Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

2 participantes

Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  jony Qui 14 Abr 2011, 16:06

Boas tardes,se for possivel eu gostava que quem saiba ou possa dar-me algum tipo de informaçao acerca da minha caturra,que esta doente ha quase uma semana......
Entao o problema é o seguinte,eu sou novo nestas andancas com passaros,embora ja tenha Mandarins há já algum tempo,mas caturras só a cerca de um ano,bem eu tenho um casal que pos ovos e a femea nao acabou o choco,abandonou os ovos 6-cerca de 2 semanas depois de ter comecado,que por coincidencia ou nao foi na noite do sismo do Japao que ela saiu do ninho,entao peguei em 2 ovos e meti no nonho dos Mandarins que já estavam tambem a chocar, e nasceram as duas, uma morreu 2 dias depois, e a outra esta viva tenho tenho estadpo a alimentar com a seringa ,e ja tem 24 dias ,HÁ CERCA DE 1 SEMANA COMECOU A FICAR MUITO MOLE DEPOIS DE COMER,SEMPRE COM A CABEÇA EM BAIXO EMTAO EU FIZ UMA LAVAGEM COM A SERINGA E ÁGUA MORNA PARA LHE TIRAR A PAPA DO PAPO,CLARO QUE FICA LOGO MELHOR E PEDE SEMPRE COMIDA A SEGUIR,O PROBLEMA É QUE ESTA A ACONTECER CONSTANTEMENTE,TODOS OS DIAS ELA FICA COM O CHAMADO PAPO AZEDO...UM SENHOR DONO DE UMA PET DISSE-ME ONTEM PARA LHE DAR MYCOSTANTIN,1 VEZ POR DIA, MEIO PIPETADOR QUE ELA SE TIVER FUNGOS OU BACTERIAS IRIA JOGAR TODO FORA,MAS DESDE ONTEM ATÉ PARECE QUE ESTA PIOR JA MAL, FAZ A DIGESTAO MAS AINDA PEDE COMIDA..E TENHO MEDO QUE ELA TENHA ALGUMA PNEUMONIA OU ALGO PARECIDO POIS ELA NAO AS NARINAS COM MUCO,MAS ESTA SEMPRE MAL DISPOSTA E FAZ UM BARULHO COM A GARGANTA COMO SE ANDA-SE ALGUM LIQUIDO PARA CIMA E PARA BAIXO COMFORME RESPIRA, E POR ISSO PECO A QUEM ME POSSA INDICAR O QUE FAZER QUE O FACA URGENTE ,NAO QUERO QUE ELA MORRA POIS JÁ É UMA SUBERVIVENTE...OBRIGADO A TODOS... Neutral

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Qui 14 Abr 2011, 16:33

Boa tarde Jony.
Que papa está a dar.
De que modo a dá ou seja, se faz a seringada e vai dando ou só faz quando a dá.
Ora bem, todos os seres vivos quer de uma maneira quer de outra precisam de determinadas bactérias para ajudar a digestão assim como anticorpos para resistirem a doenças, no caso das aves é dado pela mãe no 3º e 4º dia de vida ao que costumamos chamar leite de papo, nos mamifros à excepção do elefante (é dado através de fezes especiais que as mães dão a comer aos filhos) é dado nos primeiros dias através do leite materno a que se dá o nome de colostros.
Por esse motivo qualquer pássaro que resista mais tarde ou mais cedo morre de uma doença qualquer precisamente pelo que eu disse, não têm defesas no organismo.
Responda ao que perguntei.
Pare imediatamente de dar esse medicamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty jony

Mensagem  jony Qui 14 Abr 2011, 16:56

boas sr Ferreira,e obrigado por responder tão prontamente, ora entao a papa que estou a dar é a BIPAL P 20,e a papa que dou é feita na hora e fervo sempre a agua antes de lhe preparar a papinha,que ate lhe dou mais para o liquido, para facilitar a digestao ela ou ele sempre comeu muito bem mas agora estive a lembrar-me desde quando o bicho está nesta situacao e lembro-me que há uns dias mais ao menos 5,a minha esposa estava a dar-lhe de comer pois ele ja comia uma seringa e mais 1/4 de outra de 2,5ml e quando ja estava a acabar a refeicao,e com o papo,cheio,deixou subitamente de comer nao sei se por acaso tera sido em excesso e tenha sem querer aspirado alguma parte desta para os pulmoes,dai eu ter falado da pneumonia....enfim espero conseguir salvala pois ela ainda pede comida principalmente depois de lhe fazer a lavagem ao papo que tenho feito todos os dias,e a seguir quando lhe dou a papa,ela ate faz a digestao +- bem ainda que um pouco mais lenta que o normal ,mas a segunda refeicao ja nao; fica toda a noite para a conseguir fazer ,e eu acabo por ter de lhe tirar o resto do papo e faço uma nova refeiçao...desde ja obrigado. Smile

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Qui 14 Abr 2011, 19:56

Boas novamente.
Compre isto http://www.sweetcare.pt/anima-strath-fortificante-p-SA0058AM.aspx meta 3 gotas misturadas com a papa que vai meter na seringa, como é à base de leveduras e é um excelente tónico pode ser que se safe.
Se não encontrar nas casas de animais pergunte nas farmácias que costumam ter.
Também pode dar um PROBIÓTICO e ajudar na digestão.
Se o papo foi cheio demais pode crer que foi para a traqueia.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Qui 14 Abr 2011, 22:48

Boas outra vez ,e obrigado pela dica amanha de manha vou comprar isso aqui em olhao numa pet,a mesma que me disse para dar o outro medicamento.,eu vi que la ele tinha a venda,e ja agora quero fazer-lhe outra pergunta,a minha caturrinha tambem tem a lingua se bem me parece assim meio branca tipo afta nos lados em baixo da lingua,ou pelo menos parece-me,e tambem tem o bico de baixo subreposto ao de cima e isso acho que tambem lhe esta a provocar mau estar pois parece-me que ela nao estica a lingua toda esta sempre a empurrala comtra o bico,e isto pode estar a fazer aparecer aquelas coisas brancas na lingua...ainda agora ela comeu e esta a fazer bem a digestao....mas quando lhe for dar a papa da noite,ja sei que de manha tenho de lhe tirar o resto pq de noite parece mais dificil de digerir....isto e que eu nao percebo pois umas vezes parece que nem tem nada, outras parece que esta para morrer....enfim vou tentar fazer todos os possiveis para que sobreviva.e ja agora diga-me se e possivel cortar lijeiramente o bico de baixo para ver se corrige o de cima...mais uma vez obrigado e desculpe o tamanho dos textos ,pois estou muito preocupado com isto eu trato os meus animais como filhos...e nao quero perde-los sabendo que possivelmente existe solucao...bem haja. Jony.

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Qui 14 Abr 2011, 22:50

Esqueci-me de lhe perguntar por quanto tempo deve fazer o anima strath? Question

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Sex 15 Abr 2011, 11:53

Bom dia Jony.
Não corta nada e deixa de aspirar seja o que for, têm pelo menos de darem 4 vezes comer ao dia mas pouco de cada vez, conforme vão injectando a papa no papo encostam um dedo no papo e quando o sentirem cheio mas mole está bom.
quanto ao Anima strath, 3 gotas juntamente na papa mas só uma vez ao dia, pode ser na primeira toma, fazer isto até se emplumar.
O bico das aves tal como os ossos assim como de qualquer animal enquanto bebés é bastante maleavel, só endurecem quando forem adultos.
Esse jeito que dá ao bico é provavelmente devido ao modo como lhe injectam o comer, por falar em injectar, utizam sonda ou não na seringa, se a utilizam é curva ou direita como as agulhas?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Sex 15 Abr 2011, 17:29

Boas ,e mais uma vez obrigado,eu dou-lhe directamente da seringa,sem sonda,e o bico esta realmente trocado ou seja o de cima fica dentro do de baixo e até já está o debaixo a ficar com a forma do de cima dai eu ter feito a pergunta,mas se nao houver maneira de corrigir provavelmente nao vai ao sitio sozinho....
Hoje Já lhe dei o anima strath conforme me disse, e ela parece ate estar melhor,gracas a deus ela ainda defeca bem, e sempre igual em consistencia e cor;hoje já a alimentei 2 vezes e o papo tem diminuido o que quer dizer que esta a fazer a digestao,só que hoje das 2 vezes que a alimentei,mal acabo de lhe dar de comer ela vomita um pouco, 1ºé uma espécie de muco sem cor, e logo de seguida, joga um pouco de papa fora ,eu limpo-a e coloco-a na caminha dela para ela se acalmar e lá se acalma.o que acha destes sintomas? Question Bem haja..obrigado.Jony

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Sex 15 Abr 2011, 22:31

Boa noite Jony.
É má ideia dar-se alimentação directa sem sonda em especial curva e se calhar a deformação do bico se deve a isso, atenção que no psitacídeos é a mandibula de cima que mexe e não a de baixo. Mande uma foto para poder ver isso.
Quanto a deitar um pouco fora, provavelmente excesso de papa ou alguma que fica na goela e é ela a expulsar, penso eu!

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Sex 15 Abr 2011, 23:14

Boa noite,sr. Ferreira, quanto a foto so amanha posso coloca-la,pois estou no trabalho e nao estou com o meu pc,em relacao a sonda,onde posso adquirir? nas farmacias? e pelo que entendi convem ser curva, certo?
Agora so nao sei como alimentala com sonda,ou seja ,ate onde devo enfiala ou nao,ou simplesmente ponho a sonda no bico de lado como de costume?..
Ela hoje,ja esta mais arrebitada,ate fica maluca quando ve a seringa,esta com mais energia,nao para quieta....

E em relacao a ser ela a expulsar a comida ate pode ser ,mas nao por excesso,porque eu ate lhe dou muito pouca cerca de meia seringa...obrigado mais uma vez....


abraco..jony

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Sáb 16 Abr 2011, 12:32

Bom dia Jony.
Essas sondas ou agulhas de alimentação há mão não se vendem nas farmácias mas sim nas casas de animais, eu tenho um Kit da marca QUIKO que comprei numa loja de animais que consiste em 2 seringas, 2 agulhas rectas, 2 agulhas curvas, se não encontrar aí sempre pode comprar aqui http://petvendas.com/categories/ORNITOLOGIA/Acess%C3%B3rios/Diversos/.
Aqui vai uma foto só para ver como são as sondas. http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=2211
Não esquecer que quando comprar dizer para que fim por causa da expessura da sonda, quanto mais grossinha melhor para a papa escorrer bem.
O modo de utilizar é ao canto da boca e enfiando directa ao papo até há curva, assim como a agulha tem a curva não está a fazer pressão no bico, não é por acaso que os psitacídeos têm o bico curvo Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Dom 17 Abr 2011, 01:51

Boa noite srº Ferreiramais uma vez obrigado pela dica,Já estou mais esclarecido em relacao as sondas e a maneira de a utilizar....
desculpe nao ter colocado hoje, mas já tirei algumas fotos á pequena, estou com um problema, nao estou a conseguir passalas para o pc,assim que resolva essa situacao, coloco de imediato para que possa dar-me tambem a sua opiniao em relacao ao que se pode ,ou nao fazer para corrigir o bico dela o quanto antes,...
Por enquanto ela esta a comer bem, e a digerir sem problemas de maior,ainda que demore um pouco mais do que o normal,mas acho que se esta no bom caminho,contudo ela esta um pouco magra, e penso que tambem subdesenvolvida,mas isso tambem se deve concerteza ao facto de estar doente há já uns 7 dias..apesar de tudo ela hoje ja nao vomitou a papa que lhe demos.
Mas eu ouço um ruido quando ela respira, como quando um bebe esta com expecturacao,pelo menos é o que me parece...
Até amanha...Abraço Jony

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Dom 17 Abr 2011, 11:47

Bom dia JonY.
Logo de principio estive tentado a dizer-lhe para mudar de papa por achar essa fraquinha mas como isto está mau para todos retraí-me, mas quando comprar novamente compre antes desta que é completa em tudo http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas-de-criacao-a-mao/nutribird-a21.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Ter 19 Abr 2011, 01:19

Boa noite sr Ferreira,mais uma vez lhe agradeço a procupaçao e as dicas sobre a sonda e a papa,gostaria muito de colocar aqui umas fotos ,mas nao consigo carregar as imagens,já as tenho no pc,e clico aqui em, "hospedar imagem" ,mas nao dá,ou estou a fazer mal ou entao nao sei...se me puder informar como devo fazer agradeço.
E já agora,a pequena esta a melhorar dia para dia,muito obrigado pelos seus conselhos ,sao concerteza uma mais valia para todos nós; bem haja.

Abraço Jony

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Ter 19 Abr 2011, 11:14

Bom dia Jony.
Não é a primeira pessoa que diz que não consegue aqui meter fotos, aliás eu desde que mudei de alojamento de fotos também tenho dificuldade mas nem sempre, abre em responder, clica em enserir imagem (quadradinho verde) e depois mete a direcção da foto no centro [img]direcção da foto[img] se mesmo assim não conseguir envie para a minha direcção de E-mail, ferreira_vn@hotmail.com

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Sex 22 Abr 2011, 23:23

Boa noite srº Ferreira, peco desculpa pela ausencia,mas tive uns problemas em aceder a net em casa ,e aqui no trabalho nem sempre o posso fazer....
Muito obrigado pela dica em relacao as fotos,esta noite vou tentar coloca-las aqui no forum,caso nao consiga, envio para o mail que me deu.

Pois e,a pequena esteve a semana toda bem,mas ontem teve uma recaida,ficou com a cabeca em baixo,muito mole, como de costume,ate parece que esta para morrer, e com o papo cheio"ainda que pouco", pois, eu nao lhe tenho dado muita papa de uma vez,embora ela continue sempre a pedir,pois ela ja se emplumou e nao sei se deva retirar o anima straht ja,ou se lhe de mais uns dias,que acha srº Ferreira?
Ja agora,uma curiosidade, ha 2 dias o meu pai trouxe-me um pardal pequeno,que do nada ,na rua lhe veio para cima do ombro,e come a mao e nem tem medo das pessoas,um tanto estranho nao?Mas o que lhe quero perguntar e se sabe o que eu lhe posso dar de comer?eu estou a dar-lhe alpista,e pao ele come,mas nao sei se lhe faz mal.
E por estranho que pareça hoje de manha estava um piriquito verde muito giro em cima da gaiola das minhas caturras que esta no jardim,e eu aproximei-me dele com calma e ele veio a minha mao,e muito manso, e nao e passaro que esteve em gaiola, pois o comportamento dele diz tudo, anda em cima de nos e deixa pegar,nem se quer resmunga..e um espectaculo...
bem haja.Abraço Jony
Very Happy

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Sáb 23 Abr 2011, 21:26

Boa noite Jony.
Segundo o fabricante do Anima strath pode-se dar sempre uma vez que é feito do estrato de leveduras de plantas e frutos, portanto pode continuar a dar até ela comer sozinha mas reduza para 2 gotas.
Quanto ao pardal, se for dos novinhos nada de dar nem alpista e muito menos pão, tente arranjar trigo, milho pequenino (das pipocas) mete de molho durante a noite e depois lava muito bem e por ultimo mete num recipiente 1litro de água com 2 gotas de tintura de iodo, de seguida mete o trigo e o milho nessa água com o iodo e deixa ficar duarante 30 minutos, escorre e guarda no frigorifico, isto é para matar as bactérias que ganham devido há fermentação por estarem de molho, atenção que não deve fazer uma grande porção, se o pardal já for adulto nesse caso e como tem também as caturras e agora o periquito, pode-lhe dar alem de trigo milho alvo e uns girassóis dos pequeninos.
Quanto a ele ter dificuldade de fazer a digestão, se tem comprado a papa Nutribird-A21 não tinha esse problema porque já traz probióticos (flora intestinal), assim tem que comprar e no mercado português não se encontra com muita facilidade pequenas doses no entanto aqui vai um que vendem desde 30cc até 1 litro http://loja.ornicare.com/product_info.php?products_id=116

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty caturra doente

Mensagem  jony Dom 24 Abr 2011, 12:37

Boa tarde,mais uma vez obrigado pela informacao de como alimentar o pardal,ele é jovem,penso ate que seja uma femea,nas pets,concerteza que irei encontrar o milho e o trigo;vou seguir passo a passo as suas indicacoes;agora vou tentar inserir aqui algumas fotos da caturrinha para ver o que me pode dizer em relacao ao bico.A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Bela caturra 065A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Bela caturra 066.

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Ferreira Dom 24 Abr 2011, 14:23

Boa tarde Jony.
Onde poderá encontrar esse milho é nos supermercados mas não na secção de animais, nas lojas de animais quanto muito milho grado e milho grado partido mas eles não lhe pegam por lhes fazer doer ao comerem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Caturra Doente

Mensagem  jony Dom 24 Abr 2011, 14:42

Boas outra vez,nao sei se consegue a brir as fotos,mas eu enviei para o seu email algumas onde pode ver bem o bico dela;....Já agora ,diga-me uma coisa,a pequena já tem 33 dias de vida,com esta idade ,quantas vezes lhe devo dar de comer?e quando devo começar a disponibilizar sementes e água?Sei que me tinha dito no minimo 4x por dia,mas quando ela estava com cerca de 20 dias de vida,agora que já tem mais uns quantos, nao sei como fazer,nem até quando eu lhe devo dar papa....
Uma boa PASCOA ,PARA SI E PARA OS SEUS..Abraço , Jony...

jony

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente Empty Re: A minha Caturra bebe esta doentepreciso de ajuda Urgente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos