dois estão sempre no ninho, quando um sai fica la o outro e isto sempre, acabando por sair os dois pois os ovos ou não estão galados ou estão partidos. Será que não são compatíveis? será que não são casal? ou será que devia retirar o ninho durante algum tempo e colocá-lo só lá pra setembro. Mando fotos e agradeço sugestões. Um beijo e obrigadoDúvidas sobre caturras P7120791 [/img]
[img]Dúvidas sobre caturras P7120792 [/img][img][/img]
[img]Dúvidas sobre caturras P7120795 [/img]

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Dúvidas sobre caturras

Mensagem  madalena cunha Qua 13 Jul 2011, 19:00

Sr. Ferreira desculpe insistir mas ...parece-lhe um casal? A cinza é fêmea mas a amarela pelo comportamento????

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty caturras

Mensagem  bluehawk Qui 14 Jul 2011, 09:45

A cinza é sem duvida femea, agora a lutina é muito mais dificíl de perceber.

Tente tirar umas fotos à parte de baixo do rabo e coloque aqui, por exemplo quando elas voam para as paredes da gaiola e ficam com o rabo aberto.

bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Dúvidas sobre caturras

Mensagem  madalena cunha Qui 14 Jul 2011, 18:05

Desde já muito obrigado Sr. Antonio pela atenção e por ter respondido. Tentei tirar outras fotos , não sei se vai dar para ver mas não sou muito boa na fotografia. De qualquer forma cá vai e mais uma vez obrigado é que pelo comportamento da amarela tenho muitas dúvidas.[img]Dúvidas sobre caturras P7140801 [/img][img]Dúvidas sobre caturras P7140798 [/img][img]Dúvidas sobre caturras P7140797 [/img][img]Dúvidas sobre caturras P7140799 [/img]

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty caturra

Mensagem  bluehawk Sex 15 Jul 2011, 10:06

Madalena, primeiro de tudo, retire o "sr.", é só António...

Depois a caturra lutina... não é uma lutina... passo a explicar... pelo menos nas fotos não vejo olhos vermelhos.

As caturras lutinas têm olhos vermelhos, o que tem aí parece-me ser um MACHO de uma mutação a que chamamos "clear pied", isto é um "arlequim claro".

É uma ave que será um arlequim mas que não tem qualquer marca cinza nas penas.

Os criadores... pouco sérios, usam estas aves para venderem como lutinas (porque as pessoas não conhecem) mas que para criação não têm qualquer valor pois nunca irão dar lutinos. E sabemos que os lutinos são mais caros que os cinza...

Entretanto como indiquei parece um macho... pela cara muito vermelha e pela falta de listas na parte de baixo da rabadilha, no entanto nestas cores nunca é muito certo... mas dou-lhe uma hipótese de 75% de certeza...
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Dúvidas sobre caturras

Mensagem  madalena cunha Sex 15 Jul 2011, 17:09

Boas tardes Antonio e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. Na verdade Sou apenas uma apaixonada por aves, nada percebo e por isso tenho tantas dúvidas. Tenho dois casais de caturras, um já "conhece" pelas fotos e devo dizer-lhe que o amarelo comprei-o apenas por o achar giro e de facto foi mais caro do que as "normais", a cinza foi uma oferta, nunca me nasceu nada de qualquer dos casais. Este que conhece é relativamente recente mas o outro já é mais antigo e nada. Já agora qual a época de reprodução nestas aves? Muito grata pela atenção e desculpe a chatice.

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Re: Dúvidas sobre caturras

Mensagem  bluehawk Seg 18 Jul 2011, 09:07

madalena cunha escreveu:Boas tardes Antonio e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. Na verdade Sou apenas uma apaixonada por aves, nada percebo e por isso tenho tantas dúvidas. Tenho dois casais de caturras, um já "conhece" pelas fotos e devo dizer-lhe que o amarelo comprei-o apenas por o achar giro e de facto foi mais caro do que as "normais", a cinza foi uma oferta, nunca me nasceu nada de qualquer dos casais. Este que conhece é relativamente recente mas o outro já é mais antigo e nada. Já agora qual a época de reprodução nestas aves? Muito grata pela atenção e desculpe a chatice.

Bem, como já indiquei noutra questão aqui no forum, a época da criação das caturras começa por volta de setembro, que condiz com o ínicio da primavera no hemisfério sul de onde são originárias (Austrália).

No entanto, e como provavelmente todas as caturras existentes em Portugal, já nasceram cá (excepto algumas que eu tenho e outros criadores que conheço e mesmo essas foram criadas no hemisfério norte), a melhor fase é mesmo só a partir de fevereiro. No entanto as caturras criam o ano inteiro.

Tem a certeza que o outro casal é mesmo casal?! Tem fotos que possa colocar?
Como são as condições em que elas estão? Medidas da gaiola/viveiro e do ninho?
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Dúvidas sobre caturras

Mensagem  madalena cunha Sex 14 Out 2011, 14:13

Antes de mais muito obrigado Sr. Antonio pela ajuda na identificação do sexo das minhas caturras e de facto tinha razão são mesmo um casal e já tiveram um bébe.
A minha dúvida agora é 1º- A "crista" (desculpe não sei se é assim que se chama) da fêmea desapareceu bem como algumas penas na cabeça, deverei tomar alguma atitude em relação a isso ou é mesmo assim.
Gostaria de saber também se existe algum problema em deixar os pais junto com os filhos e se no caso de acasalarem entre si causa aulgum problema.
Desde já um muito obrigado e um bom fim de semana.

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre caturras Empty Re: Dúvidas sobre caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos