Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª criação de canários

2 participantes

Ir para baixo

1ª criação de canários Empty 1ª criação de canários

Mensagem  TrymBeast Qui 15 Jul 2021, 19:25

Boa tarde,

Este ano fiz pela primeira vez criação com um casal de canários, comecei um pouco tarde porque desconhecia todos os preparativos necessários, mas o que interessa agora são os resultados até agora.

No dia 21/6 a fêmea pôs o 1º ovo que eu tirei, e devolvi-o no dia 24/6 porque entretanto não tinha posto mais nenhum, no entanto dia 25 e dia 26 pôs um novo ovo cada dia e no dia 26 passou de estar apenas de dia no ninho, para estar o tempo todo inclusive dormir no ninho.

No dia 9/7 nasceu uma cria, dos outros ovos até hoje nada, aliás, um dos ovos desapareceu, não faço ideia o que lhe aconteceu, mas não o vejo mais no ninho, só vejo um verdadeiro e dois falsos que coloquei para a cria ter onde se apoiar. Relativamente a este ovo, passado este tempo todo deveria-o tirar do ninho? Como poderão ver na foto mais abaixo o ovo tem uma pequena fenda, não sei se foi por isso que não deu certo.

Agora o que me interessa é tratar bem da cria e aqui é onde fico com mais dúvidas, o casal tem estado a alimentá-la o que é muito engraçado de se ver Smile No entanto tenho algum receio que possa estar com o papo demasiado cheio, pela foto abaixo o que acham da cria com 6 dias e do que é possível ver, o papo estará demasiado cheio?

Outra questão que tenho é relativamente às fezes, eu já vi a cria a fazer fezes, mas nunca vi a fêmea a limpar, é suposto limpar não é?

Deixo a foto da cria:

1ª criação de canários IMG-20210715-184854-1

Obrigado e boa tarde!
Tiago Ribeiro

TrymBeast

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

1ª criação de canários Empty Re: 1ª criação de canários

Mensagem  Ferreira Sex 16 Jul 2021, 11:32

Bom dia Tiago Ribeiro.
Tudo errado. Uma das regras na criação de passarinhos é deixar a natureza e o instinto deles trabalhar, eles é que sabem. Outra das regras é sermos pacientes e nada de se andar sempre a espreitar, basta uma vez por semana, portanto, o que devemos fazer é dar-lhes condições e meter alimentação há sua disposição o mais aproximado do estado selvagem.
Se a cria tem o papo cheio ainda bem, é sinal que é bem alimentado, se andasse com o papo meio cheio ou vazio aí sim, era de se preocupar.
Nunca se tiram ovos, eles é que sabem, a não ser que sejam ovos de mutações difíceis de criar e tiram-se para serem chocados por canários normais, estes ovos são tirados com uma colher das de chá para um ninho improvisado uma vez que o nosso suor mata os embriões e têm que ser rodados com a colher pelo menos 3 vezes ao dia para manterem o embrião vivo e não devem estar mais que 4-5 dias nessa condição.
As crias no ninho não precisam de encosto, e ainda para mais com uma semana, De facto, mete-se um ovo quando a postura é grande, não com o intuito de aconchego mas sim para que a fêmea não os sufoque com o seu peso até terem uma semana de vida.
Que tenham uma boa mistura para canários, um comedouro com GRIT e outro com uma boa papa de ovo de preferência húmida.
Quanto ao ovo que desapareceu, simplesmente foi comido porque a partir do momento que o amigo o tirou e mais tarde o meteu, mas de certeza com o embrião morto e como o mais certo é não terem GRIT e falta de proteína animal, a fêmea comeu-o como recurso para poder gerar mais ovos.
Quanto aos cocós, Em estado selvagem as crias só defecam quando os pais as estimulam com o bico a cloaca para poderem agarrarem as fezes ainda envoltas numa pelicula e serem deixadas longe do ninho para não serem detectadas, acontece que os canários e outras aves criadas à séculos em cativeiro perderam esse instinto de sobrevivência por não verem a sua prol ameaçada e portanto as crias defecam nas bordas dos ninhos sem serem limpos pelos pais.
RESUMINDO
Os canários fazem posturas de 3 a 5 ovos e só começam a chocar mesmo estando sempre em cima deles depois do 3º ovo posto e levam entre 13 a 14 dias de choco e as crias começam a serem independentes a partir dos 30 dias de vida.
Durante a criação, todas as aves granívoras necessitam de proteína animal para desenvolverem e criarem a sua prol, que em estado selvagem apanham insectos e em cativeiro damos-lhe papas há base de ovo para colmatar essa falta.
O GRIT é muito importante por dois motivos e na época de criação ainda mais em especial nas fêmeas. Todas as aves granívoras necessitam de pedrinhas na moela para triturarem as sementes depois de amolecidas no papo e conforme se vão desgastando o organismo assimila-as para assim poderem fortalecer os ossos e outros órgãos, como o caso das fêmea que necessitam de doses de cálcio extra (das pedrinhas) para poderem formarem o ovo propriamente dito.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

1ª criação de canários Empty Re: 1ª criação de canários

Mensagem  TrymBeast Sex 16 Jul 2021, 18:56

Boa tarde Sr. Ferreira, muito obrigado pela sua resposta!

Em relação a ter tirado o 1º ovo, acho que me deixei levar por dizerem para se fazer isso em tantos sítios, se houver próxima, faço como disse e deixar a natureza e o instinto deles trabalhar. Também tinha visto falarem para fazer ovoscopia, mas isso já não me senti à vontade de fazer e por isso não o fiz.

Por acaso relativamente ao GRIT, até à relativamente pouco tempo não lhes costumava dar sem ser o que vem na areia deles, não tenho é nenhum comedouro apenas com GRIT, normalmente misturo juntamente com as sementes, papa também têm sempre disponível mas não é húmida.

Infelizmente os humanos aprendem errando e eu não sou excepção, mas sempre já aprendi algumas coisas, muito obrigado!

Cumprimentos,
Tiago Ribeiro

TrymBeast

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

1ª criação de canários Empty Re: 1ª criação de canários

Mensagem  Ferreira Sex 16 Jul 2021, 19:31

Boa tarde Tiago Ribeiro.
Infelizmente as pessoas actuais vão atrás do marketing sem primeiro estudarem como é a vida dos animais em estado selvagem e claro que eles acabam por se adaptarem por não apanharem mais nada.
Se a gaiola não tiver outro comedouro para meter o GRIT compre um do género que lhe envio e assim pode-o pendurar na parte de dentro da gaiola.
Depois de completar a postura e entre o 5º e 7º dia pode observar os ovos com um mira ovos encostando simplesmente nos ovos dentro do ninho
https://goldpet.pt/comedouros-aves/17538-comedouro-c-ganchos.html#/667-quantidade-80_ml

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

1ª criação de canários Empty Re: 1ª criação de canários

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos