Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como criar a minha caturra?

3 participantes

Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Como criar a minha caturra?

Mensagem  João Pedro Pereira Sex 11 Nov 2011, 18:30

Boa tarde ! Comprei á cerca de um mês e meio uma caturra numa loja de animais onde me foi dito que ela tinha cerca de 8/9 meses de idade.O facto é que de inicio ela estava muito arisca e nao dava confiança nenhuma, mas de há uns dias para cá ja canta e entoa multiplos assobios e sons!É muito agradavel de ouvir, contudo a minha duvida prende-se com o facto de ela não querer interagir comigo, (trato-a bem e nunca a forcei a vir para a minha mao, nem tao pouco peguei nela) apenas consigo de vez em quando fazer uma pequena festa no bico mas mais do que isso ela foge e desvia-se e parece que "assopra" como que a rosnar...Que poderei fazer?Muito obrigado

João Pedro Pereira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Ferreira Sex 11 Nov 2011, 22:18

Boa noite João Pereira.
Com essa idade não é impossivel mas vai ser dificil fazer o mesmo que uma alimentada há mão.
O que poderá fazer para que ela ganhe confiança e perque o medo é reparar do que ela gosta mais e de cada vez que a chamar mostrar-lhe a guloseima. Esticar o dedo indicador e aproximar para ela subir um pouco a cima do bico. Nunca agarrar o pássaro pelas costas, atribuir um nome mas curto e facil de se ouvir e de cada vez que tentar que ela lhe suba para o dedo chamar por esse nome e ao mesmo tempo mostrar e dar a guloseima.
Embora tenha o seu nome no link agradecia que ao terminar um tópico ou resposta assinasse, pois é uma das regras do Fórum.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty dias de reproduçao das caturras

Mensagem  Alexandre Ferreira Sex 18 Nov 2011, 11:32

bom dia , senhor Ferreira eu gostaria de saber quais os dias de reproduçao das caturras e quais os dias de cada estaçao em que elas poem ovos
bem eu tanho um casal ja a um ano e a femia ja meteu ovos 3 vezes mas eu nunca decoro quando poem e so agora é que tanho o ninho para elas como eu e o meu padrasto somos novos nisto nao sabemos o que havemos de fazer , bem eles ja entram nu ninho e ficam la muito tempo ......agora gostaria de saber o que devo fazer para que eles se sintao comfiantes para repudozir .....


espero ter resposta ,obrigado
Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Vila nova de caparica

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Ferreira Sex 18 Nov 2011, 14:29

Boa tarde Alexandre Ferreira.
Primeiro que tudo e é o que devia ter feito a apresentação.
Bem vindo aos Conselhos do ferreira. Não se esqueça de meter o nome no fim pois é uma das regras obrigatórias do Fórum.
Quanto ao que me pergunta Razz Se eu soubesse tal coisa a esta hora mais que multimilionário Very Happy .
Desde que realmente seja casal, que estejam numa gaiola com medidas minimas, que a caixa ninho assim como os materiais sejam compativeis com os pássaros a criar, no caso das caturras assim como todas as aves do Hemisfério Sul, a época normal de criação começa em Agosto/Setembro e vai até Janeiro/Fevereiro.
Para que as que tem em casa criem a gaiola tem que ter medidas minimas de 60x50x50cm. A caixa ninho metido no exterior 20x20cm de base por 30cm de altura com uma entrada minima de 7cm. Os materias, como simplesmente precisam do fundo atapetado para que os ovos não rebolem, basta meter uma camada de aparas de madeira bastante desfeitas e que não tenha mais que um dedo de altura.
Se o casal for compativel, com as condições minimas que aqui escrevo e dentro do período de reprodução de certeza que criam, uma das coisa que nos dá a certeza disso é vermos o macho dar de comer há fêmea, a fêmea passar os dias dentro da caixa e por fim ver-se eles a fazerem a cópula. O trabalho do choco só efectuado pela fêmea sendo que o macho passa os dias de guarda ao buraco de entrada. O macho só entrará para dar de comer há fêmea enquanto esta choca os ovos e passado mais ou menos uma semana depois de nascidos para ajudar a fêmea na alimentação.
Alimentação, uma mistura para grandes psitacídeos, um comedouro sempre cheio com GRIT e passado uma semana de vida dos filhos, de vez enquanto um pedaço de maçã, cenoura, espinafres, nabiças, brócolos, agriões, etc., etc.

Boa sorte, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty dias de reproduçao das caturras

Mensagem  Alexandre Ferreira Dom 20 Nov 2011, 12:25

Boa tarde , senhor Ferreira peço desculpa por nao me ter apresentado , eu tou a comesar a ficar com certas duvivas em relaçao ao que o meu padrasto meteu nu fundo do ninho o casal , macho e femea entraram e passam muito tempo la dentro todos os dias mas quem passa mais tempo é a femea eu tou a ficar seriamente preocupado porque o ninho esta a abrir de lado por causa da coisa que o meu padrasto meteu uma coisa que o senhor de loja de animais deu juntamente com o ninho que é uma coisa dura que tem de se meter na agua para desfazer e depois meter no ninho mas agora o ninho esta a abrir por que aquilo tem umidade e o ninho é de madeira e tou a ficar preocupado porque tanho medo que eles nao ponham ovos por causa disso ......




obrigado , Alexandre
Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Vila nova de caparica

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Ferreira Dom 20 Nov 2011, 14:21

Bom dia Alexandre Ferreira.
Gostava de saber que coisa foi essa que meteram na caixa e que tem que ser molhado Evil or Very Mad
Uma das causas para que na maioria das vezes os ovos mesmo galado não eclodem é o excesso de humidade, ora o tempo vai húmido e com isso dentro da caixa não deve dar bom resultado.
Se o macho passa o tempo fora da caixa é porque está tudo bem, é assim que o casal se comporta, a fêmea choca e o macho guarda a entrada só entrando com consentimento dela para lhe dar de comer. A fêmea normalmente só sai há tardinha para defecar e esticar um pouco as asas e aproveita para comer.
Se a caixa que deve ser feita de aparite começar a abrir têm que redobrar a atenção não vá começarem a roer e fugirem.
Dá os tópicos a ler ao teu padrasto.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Alexandre Ferreira Dom 20 Nov 2011, 21:38

obrigado pela diga senhor ferreira ,acho que gostaria de saber que hoje a femia meteu um ovo e o macho esta a guardar a o ninho , estou muito contente porque estava com muitas duvidas que isso poderia acontecer obrigado por as digas e fique a saber que vou meter dar a conhecer todo o proseso do meu casal






obrigado , Alexandre
Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Vila nova de caparica

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Alexandre Ferreira Seg 21 Nov 2011, 21:29

Boa noite Sr. Ferreira hoje fui analizar o meu casal e reparei que o macho e a famea mudam de turnos , e pelo o que o Sr. Ferreira disse o macho nao ta a dar comer a femea e isso preocupome ao inicio mas hoje estava a jantar e reparei que a femea saio do ninho e foi comer e mal ela saio o macho entro para ir tratar do ovo e mal a femea acabo de comer o macho saio e entro ela ..... estou muito contente porque é a minha primeira criaçao , mas tanho medo de me correr mal ..... mas tanho de pensar pelo lado possitivo ...... muito obrigado pelas dicas Sr. Ferreira Very Happy .



Um abraço , Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/11/2011
Idade : 27
Localização : Vila nova de caparica

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Progressos

Mensagem  João Pedro Pereira Ter 13 Dez 2011, 00:13

Boa noite Sr.Ferreira, aqui há tempos falei-lhe da minha caturra que adquiri numa loja e que não estava a querer criar laços de amizade, contudo houve alguns progressos até então. Já consegui uma vez que ela me viesse há mão mas tb estava "encurralada" e não teve outro remedio, contudo pareceu-me confortavel e nao fugiu. Alem disso ela aceita festas já e dá a cabecinha para coçar-mos debaixo do pescoço e nas boxeixas..Mas gostaria de perguntar-lhe duas coisas:
- Ela tem zonas que apresentam grande falha de penas (debaixo da asa esquerda) onde está sempre a por o bico e a coçar, e um pouco na cabeça debaixo da crista o que será?
-Alem disso anda a perder muitas penas nao sei se estará a mudar de plumagem ou se será outro qualquer problema...
-Que guloseimas posso dar?Ela nao come mais nada sem ser a comida dela...Ja tentei fruta e nada

Ass: João Pedro Pereira

João Pedro Pereira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Ferreira Ter 13 Dez 2011, 12:30

Bom dia João Pedro Pereira.
Que idade tem a caturra?
Nada de guloseimas, só fruta, cenouras e verduras.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Caturra

Mensagem  João Pedro Pereira Ter 13 Dez 2011, 18:25

Ela deve ter aproximadamente 9meses..

Ferreira escreveu:Bom dia João Pedro Pereira.
Que idade tem a caturra?
Nada de guloseimas, só fruta, cenouras e verduras.

Um abraço, Ferreira

João Pedro Pereira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Ferreira Ter 13 Dez 2011, 20:57

Boa noite João Pedro Pereira.
Provavelmente sim anda em muda de penas, que tanto pode ser atrasada, 6 meses mais ou menos de vida, como devido ao stress por ter andado de mão em mão. Compra um frasquinho de Anima Strath e administra conforme vier no folheto indicativo, há à vendas nas boas casas de animais ou nas farmácias ( http://www.sweetcare.pt/anima-strath-fortificante-p-SA0058AM.aspx?gclid=COGp2sn2_6wCFUVTfAod4yc0SA )

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar a minha caturra? Empty Re: Como criar a minha caturra?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos