Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comportamento esquisito da minha caturra

2 participantes

Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Qui 14 Jul 2011, 14:03

Boa tarde a todos

A minha caturra nova, achei anteontem na rua, o Luna, tem comportamentos esquesitos que nunca vi na outra caturra que tenho. Agora anda a comer papel absorvente que está no chão da gaiola de vez em quando...quando está no poleiro, abana a cabeça e bate com o bico nas grades, depois faz uns piares estranhos parece que está chateado e a resmungar com o poleiro, dá umas bicadas no poleiro e na gaiola. Quando está a comer por vezes dá bicadas e bica a tigela do comer... Parece maluco =( Depois de fazer isto por vezes fecha os olhinhos. Ele está a comer normalmente, bebe água normalmente mas tem estes comportamentos esquesitos, será que está em stress ou doente? Come papel porque precisa de algum mineral?

A quem tem caturras já viram algum comportamento assim?

Agradeço a ajuda.
Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Qui 14 Jul 2011, 20:00

Boa tarde Sandra.
Essa Caturra tem um grande camadão de ácaros na traqueia daí ela fazer isso, Vai comprar um fraquinho de Pulmosan ou Parasita Bogena e aplica do seguinte modo:
2 horas antes tira toda a água que tiver na gaiola, com ajuda de outra pessoa vai pingar 2 pingos na pele do pescoço junto há cabeça e depois com um palito esfrega a zona molhada para irritar a pele e assim o liquido penetrar mais depressa, só volta a meter água 2 horas depois para dar tempo que o produto penetre e seque. Ao fim de uma semana torna a fazer o mesmo mas apica uma só gota. Ao fim de outra semana tona a fazer a mesma coisa.
O comer papel é por pensar que seja cálcio, compre um saquinho de GRIT e encha um comedouro de modo que esteja sempre cheio.
Tanto o tratamento para os ácaros como o Grite é para todos os pássaros que tenha em casa.
Este ácaro vive nos animais entre as duas camadas de pele, nas vias respiratórias e nas zonas corneas com unhas e bicos.
Nos humanos antigamente em que a higiene era nula em especial as crianças atacavam o couro cabeludo a que chamavam tinha, hoje em dia costumam atacar as unhas dos pés.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Qui 14 Jul 2011, 20:34

Antes de mais, muito obrigada pela sua resposta e a sua ajuda Sr. Ferreira.

Mesmo tendo sido desparasitados os dois via injecção, acha que posso fazer já o Pulmosan? A veterinária também deu vitaminas por injecção. Como li os seus conselhos nestes ultimos dias, das próximas vezes faço eu a desparatisação e as vitaminas pela água que não sabia como fazer.

Bjinho,
Sandra





Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Qui 14 Jul 2011, 20:57

Boa tarde Sandra.
Como não sabe o que a Vet. administrou através de injecção pergunte-lhe se foi Ivermectina, se ela disser que sim só vai fazer a aplicação do que recomendei entre o 21º e 25º dia a contar do dia da injecção, caso seja outro diga-me para a poder aconselhar, de certeza que já leu que a seguir deve administrar na água de beber 5 gotas de Complexo-B para 100ml de água durante 5 dias seguidos.

Um beijinho Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Qui 14 Jul 2011, 21:21

Boa tarde Sr. Ferreira.

A veterinária escreveu as siglas IV + PG e Multivit no livro das minhas caturras que são o nome das injecções. Creio que o IV seja a Ivermectina que me disse. Ela disse para lá ir daqui a 15 dias para fazer o reforço, que é normal.
Faço como a veterinária disse?

A minha caturra Luna, a mais recente, quando está a comer fecha os olhos, é normal? =( Fico preocupada com ela...

Obrigada pela ajuda Sr. Ferreira.

Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Qui 14 Jul 2011, 21:56

Boa noite Sandra.
O que injectou é de facto Ivermectina mas o que escreveu no boletim de saúde é IV de IVOMEC trata-se de ivermectina pura que é injectada no gado em especial bovino.
A sua Vet. está enganada quanto ao tempo de reforço, que é entre o 21º e 25º dia não antes.
Quanto a fechar os olhos, normal não é, fecha-os por causa da dor que deve provocar por ter a traquei cheia até há laringe de ácaros.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Qui 14 Jul 2011, 22:44

Boa noite Sr. Ferreira.

Então daqui a 21º a 25º dias é preferivel fazer o reforço com o Pulmosan em vez do da Vet? A injecção que ela deu vai ajudar nesta infecção da minha ave certo, pelo menos estes 21 dias? Não quero que ela sofra e quero cuidar dela. Ela já deveria vir assim do dono que a deixou fugir...

Agradeço toda a ajuda.
Bjinho
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Sex 15 Jul 2011, 12:34

Bom dia sandra.
Uma vez que levou a primeira dose por injecção é preferivel levar a segunda mas só no período que lhe indiquei que é o correcto e passo a explicar porquê:
O tempo médio de vida dos ácaros é de 90 dias e os ovos levam 21 dias exactos a desenvolverem-se, se os matarmos hoje mas se antes de os matarmos eles fizerem as posturas de ovos, os filhos vão nascer 21 dias depois de terem morrido, acontece que a Ivermectina não os mata logo (levam mais ou menos 48 horas) por não ser nenhum insecticida. A Ivermectina actua no sistema nervoso dos parasitas dexando-os loucos levando os mesmos a deixarem de comer e portanto morrem há fome. Como não morrem logo e nesse período de 48 horas podem fazer posturas, dá-se mais uns dias para se fazer o reforço e assim morrem todos os filhos.
Não se esqueça que tem que desparasitar de igual forma todos os pássaros que tiver em casa.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Sex 15 Jul 2011, 13:05

Boa tarde Sr. Ferreira.

Muito obrigada pela sua ajuda. Eu vou fazer como disse, em vez de ir lá ao fim de 15 dias vou lá ao entre o 21º e 25º.

Apesar das desparatizações feitas esta semana, eles estão sempre a coçar-se, sei que as caturras também limpam as penas e devem tar na muda da pena, mas parecem uns cães por vezes a coçar a cabeça e as penas e o Luna por vezes faz aquele movimento com o bico, parece falta de ar, que o Sr. Ferreira já explicou-me; será que a injecção vai fazer alguma coisa, alguma ajuda a isto? Não sei o que fazer mais enquanto não pode levar o reforço. É angustiante... =(

Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Sex 15 Jul 2011, 13:42

Boa tarde novamente Sr. Ferreira.

Dei um banho às 2 caturras com um borrifador com água tépida para ver se ajudava e o Luna reagiu de forma esquesita, ficou a balancear-se no poleiro com as asas abertas, é normal? Quase que se desequilibrava. O Poupinhas nunca fez isto. E reparo que o Luna está quase sempre com o olho esquerdo fechado, apesar de não estar inchado, há alguma razão?

Peço desculpa Sr. Ferreira, pelas minhas duvidas mas não queria que eles sofressem e que eu os conseguisse ajudar =(

Bjinho,
Sandra



Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Sex 15 Jul 2011, 16:59

Boa tarde Sandra.
A maioria das aves e ainda para mais com o calor que está gostam de uma boa banhoca e se for com borrifador abrem as asas para ficarem bem molhados.
Já comprou e meteu o GRIT?
O fechar os olhos quando come não é normal, penso que deva ser por lhe doer algo quando come, tanto pode ser como disse os ácaros como o principio de uma gastrite por falta do GRIT.

Um beijinho, Ferreira.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Sáb 16 Jul 2011, 18:08

Boa tarde Sr. Ferreira.

Já consegui encontrar o Grit, comprei a vulso (não sei se assim é bom) mas vou encomendar da pet4you um da versale laga prestige. Já vi o Luna comer o grit, mas o Poupinhas ainda não o vi a comer...As cocidelas continuam, o movimento do bico o Luna faz de vez em quando, especialmente quando se coça muito e assobiam mas por vezes não sai som do bico. Não sei o que fazer... =(

O Luna continua muitas vezes com o olho esquerdo fechado, mesmo quando está no poleiro normalmente, não vejo nada inchado, não sei o que terá...Por vezes parece que fica irritado e começa a querer comer os poleiros, ele tem de madeira e 2 de plástico estriado, tem algum problema?

Até ao reforço não há mais nada que possa ajudar para não terem tanta comichão? É que por vezes parece que o Luna irrita-se com isso, porque imite uns sons de parecer irritado, já o Poupinhas só se coça.

Outra dúvida, Sr. Ferreira, quando 2 machos estão juntos na mesma divisão da casa, podem perder o canto porque ouvem o canto um do outro?

Agradeço toda a ajuda.

Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Sáb 16 Jul 2011, 18:34

Boa tarde novamente Sr. Ferreira.

O Luna por vezes abana a cabeça e emite sons, parece irritado, e começa a querer coçar as patas e bicar os poleiros, tipo como se os quissesse comer, o que será?

Aguardo a sua resposta.
Obrigada por tudo.

Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Seg 18 Jul 2011, 14:28

Boa tarde Sandra.
Todos esses sintomas são provocados pelos ácaros que se agitam devido há Ivermectina, contudo, acho estanho continuarem com isso pois o normal é fazerem-no num período de 48 horas precisamente como expliquei, serem eles a movimentarem-se loucos devido há Ivermectina, será que a sua Vet. injectou a dose certa?
Para atenuar essa comichão compre isto e borrife a uma distância mais ou menos de 50cm http://www.menforsan.com/pt/ampliacion.asp?Imagen=formatos/gra/290.jpg&Nombre=ANTI-PARASITA AVES
Quanto ao GRIT, faz bem em comprar embalado assim sempre está menos exposto há bicharada.
Quanto aos poleiros, meta só de madeira e que o diâmetro seja de modo que as unhas fiquem um pouco a baixo do máximo da expessura. Que as unhas não se toquem (muito finos) mas também que os dedos não fiquem muito abertos (muito grossos).

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Seg 18 Jul 2011, 14:52

Boa tarde Sr. Ferreira.

Obrigada pela sua ajuda! =)

O Luna parece um maluco de um lado para o outro, por vezes anda pela gaiola muito rápido. Parece muito stressado, parece reclamar com certos piares, do género do piriquito e gosta que dê os meus dedos para ele bicar, se me afasto pia, parece tar a chamar e quando chego lá fica mais calminho. Ele deve ter stress por causa de ter novos donos e de tar numa nova casa, não há nada para dar quando eles estão muito stressados?

Bem haja Sr. Ferreira, obrigada pela sua ajuda!

Bjinho
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Ferreira Seg 18 Jul 2011, 15:01

Boa tarde Sandra.
Sim há, mas já lhe expliquei o motivo. OK, compre Aminovit-L ou Anima Strath e vai administrar na água de beber 5 gotas por cada 100ml=1dl de água durante 5 dias seguidos, depois 2 dias só água e mais 5 dias seguidos.
Atenção que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Borboleta Seg 18 Jul 2011, 15:54

Boa tarde novamente.

Compreendo que possa ser também dos ácaros, mas parece ser também stress porque ele quer quase sair da gaiola, não pára quieto e pia irritado =( . Não sei se ele, com os donos antigos, estava dentro de uma gaiola ou solto e sinta-se "preso" e, sem cuidado dos donos tenha saido por uma janela. Já reparei também que quando estou ao pé dele ele está calmo, quando saio de ao pé dele e vou para outra divisão ele pia a chamar e só se cala quando vou lá.

Obrigada por tudo Sr. Ferreira.

Bjinho,
Sandra

Borboleta

Mensagens : 38
Data de inscrição : 13/07/2011
Idade : 41
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento esquisito da minha caturra Empty Re: Comportamento esquisito da minha caturra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos