Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decifrar comportamento de caturra lutino

2 participantes

Ir para baixo

Decifrar comportamento de caturra lutino Empty Decifrar comportamento de caturra lutino

Mensagem  Pardal Sex 12 Abr 2013, 12:10

Boa tarde,

Gostaria de colocar uma questão acerca do comportamento da minha caturra lutino; tenho a certeza de que é um comportamento normal mas como não sei o seu siginificado tenho esperança que alguém o saiba explicar:

A minha caturra lutino tem o hábito de, na minha presença, abrir as asas, cauda e crista ao máximo e baixar a cabeça e assim permanecer por alguns segundos num poleiro. De início só o fazia raramente quando a acordava no início da noite durante o Inverno para fazer a manutenção da gaiola, mas agora faz com muita frequencia e eu costumo "elogia-la" por isso para reforçar este comportamento engraçado, mas na verdade gostaria de entender o que ela me está a tentar dizer. Na verdade, não sei se é macho ou femea, mas como o seu reportório sonoro é muito limitado começo a pensar que é uma femea.

Não é um comportamento agressivo e não tem a ver com espreguiçadelas nem com bater as asas para as exercitar.

Alguém sabe decifrar este comportamento?

Desde já muito obrigado pela atenção. Wink

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Decifrar comportamento de caturra lutino Empty Re: Decifrar comportamento de caturra lutino

Mensagem  Ferreira Sex 12 Abr 2013, 12:26

Bom dia Vitor Ramos.
Penso que é assim que se chama.
Os pássaros a viverem nessas condições adoptam uma pessoa da casa como seu companheiro e portanto o que ela está a fazer é a convida-lo para uma galadela lol!

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Decifrar comportamento de caturra lutino Empty Re: Decifrar comportamento de caturra lutino

Mensagem  Pardal Sex 12 Abr 2013, 14:42

Bem me parecia... Laughing

Já agora Sr. Ferreira, só mais uma pergunta:

Como disse acima ela faz poucos sons, mas há um muito, muito raro que também não percebo o significado:

ela fecha os olhos, levanta-se no poleiro como se estivesse em bicos de pés mas com as asas fechadas e começa a fazer algo como "tiru-liru-liru-liru-liru-liru-liru-liru-liru..."

Até hoje só o fez quando a gaiola está na rua e quando se houve nas redondezas mais próximas um melro a cantarolar ao sol.

Sabe o significado disto?... será mais um sinal de que afinal é fêmea?

Obrigado pela sua atenção. Wink

Cumps,

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Decifrar comportamento de caturra lutino Empty Re: Decifrar comportamento de caturra lutino

Mensagem  Ferreira Sex 12 Abr 2013, 18:12

Boa tarde Vitor Ramos.
É tudo o mesmo, chama por companheiro, agora não lhe sei dizer se é macho ou fêmea. Se eriçar as penas da cauda para cima é fêmea, se as meter para baixo é macho. Já as asas quem as mete para baixo é o macho e não a fêmea para assim poder agarrar a fêmea e não perder o equilibrio na cópula.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Decifrar comportamento de caturra lutino Empty Re: Decifrar comportamento de caturra lutino

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos