Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra com comportamento agressivo

2 participantes

Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  CCVS Sex 06 Dez 2013, 10:36

Bom dia.
Tenho uma caturra fêmea com cerca de um ano (nasceu no final de outubro/início de novembro) e que está comigo desde janeiro.
Nos primeiros dias estava um assustada e não interagia muito, mas tornou-se sociável com facilidade e nunca teve problemas significativos de comportamento.
Ela fica numa gaiola relativamente espaçosa durante o dia, quando não está ninguém em casa (geralmente apenas durante a tarde nos dias de semana), e anda solta sempre que está alguém em casa. Na maior parte do tempo, tem tido um comportamento que considero normal (não tenho assim muita experiência com aves...), quer na gaiola quer quando está solta, canta bastante, já aprendeu algumas melodias, responde aos assobios, gosta de estar acompanhada e sempre em cima (no ombro) de alguém, pede festinhas e gosta de recebe-las.
No entanto, às vezes fica um pouco mais agressiva, dá bicadas quando esticamos o dedo, abre muito o bico e abre ligeiramente as asas e tenta atacar quando nos aproximamos dela...
A única situação em que é contrariada é quando é colocada na gaiola à força (geralmente cobrimo-la com um pano e colocamos na gaiola), porque acho que é mais perigoso deixa-la solta na cozinha, quando fica sozinha em casa, em que pode roer alguma coisa ou enfiar-se nalgum sítio.
Gostaria de saber o que pode originar estas situações pontuais de agressividade e como posso agir com ela para que não aconteça.
Uma vez que somos calmos com ela, ela tem bastante liberdade e interação, temo que esteja a ficar demasiado "confiante" e não reconheça que não é ela que manda lá em casa...
Muito obrigada,
Cecília

CCVS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  Ferreira Sex 06 Dez 2013, 12:44

Bom dia Cecília.
Tem a certeza que é uma fêmea?
Isso são comportamentos de macho, meta fotos para se ver o pássaro.
Não é muito aconselhável mandarem um pano para cima dela assim, é preferível apagarem a luz de modo que fique totalmente hás escuras e depois então meterem o pano em cima para a agarrarem. também podem estenderem-lhe o dedo com algum petisco que saibam que ela goste muito e assim aos poucos ela associa petisco a ir para a gaiola.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  CCVS Sex 06 Dez 2013, 13:15

Ferreira escreveu:Bom dia Cecília.
Tem a certeza que é uma fêmea?
Isso são comportamentos de macho, meta fotos para se ver o pássaro.
Não é muito aconselhável mandarem um pano para cima dela assim, é preferível apagarem a luz de modo que fique totalmente hás escuras e depois então meterem o pano em cima para a agarrarem. também podem estenderem-lhe o dedo com algum petisco que saibam que ela goste muito e assim aos poucos ela associa petisco a ir para a gaiola.

Um beijinho, Ferreira
Obrigada pela sua resposta.
Pois, essa é uma dúvida que tive durante algum tempo... Nos primeiros meses tinha a cabeça cinzenta, mas agora está mais amarela e as bochechas com uma cor mais forte. Mas tem as penas interiores da cauda às riscas, por isso estava convencida que era fêmea.
Também já me tinham dito que as fêmeas não cantam e a minha ave canta bastante, até já aprendeu melodias...
Vou tirar uma foto e colocar aqui para que veja.
Sempre que podemos, apagamos as luzes antes de a apanharmos, para não se assustar, mas durante o dia não o conseguimos fazer.
Ainda não descobrimos nenhum petisco que ela goste muito ou que vá atrás, mas vamos continuar a tentar. Ela só entra voluntariamente na gaiola para comer e é nessa altura que aproveitamos para a fechar.
Obrigada, Cecília

CCVS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  CCVS Sex 06 Dez 2013, 23:59

Boa noite, Sr. Ferreira.
Partilho uma foto da minha caturra em que se consegue ver a cabeça e a cauda.

Caturra com comportamento agressivo DDkOtb5

CCVS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  Convidado Sáb 07 Dez 2013, 10:34

É um macho de certeza.
Quando aquela pena ás riscas cair irá nascer uma escura.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  Ferreira Sáb 07 Dez 2013, 12:38

Bom dia Cecília.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim, é uma das regras do Fórum que não dispenso.
O amigo José Jesus já disse qual o sexo do pássaro.
As caturras quando juvenis e jovens têm a mesma roupagem das mães para se poderem camuflar dos predadores e aos 6 meses quando se tornam totalmente independentes fazem a primeira muda de penas que depois passará a anual.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  CCVS Sáb 07 Dez 2013, 13:26

Muito obrigada.
Como as penas caíram tarde (a caturra já tinha mais de seis meses) e ainda se manteve uma pena riscada, pensei que fosse fêmea...
Como não pretendo fazer criação e não fazia questão de macho ou fêmea, não é grave (só vou ter de a rebatizar!).

Mas contínuo preocupada por ela estar agressiva.
É normal nos machos? O que posso fazer para controlar?

Obrigada,
Cecília Simões


Última edição por CCVS em Sáb 07 Dez 2013, 16:36, editado 1 vez(es)

CCVS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  Ferreira Sáb 07 Dez 2013, 17:18

Boa tarde Cecília Simões.
Hehehehe Very Happy É a mãe natureza a puxar por ele, está a entrar ou anda com cio, pois estamos em plena época de criação, lá para Fevereiro ou antes por não ter companheira se acalme.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com comportamento agressivo Empty Re: Caturra com comportamento agressivo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos