Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturras

2 participantes

Ir para baixo

Caturras Empty Caturras

Mensagem  madalena cunha Dom 13 Jun 2010, 11:39

Sendo eu completamente inexperiente gostaria de saber se me podiam ajudar. Tenho um casal de caturras as quais forneci todas as condicoes indicadas(resultado de pesquisa inclusive neste forum) comecaram a postura, tendo já 5 ovos, mas todos eles fora do ninho. O que fazer? Mudar os ovos para o ninho? Deixar? Será que assim vão chocar? Agradecia ajuda. Cumprimentos Madalena Cunha

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras Empty Re: Caturras

Mensagem  Ferreira Dom 13 Jun 2010, 14:22

Boa tarde Madalena Cunha.
Primeiro que tudo bem vinda aos Conselhos do Ferreira, tinha-lhe pedido para fazer a apresentação mas OK Very Happy
Vamos ao que interessa, Para as caturras em especial a fêmea fazer a postura fora da caixa ninho é porque não tem as condições minimas para criarem, por esse motivo vai-me responder:
Quais as dimensões da gaiola.
Quais as dimensões e que tipo de caixa ninho lhes meteu para fazerem criação e a entrada para onde está virada, se para nascente, poente, etc.
Que meteu para forrarem o ninho por dentro.
Qual o espaço em altura que vai do poleiro mais alto até ao tecto da gaiola e qual a espessura do mesmo ou seja, quando poisadas se os dedos se tocam ou se ficam com os dedos muito abertos devido há grossura.
Se tem a gaiola fixa ou anda com ela de um lado para o outro.
Que alimentação lhes dá assim como suplementos incluindo minerais.
Aguardo uma resposta.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras Empty caturras com ovos

Mensagem  madalena cunha Dom 13 Jun 2010, 16:53

Boa tarde e muito obrigado pela resposta.
O meu nome é Madalena Cunha, sou completamente leiga na questão de pássaros, iniciei-me á relativamente pouco tempo com agaponis que me foram oferecidos, assim como com as tais caturras e estou a adorar pensar que elas podem vir a ter filhotes, o meu receio é que não dé em nada por minha culpa.
a gaiola em que se encontram esta fixa e abrigada, mede sensivelmente 75x75, o ninho é de madeira comprado para caturras, julgo que tem cerca de 30x20, estando a sua entrada virada para nascente e infelizmente constatei que nada puseram no ninho apesar de lhes ter fornecido palmeira e fibra de coco, o poleiro encontra-se sensivelmente a meio da gaiola ficando elas em pé com os dedos abertos sem problemas, quanto á alimentação dou-lhes a que compro pedindo comida para caturras, acrescentando sementes de girassol, osso de cálcio para bico duro e alguma areia no fundo da gaiola.
Será que ainda vou a tempo de salvar alguns ovos? O que está errado para que não volte a acontecer? obrigado pela paciência e desculpe mas como digo nada sei sobre aves.

madalena cunha

Mensagens : 66
Data de inscrição : 11/06/2010
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras Empty Re: Caturras

Mensagem  Ferreira Dom 13 Jun 2010, 18:44

Boa tarde Madalena Cunha.
Ora bem, tenha lá calma que ainda vai ter passarada com fartura Very Happy
A gaiola tem de tamanho mais que suficiente.
Está fixa como deve.
A caixa ninho está na posição correcta.
As medidas ca caixa ninho também servem.
O que não está correcto.
Os psitacídeos australianos inclundo as caturras não fazem ninho lol! simplesmente atapetam o fundo para os ovos não rebolarem, portanto a Madalena vai meter dentro da caixa aí um dedo de altura de serradura mas humedecida primeiro, ou umas aparas de madeira também humedecidas, ou ainda e é o melhor manta morta das arvores ( designa-se por manta morta as folhas podres junto aos troncos do pinheiros, sobreiros, etc.), se tiver possibilidades é o melhor, basta afastar as folhas ecas e escavar um pouquinho que vê logo a manta morta.
Outra asneira, reforçar o comer com girassol, quer as caturras para fazer uma fritada ou para criarem lol!, se essa mistura já trás girassol em excesso porque carga dágua ainda as está a engordar mais Very Happy (os pássaros só criam bem se estiverem nem magros nem gordos, mas criam melhor se estiverem magros)
Se verificar que as caturras poisadas no dito poleiro o espaço entre elas em relação ao tecto da gaiola tem que baixar o poleiro para o macho poder pular para as costas da fêmea a quando da cópula.
Não sei o que quer dizer com osso de cálcio para bico duro Exclamation É algum osso de choco ou algum bloco de gesso Question
Compre um saquinho de GRIT e que tenha sempre um comedouro cheio.
Compre uma embalagem de vitaminas AD3E e mete na água 5 gotas para 100ml=1dl de água durante uma semana, depois dá só água limpa dois dias e a seguir dá mais uma semana vitaminas AD3E
Atenção que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras Empty Re: Caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos