Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite

2 participantes

Ir para baixo

O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Empty O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite

Mensagem  Maria João Mendes Sex 07 Jan 2022, 13:14

Boa tarde Sr. Ferreira,  tal como disse na minha apresentação, tenho-o seguido atentamente e hoje chegou a minha vez de lhe pedir ajuda.
O meu Harley há 4 semanas começou a arrancar penas. Levei-o ao veterinário que na altura não foi dada a devida importância e voltei lá na semana seguinte, quando lhe realizaram análises ao sangue. Os resultados foram falta de cálcio e ácido úrico elevado. Receitaram cálcio 2x ao dia e reavaliação passados 10 dias.
A questão é que sinto que apesar de estar a timar cálcio, não estamos a fazer nada para ele parar a habituação de arrancar as penas (que ocorre 90% das vezes à noite). Sugeri ao vet a colocação de um spray contra arrancar as penas, ou mesmo um colar, para que ele tente de fazer isso, mas aconvelharam-me a não fazer nada antes de termos a certeza do efeito do cálcio. A verdade é que não me sinto nada bem, com esta questão de aguardar sem nada fazer. O que me aconselha?
Ele come ração Psittacus, frutas e legumes.
Gratidão,
Maria JoãoO meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Img-2013
O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Img-2014
O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Img-2015

Maria João Mendes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Empty Re: O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite

Mensagem  Ferreira Sex 07 Jan 2022, 18:44

Boa tarde Maria João Mendes.
As aves fazem isso em duas situações, stress e falta de cálcio no organismo.
A primeira, stress, deve-se por algum motivo as aves deixarem de terem as atenções habituadas a receberem, tais como longos períodos sozinhas, falta de companheiro escolhido por elas, enfim.
a segunda, falta de cálcio no organismo, quando não lhes proporcionamos minerais em especial o cálcio e em especial na época de reprodução, as aves vão buscá-lo nas penas, daí arrancarem uma por outra, o pior nas duas situações é adquirirem o habito de estarem constantemente a arranca-las em especial quando estão em descanso.
O Vet. fez bem em lhe receitar o cálcio, só que não serve de nada uma vez que é uma ave que vive no interior de casa e por conseguinte não apanha Sol afim de o sintetizar e criar a Vitamina-D3 para o fixar, portanto aves nessas condições, todo o cálcio que é ingerido sai juntamente com as fezes.
Vai fazer o seguinte:
Uma vez que de certeza os seus pássaros não têm um comedouro com GRIT (pedrinhas de casca de ostra, corais, tijolo, carvão) Vai comprar e que tenham sempre um comedouro cheio e quando começar a ter só pó mete mais. O GRIT alem de ser uma grande fonte de minerais muito uteis na vida dos pássaros e um elemento necessário na sua dieta uma vez que necessitam de pedrinhas na moela para moerem os alimentos e conforme se vão desgastando são assimiladas pelo organismo.
Para fixar o cálcio, vai a uma farmácia e compra um frasquinho de VIGNTOL para bebés humanos e vai pingar sobre a fruta ou legumes 3 gotinhas e com o auxilio de um palito espalha as gotas o máximo possível, se lhes der papa e a comerem bem, então pingue 4 gotas numa porção que as comam todas em 48h. Fazer isto durante uma semana e depois uma vez de 15 em 15 dias é mais que suficiente.
Na água de beberem vai administrar 3 gotas de Aminovit-L para um bebedouro normal durante duas semanas seguidas e depois de vez enquanto.
Passado uma semana, se ele continuar a arrancar as penas é porque está stressado pelo que mencionei na primeira parte, o Aminovit-L também ajuda nesse sentido mas não na totalidade.
Para que ele deixe de arrancar as penas é pulveriza-lo com um Anti-Bicagem.
Diz que lhes dá ração da marca Psittacus, mas como esta marca tem muita variedade, agradecia que se especificasse qual o produto
Estes sítios da Internet servem simplesmente para poder identificar o que recomendo, mas não quer dizer que não os compre nestas lojas online caso não os encontre nas lojas físicas.
https://goldpet.pt/grit-aves/4168-grit-com-corais-para-aves-versele-laga-prestige.html#/581-quantidade-25_kg
https://demaeparamae.pt/vendo/produto/568050-vigantol
https://www.tiendanimal.pt/spray-anti-bicagem-papick-beaphar-para-papagaios-p-13924.html
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Maria João Mendes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Empty Re: O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite

Mensagem  Maria João Mendes Sex 07 Jan 2022, 20:12

Boa tarde Sr. Ferreira,
Em primeiro lugar, muito obrigada pela celeridade na resposta. Acabei de comprar os produtos que me indicou e quero aproveitar para lhe enviar a foto da ração.O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite 20220111
Gostaria ainda de lhe colocar uma questão. na gaiola da Blue devo, igualmente, colocar um comedouro com o GRIT?
É que eles estão em gaiolas separadas, mas juntas. São um casal muito moderno Very Happy
Obrigada por tudo.
Beijinho e bom fim de semana,
Maria João

Maria João Mendes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite Empty Re: O meu agapornis começou a arrancar as penas, mas só à noite

Mensagem  Ferreira Sáb 08 Jan 2022, 12:41

Bom dia Maria João.
Claro que tem que meter GRIT a todos os pássaros que tem e aos que vier a ter.
Quanto ao comer base Evil or Very Mad
Já reparou no bico dos seus pássaros! Se fossem galináceos, palmípedes, ou avestruz tudo bem, podia dar-lhes granulados, se bem que sou na mesma contra, é que esse granulado que fazem para as aves é nada mais nada menos que bagaço de soja e nem chaga a ser um sub-produto, ou seja, são o resíduos da soja depois de cozida, triturada e espremida para lhes tirarem o óleo e outros produtos nutricionais, Sei disto porque há coisa de uns 10 anos vi um documentário canadiano com 4h. de duração sobre tudo o que fazem para a nossa alimentação e dos animais. fiquei de boca aberta com o que fazem para ganharem dinheiro de maneia fácil.
Por favor comece a dar sementes aos seus pássaros se quer que eles vivam pelo menos 20 anos.
Dê-lhes desta mistura ou idêntica (sem girassol) https://www.papadovo.com/products/mistura-neophemas-champion-20kg/
PS. Vou-lhe enviar uma mensagem pessoal (MP) por causa da espécie de aves que tem.

Um beijinho, ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos