Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morete de Filhotes

2 participantes

Ir para baixo

Morete de Filhotes Empty Morete de Filhotes

Mensagem  Marcos Rodrigues Seg 30 maio 2011, 15:24

Bom dia sr. Ferreira,

Preciso mais uma vez dos seus conselhos.
Sexta-feira vistoriei o ninho de calafate (pardal de java) e vi que os 5 filhotes estavam todos de papos cheios, bem alimentados e espertos. No sábado pela manhã fazendo a limpeza da gaiola dei mais uma olhada no ninho para ver os filhotes e fiquei surpreso ao ver que 2 dos filhotes estavam mortos Crying or Very sad e, detalhe, com os papos bem cheios, imediatamente administrei uma pequena dose de Terramicina 77 na água dos pais. No mesmo dia fui ver o ninho do casal de bavete com mandarim e o filhote de diamante gould que eles estavam criando também estava morto e também com o papo cheio. Achei que fosse por causa da mistura de sementes. Mas porque os outros não morreram? Os calafates além da mistura de sementes, comem bem a farinhada que o senhor me indicou, dou também milho verde, quase todos os dias, que eles gostam muito. O senhor tem alguma opinião para o que pode estar acontecendo?
Desde já muito obrigado e uma excelente semana.

Marcos
Rio de Janeiro - Brasil

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Morete de Filhotes Empty Re: Morete de Filhotes

Mensagem  Ferreira Seg 30 maio 2011, 18:42

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Para isso acontecer tudo aponta para bactérias que tanto podem vir na farinhada por estar estragada ou fora de prazo como no milho verde.
Com a Terramicina consegue resolver o problema mas tem que dar a dose certa assim como dias de tratamento.
Como isso vem em pacotes tem que arranjar uma balança de precisão ou alguém que lhe pese e pesar 1g para 1L de água, fazendo isto durante 5 dias seguidos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morete de Filhotes Empty Morte de filhotes

Mensagem  Marcos Rodrigues Ter 31 maio 2011, 14:11

Vai ser difícil arranjar uma balança de precisão. O que eu estou fazendo é medindo uma pitada na ponta de uma tampa de canete (bic) em um bebedouro de 50ml. Em relação a farinhada a mesma se encontra dentro da data de validade (vencimento em dezembro/11). Todos os dias jogo fora o que sobrou e reponho uma fresquinha. Na próxima ninhada não vou usar mais o milho verde, apesar deles gostarem muito.
O que o senhor acha?
Um abraço,

Marcos

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Morete de Filhotes Empty Re: Morete de Filhotes

Mensagem  Ferreira Ter 31 maio 2011, 19:32

Boa tarde Mais uma vez Marcos Rodrigues.
Em relação a não dares o milho verde estou de acordo contigo, quanto ao resto vais fazer da seguinte maneira:
Quando vires eles a começarem a fazer o ninho e por 5 dias seguidos administra o Terramicina mas a quantidade não da ponta da esferográfica mas de uma colher das pequeninas (as do Café). Não esquecer que a seguir tens que lhes dar Complexo-B sendo para os teus bebedouros de 3 gotas, isto também durante 5 dias seguidos.
Tem que se dar Complexo-B porque qualquer antibiótico subcarrega o figado.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morete de Filhotes Empty Re: Morete de Filhotes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos