Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentação filhotes

3 participantes

Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Qua 05 Mar 2014, 00:26

Olá Sr. Ferreira, boa noite.

Como lhe tinha dito na ultima mensagem, as minhas caturras tinham 5 filhotes. Infelizmente, morreu um, facto que me causou estranheza porque tinha poucos dias que tinha efetuado limpeza no ninho e estava tudo bem. Hoje resolvi espreitar novamente, o ninho, deparei com outro muito fraquinho. No outro dia fiquei com sensação que o outro podia ter morrido a fome e hoje acho que o outro vai pelo mesmo caminho. Pois, eram os dois os mais pequenos. Os outros três estão bem desenvolvidos e em contra partida este está bem fraquinho e com o papinho vazio.
Tirei o bichinho do ninho pensando como ajudar.No desespero fiz uma papinha de bolacha moída e +/- um quarto de um ovo cozido com um pouco de água morna e tentei alimenta-lo. Não foi fácil mas com uma seringa consegui colocar alguma coisa no papo.
Eu preciso perguntar-lhe o seguinte: caso o bichinho sobreviva, o que posso utilizar para fazer uma papinha que pudesse alimentá-lo, pois aqui não encontrarei nenhum tipo de papa no mercado, que possa comprar. Eu sei que o ovo não é aconselhável, que alternativa?

Um abraço.

Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Qua 05 Mar 2014, 12:34

Bom dia Margarida.
O aconselhável seria de facto isto http://www.goldpet.pt/produto/890/versele-laga-nutribird-a21-3kg ou este http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas-de-criacao-a-mao/nutribird-a19-high-energy.HTML
O problema do ovo é com a temperatura elevada estragar-se com muita facilidade e criar bactérias, pode juntar gema de ovo cozido mas cozido na altura.
Para fazer uma papa doméstica, sementes de girassol descascadas, aveia descascada, milho verde, pão ralado, maçã e a gema de ovo. Tritura primeiro muito bem o girassol e a aveia descascada, junta os outros ingredientes e tritura tudo novamente. Caso seja necessário deita um pouco de água fervida. Fazer uma quantidade que dê só para um dia guardando no frigorifico. Antes de dar a papa, ferver a seringa e utensílios a utilizar. Quando der a primeira toma pela manhã junte na papa da seringa uma gota de Aminovit-L caso tenha.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty alimentação de filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Qua 05 Mar 2014, 16:02

Muito obrigada Sr. Ferreira

Alguma técnica especial para descascar as sementes de girassol e aveia?
Vou tentar seguir à risca o seu conselho. Tenho Aminovit l. devo dar todos os dias, ou durante alguns dias?
Beijos.

Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Qui 06 Mar 2014, 11:26

Bom dia Margarida.
A aveia descascada é mesmo descascada, já vem assim.
O girassol, basta pressionar com os dedos nas quinas que a casca abre-se, tal e qual como as pevides de abobora.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação de filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Sex 07 Mar 2014, 10:24

Bom dia Sr. Ferreira,

Não consegui, apesar de todo o meu esforço não consegui salvar o bichinho. O meu filho esta muito triste.

Contudo, serviu como experiência e principalmente chamou-me atenção para ficar mais atenta quando nascer mais de três. Pois, se tivesse sido mais atenta poderia, talvez, ter salvo os dois.
Estava sempre apreensiva porque este estava bastante fraco, já não sustentava em pé, as pernas e os dedos quase não mexiam, não obstante parecer bem esperto e ate tomar a comida com
ansiedade.
O que vou tentar fazer agora e mandar comprar alguma papa e guardar para quando tiver essa situação poder utilizar o produto indicado. Primeiro portador que eu tiver farei isso.
De qualquer forma quero agradecer-lhe muito por estar aqui e nos ajudar nessas situações, estando perto tão longe.

Beijo grande e tenha um dia de muita luz.

Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Qui 20 Mar 2014, 23:25

Olá Sr. Ferreira muito boa noite.

Afinal das 5 sobreviveram 2. Os pais já recomeçaram a postura, já têm 4 ovos e as duas bebés já sairam do ninho.
Entretanto, Sr. Ferreira, desta vez tive a sensação que os filhotes não foram bem alimentados pelos pais, pois, os filhotes parecem um pouco fracos.Posso ter razão ou é minha impressão simplesmente, isso pode acontecer?
De qualquer forma, estou a preparar um viveiro para eles e penso já após a próxima ninhada retirar os ninhos e deixá-los descansar um pouco.

Um abraço.

Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Sex 21 Mar 2014, 17:50

Boa tarde Margarida.
De facto há pais (machos) que dão pouco comer hás fêmeas para depois distribuírem pelos filhos e quando assim é, as mães alimentam os mais saudáveis e abandonam os mais fraquinhos.
Quando estiverem a terminar o choco é juntar na mistura um pouco mais de girassol e passado uma semana de vida dos filhos, é de vez enquanto administrar o Aminovit-L para estimular o apetite ao macho, digamos 3 dias por semana.
Tem que parar com a criação para descansarem, quem tudo quer tudo perde Very Happy  

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Sex 28 Mar 2014, 22:08

Olá Sr Ferreira, é verdade, vou aproveitar agora após esta ninhada para fazer a mudança para o viveiro que vou construir agora, nestes dias, assim terão que descansar até readaptarem ao novo espaço.
Vou seguir os seus conselhos. Pedi a uma casa que vendem alguns artigos para pássaros, que mandassem buscar papinhas para bebes e espero caso vier a ter problemas com os proximos bebes ter já alguma alternativa.

Darei noticias.

Beijos. Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Sáb 29 Mar 2014, 13:02

Bom dia Margarida.
Em relação hás papas de preferência a NutriBird-A21 da Versel-Laga.
Só volta a meter as caturras em criação a partir de fins de Setembro.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Dom 30 Mar 2014, 23:27

Sr. Ferreira, estou preocupada. Os filhotes da ninhada anterior não querem comer sozinhos. Como eu sei que daqui alguns dias já começarão a nascer os novos, tirei os filhotes da gaiola. pois sei que o pai precisa descansar para preparar para chegada da proxima ninhada. Mas constatei que estes não comem a comida que coloquei e só debicaram um pedaçinho de pão seco e, eu, fiquei preocupada e tive de colocá-los de novo na gaiola, onde foram alimentados pelo pai. É claro que tenho que retirá-los de novo mas, e se não comerem o que faço? tentei administrar ovo cozido e eles não aceitaram. O que fazer?

Beijos. Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Convidado Seg 31 Mar 2014, 11:30

Só se deve retirar os filhos quando se tem certeza que os filhos comem bem sozinhos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Seg 31 Mar 2014, 12:19

Bom dia Margarida.
Se os filhos já tiverem mais de 45 dias de nascidos e não comem sozinhos, isso deve-se a stress por terem sido mudados, mas podem estar com os pais até os novos nascerem.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Seg 31 Mar 2014, 17:46

Ok. Mas o meu problema é que os novos deverão começar a nascer nesta semana e, o maiorzinho tem a mania de entrar no ninho para ficar com o pai, e o meu medo é quando os outros nascerem eles possam magoá-los no ninho.
Pode ser que tenham algum stress, pois, tirei-os passaram um dia fora da gaiola mas como fiquei preocupada por eles não se alimentarem tornei a colocá-los na gaiola.
Esta situação nunca me aconteceu. Nas outras vezes adaptaram muito bem logo que os tirei da gaiola mas, desta vez não está fácil, Sr. Ferreira.
Eu acho que, de qualquer forma devo tirá-los da gaiola logo assim que os outros começarem a nascer, não é?
O pior é que eles não aceitam ajuda. Preparei uma papinha de ovo, pão soja e aveia, tentei dar tanto na colher como na seringa, e quem disse? me mandaram comer também.
Estou muito preocupada com estes dois.

Um abraço.

Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Ter 01 Abr 2014, 20:43

Boa noite Margarida.
Eles estarem juntos na mesma gaiola não vai acontecer nada aos recém nascidos, o que poderá acontecer é os pais picarem nos filhos mais velhos a correm com eles.
Se já têm mais de 45 dias de nascidos tem que os separar. Meta comer no chão na direcção do comedor e na água meta Aminovit-L para ajudar com o stress. A fome é boa conselheira e não se preocupe.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Margarida Boaventura Sáb 05 Abr 2014, 00:33

Ok. Obrigada.
Beijos. Margarida

Margarida Boaventura

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação dos papás

Mensagem  Sofia gonçalves Qui 17 Jul 2014, 10:36

Bom dia Sr Ferreira,
a minha tia tem duas caturras cinzas que procriaram. Os filhotes nasceram neste dias atrás, nem sei mt bem quando, e ela (a minha tia) não nos deixa ver quantos bebés temos no ninho.
*Pergunto se podemos mexer no ninho ou se devemos respeitar a privacidade dos pássaros.
Também me preocupa a alimentação dos pais. Deverá ser especial nesta altura? A caturra fêmea andou stressada e com diarreia durante o choco dos ovos, tivemos a necessidade de lhe proporcionar um suplemento vitamínico misturado na água. Devemos continuar?
Obrigada pela sua atenção,
Sofia

Sofia gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Qui 17 Jul 2014, 12:35

Bom dia Sofia.
Faz a sua tia muito bem em não deixar mexer no ninho, os pássaros precisam de privacidade e sossego enquanto estão a criar os seus filhos.
Todas as fêmeas quando estão no choco criam febre para poderem dar temperaturas elevadas aos ovos (39º), por conseguinte todo o seu sistema biológico é alterado e como na maioria das vezes só defecam uma vez ao dia, por conseguinte as fezes tornam-se a que lhes chama de diarreia para facilitar a vida das desgraçadas  Very Happy , o que na realidade é normalíssimo, qualquer das maneiras, a sua tia fez bem em reforçar com um suplemento vitamínico.
Antes de continuarem com esse suplemento vitamínico gostaria de saber qual e à quanto tempo de lhe dão?

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty a alimentação dos filhotes

Mensagem  Sofia gonçalves Qui 17 Jul 2014, 15:17

Boa tarde Sr Ferreira
o suplemento vitamínico foi comprado em Espanha (nós somos de Monção e por cá não consegui encontrar o que o veterinário me tinha indicado), a marca não sei, apenas sei que são 15 gotas por dia em água limpa e fresca, o que faz com que a água mude de cor (fica amarelada com um cheiro a medicamento de bebé). Ela está com esta medicação há +- 1 mês, aproximadamente.

Beijinhos, Sofia

Sofia gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Qui 17 Jul 2014, 18:35

Boa tarde Sofia Gonçalves.
 Descreva-me tudo o que está escrito na embalagem ou frasco, domino a língua castelhana.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Alimentação filhotes

Mensagem  Sofia gonçalves Sex 18 Jul 2014, 09:38

Bom dia Sr Ferreira
a ver se hoje lhe consigo proporcionar essa informação.

Beijinhos, Sofia

Sofia gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Ferreira Sex 18 Jul 2014, 17:58

Boa tarde Sofia Gonçalves.
Se não se importar abria um tópico só seu, é que estar-se a escrever de assuntos de uma pessoa e pássaro no tópico de outra e pássaros diferentes acaba por se criar confusão, alem disso e para eu poder acompanhar melhor, faço do tópico como se de uma ficha se tratasse.
Depois de ler e fazer um tópico só seu apago isto tudo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação filhotes Empty Re: Alimentação filhotes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos