Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito doente

2 participantes

Ir para baixo

Periquito doente  Empty Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Sáb 24 Set 2011, 11:24

Srº Ferreira, bom dia mais uma vez


Não, o periquito não é meu, é de uma pessoa amiga que não tem condições para vi à net e pediu-me se conseguia ajudar a ave.
Sintomas: penas eriçadas, respiração ruidosa, "falta de ar", abana o corpo e cai do poleiro de vez em quando. Há alguma coisa que possamos fazer de imediato?

Obrigada
Beijos
Helena Fonseca
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Sáb 24 Set 2011, 19:15

Boa tarde Helena Fonseca.
Para já são problemas respiratórios, agora as causas é que mais dificil de saber pois tanto pode ser os ácaros nas vias respiratórias como ter apanhado correntes de ar.
Pergunte se o pássaro está ou esteve junto a janelas, num corredor ou dependência com portas e janelas abertas.
Que agarre no pássaro e verifique se ao apalpar o peito o acha muito magro ao ponto de lhe parecer uma faca.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Sáb 24 Set 2011, 20:27

Boia noite, Srº Ferreira

A minha amiga diz que está ao pé de uma janela mas que não apanha corrente de ar ou algo parecido (!). Que come pouco, cansa-se muito com a "falta de ar". Que está muito ofegante. Que está "fininho", achando ela que é por comer pouco. Não consegue pegar na ave (há pessos assim Sad ) e eu estou longe para lá ir vê-la.

Obrigada. Beijos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Dom 25 Set 2011, 11:19

Bom dia Helena Fonseca.
Se está ao pé de uma janela apanha correntes de ar não é!..A não ser que esteja sempre fechada ok.
Temos que começar por algum lado não se tendo a certeza, a sua amiga que compre um frasquinho de Pulmosan ou Parasita Bogena e que lhe meta na pele do pescoço 2 gotas, depois passado uma semana que meta mais uma gota e passado outra semena mais outra gota. Que ela não se esqueça de antes tirar toda da gaiola e só voltar a meter água passado 2 horas da aplicação. Que compre um frasquinho de Complexo-B e que meta 5 gotas para 100ml de água durante 5 dias seguidos. Recomende há sua amiga que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias porque ao fim de 24 horas está deteriorado.
Daqui por um mês logo se vê se as causas são os ácaros se a janela ou as duas coisas juntas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Dom 25 Set 2011, 13:23

Sr. Ferreira,

Obrigada. Vou aproveitar o domingo para ir lá a casa e levo o meu Pulmosan porque não é fácil encontrar.

Beijinhos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Seg 03 Out 2011, 21:01

Srº Ferreira, viva!

Já dei Pulmosan ao periquito que está acompanhado, na mesma gaiola, com outro periquito. Lá em casa há também uma caturra e vai daí e dei Pulmosan a todos Shocked ! Asneira?
Quanto ao periquito doente, não sei não... Crying or Very sad Crying or Very sad Fui lá à noite e esqueci-me de apalpar o peito. Ao fim de 3 dias após o pulmosan continua na mesma: com as penas em pé, asas abertas e respiração ruidosa. Continua a cair do poleiro, para onde sobre com a ajuda do bico e parece não conseguir ficar agarrada. Para ajudar a outra ave encosta-se e ela e pumba, aí vem ela affraid . A minha amiga, no primeiro dia em que a viu assim e, tal como as pessoas da aldeia fazem quando têm os pássaros doentes, deu-lhe uma ponta de aspirina dissolvida na água e ela pareceu que, durante umas horas ficou melhor Crying or Very sad
Srº Ferreira, vou dar Pulmosan a todas as aves ao fim da 1ª e 2ª semana? Continua a tomar complexo B a seguir a cada administração do Pulmosan? Assim são 15 dias de complexo B, não é?

Obrigada e beijinhos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Seg 03 Out 2011, 21:11

Boa noite Helena.
Caso haja um sintoma numa ave e se tivermos 1000 temos que tratar todas Twisted Evil
Sim é isso em relação ao Pulmosan, Já com o Complexo-B são só 5 dias seguidos por mês, a não ser que tenha que tomar outro medicamento que coincida com os dias a Complexo-B

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Ter 04 Out 2011, 00:06

Srº Ferreira, boa noite mais uma vez

Estive a ver as mensagens da Márcia Lucena sobre os Forpus e verifico que as patas e unhas do periquito de que lhe falei estão iguais ao das aves da Márcia!! Será que o periquito, além dos ácaros, está com sarna? O pulmosan também dá para a sarna não dá? E as outras aves não serão contagiadas?

Mais uma vez obrigada
Beijinhos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Ter 04 Out 2011, 11:16

Bom dia Helena.
Hehehe Very Happy A sarna é provocada por outro tipo de ácaro que também vive nos seres vivos em especial entre as duas camadas de pele e nas zonas corneas (unhas, cornos).
Sim o Pulmosan trata da vida dessa gente que parasita.
No caso dos forpos da Márcia alem de terem as unhas bastante grandes também estão cheios de peladas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Sáb 08 Out 2011, 18:21

Srº Ferreira, viva.

Espero que esteja tudo bem por aí apesar do azar agrícola que parece que aconteceu na sua horta biológica Sad .

Quanto ao periquito que temos estado a falar e a tratar não teve grandes melhoras. A semana passada levou pulmosan+complexo B. Esta semana levou a segunda toma de pulmosan e continua com "uma farfalheira" dos diabos. As penas estão no estado que a imagem mostra. Acha que se pode fazer mais alguma coisa?

https://s1229.photobucket.com/albums/ee466/Difernando/Periquito/

Beijinhos,

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Sáb 08 Out 2011, 19:54

Boa tarde Helena.
A catastrofe agricola não foi sá a mim mas em toda a região no sentido para o mar (Setubal) e outras regiões mesmo no interior do país.
Quanto ao periquito, está mesmo na ultima.
Faça da seguinte maneira, compre insecticida em Spray para aves ou sem gás e dê-lhe um bom banho, passado 48 horas outro banho, depois torna a repetir tudo no intervalo do Pulmosan ( passado 10 dias). Passado uma semana vai aplicar novamente o Pulmosan mas há maneira antiga ou seja, aplique 2 gotas na pele mas debaixo de cada asa e passado 21 dias torna novamente a repetir.
Não se esqueça dr lhe tirar a água antes e só voltar a meter água passado 2 horas para dar tempo que o insecticida seque assim como o Pulmosan.
Se não compreendeu avise.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Sáb 08 Out 2011, 22:49

Olá Srº Ferreira

Como não compreendi muito bem a admistração aqui estou a pedir-lhe, mais uma vez:

- no dia 1.Outubro. tomou Pulmosan (um gota debaixo de cada asa);
- no dia 8.Outubro uma gota na nuca;

Agora:

- banho com insecticida spray;;
- passadas 48h outro banho com insecticida;
- passado uma semana dou pulmosan à maneira antiga:
- ao 10 dia volto a dar spray com intervalo de 48h
- 21º dia pulmosan.

Ele tomou complexo B de 1 a 5 de Outubro. Administro novamente quando?
Srº Ferreira, a ave está assim porquê? Bem, eu desconfio que seja por falta de higiene Sad e ausência de desparasitação ao longo da sua vida de ave. Sabe, até melhor que eu, que a maior parte das pessoas têm aves em casa e a única preocupação é darem-lhes comida de vez em quando Sad . Este periquito parece que já tem alguns anos. O azul que está com este é que é jovem.
Beijinhos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Dom 09 Out 2011, 12:57

Bom dia Helena.
É isso mesmo no que respeita hás desparasitações.
Quanto ao Complexo-B e para todos os pássaros que tiver em casa 5 dias seguidos por Mês a não ser que nos dias em que deviam tomar o Complexo-B tenham que tomar outro medicamento ou vitaminas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Maria Fonseca Dom 09 Out 2011, 15:10

Olá Srº Ferreira

Obrigada pela informação mais uma vez. Quero deixar aqui a minha experiência sobre a administração do Pulmosan: obtenho melhores resultados com o método debaixo da asa e a 2ª toma ao 21º dia.

Beijinhos

Helena
Maria Fonseca
Maria Fonseca

Mensagens : 92
Data de inscrição : 22/09/2010
Localização : Lourinhã

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Ferreira Dom 09 Out 2011, 19:04

Boa tarde Helena.
também noto que o processo antigo é melhor que o novo e vou recomendar a todas as pessoas embora os Vet. digam o contrário.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito doente  Empty Re: Periquito doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos