Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda, periquito doente..

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Ajuda, periquito doente..

Mensagem  rparente Ter 21 Jun 2011, 11:59

Boa tarde,

Antes de mais queria cumprimentar todos os membros deste forum, sou novo por aqui e o que me levou a encontra-lo, infelizmente, nao foi a melhor das razoes. Tenho um periquito já com 8 anos que de repente começou a ficar com uma das patas e a zona em redor do bico cheias de umas "bolhas" amarelas, as quais está constantemente a arrancar. O mais espantoso é que passados uns minutos ja estao outra vez enormes. Para alem disso está constantemente a catar-se também, non-stop. Já o levei tres vezes ao veterinário (onde entretanto já gastei 80 euro...) e entre tentativas experiencias (desde um produto supostamente desparasitante que colocou no dorso do periquito a um pó insecticida que passei na gaiola e nas zonas afectadas ou mesmo a um antibiótico que coloquei na água (infelizmente nao sei o nome) nada tem resultado. Queria pedir-vos uma opiniao experiente acerca desta situaçao, parece-me que a médica terá mais experiencia com caes/gatos e está no sistema "tentativa/erro" mas não quero por isso perder o meu pássaro que já é velhote e que me é muito especial.Envio a seguinte fotografia, espero que ajude a identificar o problema...

Ajuda, periquito doente.. Dsc05149u

(Algo que já considerei entretanto, por ele estar sempre a comer e a picar a pata, foi ele proprio esta a colocar aquela "pasta" amarela na pata que vai fazendo com a comida... Nao sei, já estou a disparar ao calhas)

Desde já muito obrigado pelo tempo e consideração,

Um Abraço,
RIcardo Parente

rparente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  Ferreira Ter 21 Jun 2011, 21:42

Boa noite Ricardo Parente.
bem vindo aos Conselhos do Ferreira.
Um periquito com 8 anos está no fim de carreira, portanto as defesas começam a abandona-lo.
Não me diz mas gostava de saber se no centro da pata também tem isso ou ferida.
Provavelmente o que a Dra. lhe meteu nas costas é o apropriado, digo isto porque também estou a penar nos ácaros que vivem entre as duas camadas de pele e serem eles os causadores disso, só que provavelmente mal aplicado, em quantidade insuficiente, não repetiu a dose e nem lhe deu explicações que o pássaro não devia ter água de espécie alguma pelo menos durante 2 horas para dar tempo que o produto penetrasse e secasse na pele.
Mande-me se não importar uma foto só com o bico e outra da pata para poder analizar melhor e não se ssqueça de verificar se tem alguma coisa no centro das patas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  rparente Qua 22 Jun 2011, 13:13

Muito boa tarde Sr. Ferreira,

Antes de mais quero agradecer-lhe a sua rápida resposta. De facto o periquito já tem alguma idade mas estava ainda muito jovial de espirito e mesmo assim ainda continua com alguma energia e a alimentar-se bem, no entanto esta constantemente a catar as penas todas e a picar a pata direita (que lhe envio em foto) e um quistozinho que tem junto a onde saem as penas da cauda (também envio foto). "Curiosamente" até agora apenas o vi a fazer isto com a pata direita, a outra parece-me continuar normal. Faz hoje 7 dias que começei antibiotico por isso vou parar, entretanto os "altos" amarelos das patas não têm aparecido tanto (o que me faz pensar que de facto poderia ser ele a colocar lá algo com o bico) no entanto ele continua com a mesma aflição, que se estende a mim. Quanto ao centro da pata sinceramente não consegui identificar nada de fora do normal, talvez o Sr. Ferreira consiga que certamente tem o olho bem mais treinado.

Ajuda, periquito doente.. Dsc05151z

Ajuda, periquito doente.. Dsc05153m

Ajuda, periquito doente.. Dsc05155a

Ajuda, periquito doente.. Dsc05157m

Ajuda, periquito doente.. Dsc05159n

Ajuda, periquito doente.. Dsc05160n

Ajuda, periquito doente.. Dsc05161g


Mais uma vez, muito obrigado.

Um Abraço,
Ricardo


rparente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  Ferreira Qua 22 Jun 2011, 16:58

Boa tarde Ricardo.
Pelo menos há vista não aparenta ter sarna visivel (os tais ácaros) o que ele aparenta ter é uma inflamação na Glândula uropigiana (o que diz ser um quisto) Very Happy é daí que as aves extraem o óleo para impermeabilizar as penas e embezarem-se.
Para ele ter um grande ataque de comichão ao ponto de extrair óleo mais que suficiente, o ricardo faz o seguinte:
Vai comprar isto http://petvendas.com/products/BOGENA-%252d-PARASITA-(ANTI%252dPARASITA)-50ml.html ou isto http://petvendas.com/products/BOGENA-%252d-PULMOSAN-10ml.html são precisamente a mesma coisa, a diferença está só no nome para MARKETING, DO PARASITA bOGENA que por sinal traz mais produto em relação ao preço.
Modo de aplicação:
2 horas antes tira qualquer água que tiver na gaiola para ter a certeza que está enxuto, aplica então com ajuda de outra pessoa 2 gotas na pele (não nas penas) (pingar, não encostar o conta gotas caso contrário caem mais que as duas gotas) na nuca e esfrega o local molhado com o auxilio de um palito. Só volta a meter água na gaiola passado 2 horas para ter a certeza que o produto penetrou na pele e secou. Entre o 21º e 25º dia torna a repetir tudo.
Quando meter a água na gaiola e durante 5 dias seguidos mete 5 gotas de Complexo-B para 100ml = 1dl de água.

* MUITO IMPORTANTE* Seja que produto for que meta na água de beber tem que se fazer todos os dias pois a mistura produto/água só faz efeito durante 24 horas e não podem apanhar Sol*
Caso não compreenda alguma coisa torne a perguntar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  rparente Qua 22 Jun 2011, 18:40

Boa tarde novamente Sr. Ferreira,

Obrigado pelos seus conselhos. Vou entao tentar comprar os produtos que me indicou, apenas nao percebi muito bem o seguinte:

- Relativamente à pata que ele está constantemente a picar e que me parece estar inchada relativamente à outra, o produto irá também resolver essa questao?
- A aplicação do produto que me falou para por na pele deve ser feita com um intervalo de pelo menos 3 semanas, é isso?
- O complexo B de que fala será um suplemento vitamínico para ajudar nesta fase o passaro a se restabelecer?

Abraço,
Ricardo

rparente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  Ferreira Qua 22 Jun 2011, 19:26

Boa tarde Ricardo.
A pata poder estar um pouco inchada é de ele a estar sempre a mordiscar.
O produto que indiquei entra na corrente sanguínea, caso ele tenha ácaros internos, lombrigas, piolhos e outros parasitas morrem todos. Embora este produto actue como um insecticida mas não o é, pois ele actua no sistema nervoso dos parasitas que simplesmente faz com que não se alimentem e morrem há fome.
Quanto ao Complexo-B é como o nome indica, um complexo de vitaminas da classe B. De cada vez que se dá aos animais incluindo os humanos produtos agressivos ao figado incluindo os antibióticos, deve-se sempre administar Complexo-B para ajudar o figado do produto agressivo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  rparente Qua 22 Jun 2011, 19:36

Obrigado Sr. Ferreira, vou seguir os seus conselhos e darei noticias em breve.

Até lá.

Abraço,
Ricardo

rparente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, periquito doente.. Empty Re: Ajuda, periquito doente..

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos