Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovos sujos

2 participantes

Ir para baixo

Ovos sujos Empty Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Ter 06 Out 2020, 16:16

Boa tarde sr. Ferreira.
Em início de Agosto comecei a preparação dos meus Goulds e estou nas primeiras posturas.
Tudo direitinho e só atrasei um pouco porque como as minhas fêmeas estavam gordas, dei uma semana e meia de HEPATEX.(COLINA da AVIZOON).
O que quero falar é que, num dos meus casais, ambos de 2020, a fêmea pôs 5 ovos com sujidade.
Noto os jornais no fundo da gaiola muito aguados mas sem cheiro.
Apesar de ser a 1ª postura e porque quero preservar o casal, tirei o ninho e a papa ficando só a Grit e a semente.
Dei hoje Animastrath(4 gotas num bebedouro de 80ml), apesar de já ter dado no sábado.(dou 1X por semana o Animastrath)
Apesar de ter feito bem a desparasitação interna com Vermizoo, penso que serão problemas intestinais.
O que diz o amigo sobre isto?

Cumprimentos.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Ter 06 Out 2020, 20:07

Boa noite Paulo Gonçalves.
Meta fotos das fezes.
Qualquer das maneiras, para haver um deles a defecar dentro do ninho é porque ainda não está em ponte de rebuçado, caso contrário não o fazia mesmo doente.
Deve haver aí engano, a Colina da AviZoon chama-se Colina Ca/P (deve ser administrada durante 20 dias seguidos) e não Hepatex. Este nome cheira-me a produto da Orniex

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Qua 07 Out 2020, 14:04

Ovos sujos Img_2011
Ovos sujos Img_2010

O muito líquido no jornal também pode ser de eles esvaziarem o bebedouro pois não me acredito que tenham bebido um bebedouro cheio num dia
e hoje estava quase vazio.
Peguei na fêmea e não tem o ventre avermelhado, estando até um pouquito gorda e a cloaca está normal.
A Fêmea dá sinais de muita vivacidade.
O que diz sr. ferreira olhando para as imagens?

Cumprimentos.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Qui 08 Out 2020, 12:11

Bom dia Paulo Gonçalves.
A foto das fezes é inconclusiva, mete uma folha de papel de cozinha para se ver melhor.
Já eles estarem sempre a debicarem na água e provavelmente o macho é sinónimo de ácaros na garganta, ou problemas intestinais embora nas fezes nada mostre. Digo que é o macho porque, embora tapado pelo comedouro, nota-se que tem as asas descaídas assim como a cauda e isso são sintomas de bactérias em especial a clamídia e a e-coli
Para já, se tiver Pulmosan consigo, aconselho-o a aplicar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Qui 08 Out 2020, 17:21

Já tinha dado o Pulmosan a todos mas vou dar outra vez a este casal.
Só uma dose e depois 4 a 5 dias de Anima-strath ou repito dali a 21 dias a dose?
Terei que dar o FP20-20 outra vez a este casal?
Dei uma semana seguida na preparação.

Cumprimentos sr. Ferreira e muito obrigado pelos conselhos.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Qui 08 Out 2020, 18:54

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Não me respondeu ao que pedi Evil or Very Mad

Um abraço, Ferreira.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Seg 12 Out 2020, 21:40

Boa noite sr. Ferreira.
Não lhe tinha respondido pois dei o Pulmosan e estava a ver se fazia efeito e a ver como eles se comportavam em termos sanitários, Very Happy
Não me respondeu se tenho que dar a 2ª toma de Pulmosan daqui a 21 dias ou não.
Se diz que podem ser bactérias e-coli, então para que serviu os 8 dias seguidos que administrei FP20-20?
Não era para prevenir essas mesmas bactérias?

Limpei os jornais no Sábado e tirei fotos hoje para ver.
Pode clicar na foto e guarda no seu pc. Depois abre no pc e faz zoom para ver melhor ao pormenor.
Ovos sujos Img_2012

Tenho outro casal, ambos de 2020 que já fizeram ninho à muito e não põe ovos. A fêmea tem o bico bem escuro.
Tinha dado uma semana de Vitamina E na preparação.
Acha que devo dar mais uma semana?

Obrigado pela atenção.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Ter 13 Out 2020, 13:05

Bom dia Paulo Gonçalves.
Pedi-lhe para meter um folha de papel de cozinha, é que o papel das revistas e propaganda trazem cores e escondem por exemplo a cor da urina.
O FP20/20 é um preventivo e não um curativo, se uma ave já estiver assintomática o FP20720 não mata as bactérias, mas se a ave não for portadoras de bactérias e se tomar o FP20/20 e se depois as bactérias quiserem colonizar os órgãos não conseguem. Percebeu como a coisa funciona?
Embora a bactéria E-coli seja perigosa, mas é combatida com facilidade, o grande problema que se está a verificar é que as aves estão a ser contaminadas pela bactéria multirresistente Clamídia e confunde-se a doença com a coccidiose em que os sintomas são idênticos.
Quanto ao Pulmosan,nem preciso estar a repetir! Claro que tem que o aplicar para reforço.
Nesta foto vê-se que as fezes são em diarreia e com uma grande descarga de uratos, mas não dá para ver a cor da urina e verificar o estado do fígado para já vai administrar Salmocoli da Zoopan de seguinte maneira:
Vai misturar 3 gramas por litro de água destilada ou desmineralizada durante 5 dias seguidos. Caso as fezes continuem iguais e as asas penduradas diga-me para lhe recomendar outro antibiótico.
Se diz que os pássaros estão gordos e como o tempo ficou novamente seco, claro que pararam o ciclo de reprodução, mas também pode ser da doença, ele com sintomas visíveis e ela portadora.
*MUITO IMPORTANTE*
Não se esqueça que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 18 Out 2020, 15:08

Boa tarde sr. Ferreira.

Tenho esse casal em postura e hoje, a fêmea pôs um ovo direitinho mas sem casca no chão da gaiola.
Dou-lhes Animastrath 1 x semana, grit sempre à disposição.
Será falta de algum nutriente?
Será pelos problemas anteriores?

Cumprimentos.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 25 Out 2020, 15:48

Boa tarde sr. Ferreira.

Como não respondeu à minha questão, de certeza por falta de tempo, vou colocar mais umas fotos do dito casal passado mais uma semana em que
dei o tratamento que aconselhou.
Já tenho 2 casais assim com as fezes muito aguadas mas as aves parecem-me muito bem e não tem nem ventre escuro, nem avermelhado e a cloaca das
fêmeas está normal.
Ovos sujos Img_2022
Ovos sujos Img_2024
Ovos sujos Img_2023


Última edição por Paulo Gonçalves em Dom 25 Out 2020, 15:50, editado 2 vez(es)
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 25 Out 2020, 15:49

Quero salientar que parei a criação naqueles 2 casais a ver se eles se recompõe.
pode-me ajudar sr. Ferreira?

Cumprimentos.
Paulo Gonçalves

Ovos sujos Img_2025
Ovos sujos Img_2027
Ovos sujos Img_2026
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Dom 25 Out 2020, 18:13

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Tenho sempre vagar. O que acontece é o amigo meter mais que uma pergunta mas em separado e como é obvio só vejo a que me marca como não lida, ou seja, sempre a ultima mensagem.
Vamos lá então.
Em vez de papel de revistas tem que meter papel de cozinha para melhor poder ver, é que com o papel de revistas como tem tinta não dá para ver.
Se o Salmocoli não fez efeito dá mais 5 dias seguidos.
Noto que tem recipientes do comer mesmo por baixo dos poleiros, escusado será dizer que defecam para dentro e contaminam tudo.
Já agora, diga-me mas mesmo tudo o que lhes dá de comer.
Para a fêmea estar a pôr ovos sem casca quer dizer que, embora tenham GRIT não o assimilam por falta de Vitamina-D3 no organismo, esta Vitamina é que fixa o cálcio no organismo, não a tendo, o cálcio que é ingerido sai juntamente com as fezes.
Vá a uma farmácia e compra um frasquinho de Vigantol (para bebés) e vai pingar 4 pingos numa porção de papa que a comam em 2 dias mexendo bem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 25 Out 2020, 19:42

Boa noite amigo Ferreira.
Disse que já tinha 2 casais com os mesmos sintomas, fezes com muita urina
Os jornais das fotos foram mudados ontem.
Neste momento os dois casais não estão a criar e á fêmea que pôs dois ovos sem casca já dei 4 dias vigantol na papa, 4 gotas numa pequena porção de papa.
Sei hoje a ambos os casais vinagre de cidra e ia dar a semana toda.
Penso que se fosse ácaros na traqueia, os pássaros coçar iam muito o bico e não é o caso
Quanto à comida mistura boa para exóticos e papa da witt mollen (aos casais já não dou papa), grit e água fresca
Uma vez por semana animastrath.
Quanto ao comedouro na foto, não está debaixo dos poleiros, está a meio da gaiola
Aguardo comentários
Obrigado pela atenção
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Seg 26 Out 2020, 18:09

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Deixou de dar papa porquê?
Diz que já dá Vigantol há 4 dias e os ovos continuam sem casca! Acho isso estranho. Tem que continuar a dar até pôrem ovos encascados
Já lhe pedi uma quantas vezes, meta folhas de papel de cozinha no fundo da gaiola e no dia seguinte tire fotos para ver isso como deve ser.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Paulo Gonçalves Ter 27 Out 2020, 08:13

Sr. Ferreira,
estou bastante preocupado com os meus 2 casais que não estão bem e não sei o que lhes hei-de dar.
Não os quero perder e quero continuar a criação assim que possa.
Acho que não me está a ajudar estando a rodear as questões.
-Tirei a papa pois se estão com diarreia não lhes vou dar papa com ovo para ajudar ainda mais na diarreia.
-No jornal vê-se muito bem as fezes dos pássaros. Já coloquei fotos 2 vezes.
-Coloquei fotos de um casal a ver se via alguma coisa.
-Quanto ao Vigantol, tinha dito que mal apareceram os sintomas tirei os ninhos aos casais. Cada casal começou por por 1 ovo sem casca e depois a diarreia.
-Neste momento e enquanto não sei o que raio é que maleita tem, e para não intoxicar os pássaros com remédios sem saber ao certo o do que sofrem,
estou a dar chá de hortelã e de camomila a ver se diminui a diarreia e se alivia o stress das aves.
Crio Goulds à já alguns anos e uma coisa já reparei. Sempre que um pássaro adoece, dificilmente consigo recuperar.
Tanto fármaco para aves e nunca consegui tratar um pássaro a 100%. É impressionante.
Uma pessoa às vezes até desanima. Mas pronto.
Sr. ferreira, obrigado pela atenção e desculpe o incómodo.
Fique bem.

Cumprimentos.
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Ferreira Ter 27 Out 2020, 10:58

Bom dia Paulo Gonçalves.
OK! Os pássaros são seus, só lamento o amigo não fazer o que lhe peço.
Pois o amigo cria Goulds há vários anos e eu com 72 anos, já os crio desde 1967 (primeira pessoa a criar Goulds em gaiolas em Portugal) alem disso tenho conhecimentos científicos para tratar qualquer pássaro, mas para isso os donos têm que colaborar, é preciso ver que o amigo está a ver o acontecimento ao vivo, portanto associa sempre a imagem ao vivo com as fotos mesmo que estas não estejam boas. Eu, que estou a centenas de quilómetros não posso ver o acontecimento ao vivo, portanto quanto mais nítido forem as fotos melhor para que não ajam duvidas.
O amigo e outros que emprenham pelos ouvidos com um que diz que disse e depois vê-se os resultados.
Para seu conhecimento do que afirmo nas palavras anteriores.
A hortelã é boa de facto e só como desparasitante, mas só em casos que haja de facto infestação de lombrigas e nada mais.
A camomila, é um calmante e nada mais.
O que se passa com os seus pássaros em principio, são problemas intestinais provocados por bactérias devido a comer contaminado. Provavelmente papas estragadas por mau acondicionamento (claridade, humidade, ou fora de prazo)
Passe bem e melhor sorte para os seus pássaros.

Cumprimentos, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

José Azedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ovos sujos Empty Re: Ovos sujos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos