Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

aves só poem ovos brancos

2 participantes

Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty aves só poem ovos brancos

Mensagem  estrafalhote Seg 14 Nov 2011, 12:21

bons dias sr ferreira, antes de mais muitos parabéns pelo fórum e pela boa vontade que demonstra em quererer ajudar os outros com os seus conhecimentos


ora bem, estou a escrever este tópico pois como indiquei na minha apresentação sou um iniciante neste mundo da criação de aves exóticas e estou com um problema de os meus diamante estrela/ gould e até mesmo os bengalins estão todos sempre a por ovos brancos sem estarem galados.

A começar pelos estrela,

É um casal que segundo o rapaz que mos vendeu já criou o ano passado, já os tenho juntos à mais de um mês mas até hoje só puseram 2 ovos fora do ninho e não galados, um deles como não o vi, parti-o sem dar por ela, entretanto durante a esta semana tornaram a fazer os mesmo, nao sei dizer o dia pois infelizmente até dezembro durante a semana não estou por casa, tendo de ser a minha irmã e a minha mãe a tratar-me das aves. Este ovo quando reparei nele pus-lo dentro do ninho na tentativa de eles seguirem o exemplo e porem lá o resto.

Os diamante gould já puseram entre eles 3 ovos brancos, mas como me morreu uma fêmea e tive de adquirir uma femea nova (a mais velha do plantel 2010) tive de refazer os casais, separando os machos das femeas e só os juntei à uma semana, durante esse tempo de separação adminstrei-lhes vitamina e+SE que também tenho administrado aos estrelas.

quanto aos bengalins
(juntos à cerca de um mês)
tenho 5 "casais", sou sincero e não posso afirmar com 100% de certezas que são casais á antiga Very Happy , mas tenho quase a certeza absoluta nalguns, dois, que me já me fizeram duas posturas vão na terceira de ovos brancos.

todos os exóticos que tenho na sua gaiola tem grit à disposição, 2 vezes por semana dou-lhes papa amarela húmida da pet cup, e já fiz por duas vezes tratamento de uma semana com vit e+Se.

o que poderá ser a causa deste problema? será falta de calcio e o osso de choco resolve isto? já cozi ovos de galinha para os canários e dei aos exóticos as cascas dos ovos e eles comeram aquilo que nem perdidos, mas nos bengalins não ajudou muito, pois continua na mesma.

ps, não sei se afeta muito mas as minhas aves apesar de estarem bem protegidas estão ao natural, ou seja não tenho luz artificial, nem nada de purificadores de ar e essas parafernálias todas.


Última edição por estrafalhote em Ter 15 Nov 2011, 11:38, editado 1 vez(es)

estrafalhote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Ferreira Seg 14 Nov 2011, 18:20

Boa noite ????? Estrafalhote.
Não se esqueça de meter o nome no fim de cada mensagem, é uma das regras do Fórum.
Os pássaros estão em gaiolas separadas ou tudo ao molho num viveiro?
Que tipo de caixas ninhos têm há disposição?
Os pássaros estão desparasitados internamente (lombrigas) ou não?
Os pássaros foram adquiridos a criador ou em loja?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  estrafalhote Ter 15 Nov 2011, 09:31

bons dias senhor ferreira

antes de mais peco desculpa pela falta de assentos e cedilhas, mas estou a escrever este post atraves de um teclado em ingles o que dificulta um bocado a minha tarefa de escrever correctamente.


Ferreira escreveu:Os pássaros estão em gaiolas separadas ou tudo ao molho num viveiro?

nao, cada casal tem a sua gaiola com 50compx40largx35altura

Ferreira escreveu:Que tipo de caixas ninhos têm há disposição?

tenho dos ninhos de plastico da 2gr, os mais comuns nas lojas.


Ferreira escreveu:Os pássaros estão desparasitados internamente (lombrigas) ou não?
internamente nao, apenas com o zoospray da avizoo de vez em quando dou-lhes umas borrifadas para cima

Ferreira escreveu:Os pássaros foram adquiridos a criador ou em loja?

todos foram comprados em criadores particulares.




Cumprimentos
Alexandre Estrafalhote

estrafalhote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Ferreira Ter 15 Nov 2011, 12:46

Bom dia Alexandre Estrafalhote.
OK.
Repare na cor dos bicos, nos machos se têm a ponta colorida e as fêmeas escuro (cor de chumbo).
As caixas ninho não são as mais indicadas mas servem, os Goulds fazem o ninho muito espaçoso com entrada lateral.
Aconselho-o a ler um artigo escrito por mim em Artigos num antigo Sitio nesta direcção http://forumdoferreira.no.sapo.pt/
Caso tenha possibilidade pergunte aos criadores em que época mês/ano nasceram os pássaros, é muito importante saber-se.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  estrafalhote Ter 15 Nov 2011, 13:20

Ferreira escreveu:Bom dia Alexandre Estrafalhote.
OK.
Repare na cor dos bicos, nos machos se têm a ponta colorida e as fêmeas escuro (cor de chumbo).
As caixas ninho não são as mais indicadas mas servem, os Goulds fazem o ninho muito espaçoso com entrada lateral.
Aconselho-o a ler um artigo escrito por mim em Artigos num antigo Sitio nesta direcção http://forumdoferreira.no.sapo.pt/
Caso tenha possibilidade pergunte aos criadores em que época mês/ano nasceram os pássaros, é muito importante saber-se.

Um abraço, Ferreira

3 dos meus 4 diamantes gould, sei que sao novos, do inicio deste ano mas nao tenho como saber a data de nascimento pois foi um senhor que conheci atravez dum amigo dum amigo e sinceramente ja nem sei onde e a casa do senhor. quanto a outra femea sei que ja e mais velha ja criou o ano passado e tudo, essa sim tem o bico cor de chumbo, o macho que esta com ela e um amarelo de peito branco com cabeca laranja e tem a ponta do bico cor de laranja, nao e no bico todo como na femea mas nota-se bem as marcas laranjas. no outro casal que e um macho de de dorso verde, peito lilas e cabeca vermelha e esse tambem tem a ponta do bico bem vermelha, quantp a femea que esta com este macho e que me preocupa mais, ela e muito parecida com o macho de cabeca laranja que tenho e por estranho ou nao que pareca a femea tambem tem a ponta do bico laranja.

sera que todo este meu problema com os gould se deve a eles serem muito novos? ja pensei em soltar um dos casais na minha voadeira e deixa los la estar ate para o ano que vem e tentar apenas criar com o macho novo e a femea velha sera o melhor? e que eu ja li bastantes vezes os seus artigos e tenho tentado cumprir tudo mais ou menos com a vit e e com a alimentacao para eles nao ficarem muito gordos e mesmo assim nao tenho tido muita sorte.

mas mesmo os estrela ja criaram o ano passado e so poem ovos brancos, sera carencia de alguma vitamina? e que eles a principio nao se mostravam muito interessados um no outro sequer entretanto comecei a dar-lhes vit E, e la comecou a haver mais ajitacao mas nada de ovos, entretanto peguei os passaros e vi que estavam um bocado gordos, notava-se umas "camadas" de gordura amarela tipo nos frangos e ai decidi comprar colina, para ver se eles iam ao sitio, andei a dar-lhes colina durante 5 dias e agora ja poem ovos, mas nada de estar galados.

estrafalhote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Ferreira Ter 15 Nov 2011, 18:19

Boa noite Alexandre Estrafalhote.
Todos os Goulds que nasçam até Fevereiro e de saúde fazem posturas galadas sem problema, para essa fêmea não ter o bico da cor de chumbo é porque:
Se for nova é porque nasceu depois de Fevereiro portanto se chegar a entrar em cio só lá para Janeiro/Fevereiro na melhor das hipóteses, também pode ser por estarem gordos demais sim senhor, ou terem outro problema.
Administre 20 gotas de colina para 100ml de água durante 5 dias seguidos, depois 2 dias só água limpa e mais 5 dias a colina.
Na mistura de sementes meta um pouco mais de alpista e milho alvo amarelo e não lhes mete mais nenhum comer enquanto não comerem tudo, claro que tem que assoprar as palhas pelo menos dia sim dia não.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  estrafalhote Qua 16 Nov 2011, 17:50

vou seguir os seus conselhos e reforçar a mistura que lhes dou e fazer o tratamento com colina

só mais uma pequena dúvida, quanto tempo é que o colina e outros complexos vitaminicos aguentam misturados com a àgua, ou seja se fizer a mistura numa garrafa de àgua de 1,5L durante quanto tempo posso andar a dar-lhes àgua dessa garrafa?

estrafalhote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Ferreira Qua 16 Nov 2011, 18:39

Boa noite Alexandre Estrafalhote.
Ora aí está o mal de todos os remédios em que essa prática é utilizada por muitos que depois vêm pedir ajuda Very Happy
Seja que produto for, a partir do momento que é adicionado na água só tem um período de validade máximo de 24 horas, não podem apanhar Sol e a água a utilizar deve ser destilada ou desmineralizada.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  estrafalhote Seg 05 Dez 2011, 10:43

bons dias sr Ferreira

vim aqui apenas para lhe agradecer pelas dicas, que apesar de ainda não se terem notado em todos os passaritos já consegui com que 2 casais de bengalins tivessem 6 ovos galados entre eles, quatro num e dois noutro.

quanto aos estrelas como deixaram de por tirei-lhes os quatro ovos que tinham porque estavam brancos e deixei o ninho na mesma mas entretanto ainda não puseram nenhum ovo, tenho um casal de goulds que puseram um ovo no sábado mas ainda mal mexi no ninho pois não os quero incomodar.

estrafalhote

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Ferreira Seg 05 Dez 2011, 13:59

Boa tarde Alexandre Estrafalhote.
Vamos lá ver se é desta.
Uma das coisas que se deve fazer para estimular uma segunda postura quando tiramos os ovos quer estejam galados ou brancos, é meter um pouquinho de material para o ninho na gaiola.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

aves só poem ovos brancos Empty Re: aves só poem ovos brancos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos