Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário com problemas

2 participantes

Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Qui 11 Nov 2021, 11:35

Bom dia Sr. Ferreira,

Tenho um canário vermelho nevado que ultimamente tem ficado por vezes meio embolado e quieto com as penas laterais do peito por baixo da asa eriçadas. A ave está magra, pois tem o centro do peito aguçado, mas sem que se note a pele seca e sem a zona do abdómen rouxada. Não noto que a ave esteja a consumir menos alimento. Penso que tenha algumas dificuldades respiratórias, mesmo sem notar nenhum som na respiração, muco na zona das narinas ou lágrimas á volta dos olhos, quando está meio embolado e quieto noto algum movimento na cauda e movimento nas penas como se o peito pulsasse.

Penso que a ave possa ter também algum piolho, embora não consiga vislumbrar nada nos recantos da gaiola e na própria ave, penso que esta se tem coçado um pouco além do normal, principalmente mais para a noite. Tenho utilizado o zoo spray da avizoon, mas sinceramente tenho dúvidas sobre a eficácia do produto. Será bom?

A alimentação que sempre lhe coloquei á disposição, são sementes e farinhada para canários em avulso, adquirida numa loja local para o efeito, com produtos de qualidade e já com muitos anos de existência. Na altura da muda peço ao vendedor para colocar um pouquinho de colorante para pigmentação vermelha na farinhada, mas sem nada de doses exageradas e longe do máximo recomendável.

Como poderei resolver o problema? Utilizar pulmosan (já não é muito fácil encontrar este tipo de produtos) e depois complexo vitamínico B? Terei que utilizar também um outro produto desparasitante a nível intestinal?

Apesar da ave já não largar praticamente nada de penas, penso que a muda ainda não ficou 100% concluída e ainda não canta.

Muito obrigado pela atenção,

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Qui 11 Nov 2021, 17:08

Boa tarde Joel Leal.
Penso que seja brasileiro pelo modo como chama às papas (farinhada) Very Happy por esse motivo pergunto se está em Portugal ou a onde?
Tire fotos das fezes e do centro do ventre para ver isso.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Sex 12 Nov 2021, 12:04

Olá Sr. Ferreira, Bom dia,

Estou em Portugal e sou Português de gema Very Happy o termo "farinhada" utilizado, é no que dá ler artigos na net (Português BR) Very Happy

Nos últimos 2 dias coloquei umas gotinhas de vinagre de maçã na água, e o canário aparentemente melhorou.

Seguem as fotos tal como o Sr. Ferreira me tinha pedido. As do abdómen não são as melhores, a penugem é bastante densa e não foi muito fácil tirar alguma que se aproveita-se.

Canário com problemas Img_2011
Canário com problemas Img_2010
Canário com problemas Img10Canário com problemas Img110

Muito obrigado, abraço

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Sex 12 Nov 2021, 14:32

Bom dia Joel Leal.
Jejejeje Razz ainda a semana passada faziam criticas na TV por a gaiatagem utilizar expressões brasileiras por causa dos tabletes e não só, mas estou a ver que os adultos fazem o mesmo lol!
O corante nas fezes tapa um dos males que actualmente afecta as aves, estou-me a referir à coccidiose, mas também noto que a urina é amarela e talvez partes das fezes, o que indica figado em esforço devido ao excesso de sementes pretas (bastante gordas) que lhe está a dar, mas como me diz que vê a cauda balançar e está extremamente magro, pode ser problemas respiratórios.
Vai fazer o seguinte:
Na mistura que dá ao canário vai misturar o dobro do volume com alpista e só mete comer no comedouro quando comer tudo, tira-lhe as papas enquanto enquanto estiver a ser tratado. Na água de beber vai administrar Micoresp-Zoopan, sendo, 0,5g para 100ml de água destilada ou desmineralizada, fazer isto diariamente durante 5 dias e ao fim dos 5 dias torna a tirar fotos e mostra-me.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não deve apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Sex 12 Nov 2021, 17:32

Boa tarde Sr. Ferreira,

Ahah Very Happy é verdade, eu próprio "dou na cabeça" á minha filhota por ela utilizar certos termos que vê na bonecada, agora fui eu apanhado na curva Very Happy

Ok Sr. Ferreira, vou prosseguir com as suas recomendações assim que tiver o Micoresp. Logo que esteja concluído envio novas fotos para que possa avaliar. Muito Obrigado

Saúdinha da boa e tudo a correr bem. Bom fim se semana.

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Sex 12 Nov 2021, 19:35

Boa noite Joel Leal.
Por acaso tenho um filho que também se chama JOEL Very Happy
Eu normalmente, caso não consigam encontrar um determinado medicamento digo onde o poderão encontrar o que me esqueci, por esse motivo aqui vai o link da loja online onde o encontra. Presentemente as lojas online portuguesas deixaram de vender produtos para animais online por imposição da Direcção Geral de Veterinária, só pode ser vendido nas lojas físicas desde que tenham sitio separado da restante loja. Esta embora diga que é portuguesa, na realidade é espanhola e estão-se borrifando para os Vets. portugueses lol!
https://mercaportugal.com/produto/zoopan-micoresp-antibiotico-contra-problemas-respiratorios/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Ter 16 Nov 2021, 14:42

Boa tarde Sr. Ferreira,

Olhe que coincidência, o seu filho é bom rapaz de certeza Very Happy tongue

Muito obrigado pela dica da loja online, além do mais encontram-se por lá grande maioria dos produtos que por aqui vai recomendando. Entretanto já segui as suas recomendações em relação á alimentação a disponibilizar á ave e amanhã já vou iniciar com o Micoresp que chegou hoje.

Logo que o tratamento fique concluído envio novas fotos.

Cumprimentos e tudo a correr bem.

Joel Leal




joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Ter 16 Nov 2021, 16:41

Boa tarde Joel Leal.
Embora seja bom rapaz é senhor do seu nariz lol!
Está bem, fico então a aguardar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Qui 25 Nov 2021, 11:07

Muito bom dia Sr. Ferreira,

Espero que tenha passado bem.

Tratamento com o Micoresp concluído. Seguem novas fotos das vezes para que possa avaliar.
Canário com problemas Img_2013
Canário com problemas Img_2012

Cumprimentos,

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Seg 29 Nov 2021, 20:04

Boa noite Joel Leal.
Tem que repetir o Micoresp por mais 5 dias seguidos. Depois meta novamente fotos das fezes para ver isso.
Peço desculpa de só agora responder mas tenho tido o PC avariado.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Qui 02 Dez 2021, 12:51

Bom dia Sr. Ferreira,

Vou então fazer a repetição do tratamento com Micoresp. Não comecei a repetição do tratamento no imediato, porque após os primeiros 5 dias de Micoresp e antes de me ter recomendado a repetição, dei-lhe o complexo B. Se calhar já fiz mal. (Nas fotos que mandei, ainda não tinha começado a dar o complexo B)

Após lhe retirar as papas que coloravam as fezes tal como recomendou, e ao aconselhar a repetição do tratamento com o Micoresp após analisar novamente as fezes, presumo que fique descartada a hipótese da coccidiose que disse poder estar oculta pela coloração das mesmas, ou de problemas com outros parasitas intestinais, certo?

Cumprimentos e muito obrigado pela atenção,

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Qui 02 Dez 2021, 19:31

Boa noite Joel Leal.
Não tem problema nenhum ter-lhe administrado o Complexo-B desde que o mesmo na sua composição não tenha a vitamina-B3=niacina=vitamina-pp
Não de maneira nenhuma, pode ter parasitas. Já agora, costuma desparasitar internamente os seus pássaros de 6 em 6 meses?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Sex 03 Dez 2021, 10:56

Bom dia Sr. Ferreira,

Só tenho este canário de 2019 e até á data nunca o desparasitei internamente, é "passarito" de apartamento. Como se deve fazer? Com o Bogena e depois com desparasitante a nível intestinal como o vermizoo, ou só o Bogena é suficiente?

Muito obrigado Sr. Ferreira, abraço.

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Dom 05 Dez 2021, 13:02

Bom dia Joel Leal.
A Ivermectina (Pulmosan, Bogena Parasita, etc.), para aves não é considerado nenhum desparasitante no sentido da palavra, pois só elimina um tipo de ácaro que vive entre as duas camadas de pele e alimenta-se em espacial das glândulas que fabricam a queratina, matéria que forma unhas, penas, bicos, cornos, cabelo. Há de facto uma Ivermectina que serve de desparasitante mas é injectável e destina-se ao gado em particular o vacum que se chama IVOMEC, dito isto. Só pode primeiro administrar um e administrar o outro pelo menos passado uma semana e no intervalo entre um e o outro tem que administrar Complexo-B para ajudar o figado da toxidade de ambos os químicos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Canário com problemas

Mensagem  joelcleal Seg 20 Dez 2021, 11:48

Bom dia Sr. Ferreira,

Já foi concluída a repetição do Micoresp, tal como recomendou. Segue nova foto das fezes para que possa avaliar.

Canário com problemas Img_2015

Muito obrigado pela atenção Sr. Ferreira.

Votos de boas festas,

Joel Leal

joelcleal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Ferreira Seg 20 Dez 2021, 16:26

Boa tarde Joel Leal.
As fezes já aparentam serem normais. Pode administrar o Complexo-B conforme lhe recomendei.
Votos de Boas Festa também para si.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com problemas Empty Re: Canário com problemas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos