Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

2 participantes

Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  pmoliveira1989 Seg 29 Mar 2021, 19:57

Boa noite Sr. Ferreira

Nas duas ultimas ninhadas de caturras que tirei,  aconteceu-me algo invulgar, quando começam a sair do ninho as caturras, apareceu-me sempre a única caturra lutina morta. Da primeira vez, reparei que o macho lhe deixo de dar comer e começou a ataca-la. Nesta ultima ninhada voltou a acontecer o mesmo. Parece estranho ser sempre a lutina que morre. Sabe se pode ser alguma doença? Este casal no passado ano cuidou sempre bem das crias.

Obrigado,

Cumprimentos,
Pedro Oliveira

pmoliveira1989

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  Ferreira Ter 30 Mar 2021, 13:06

Bom dia Pedro Oliveira.
A natureza a trabalhar.
Esses pássaros são uma aberração da natureza e em estado selvagem assim que saem do ninho são logo predadados.
É sabido que os pais devido ao grande esforço que fazem na criação da sua prol, abandonam as crias que sejam mais fracas e tenham anomalias, acontece que nos psitacídeos as crias mais velhas e mais fortes, assim que começam a ver chegam-se primeiro aos pais a quando estes lhes levam o comer e depois de saciados distribuem pelos mais fracos o comer que os pais lhes dão por há partida já terem sido rejeitados pelos pais, como estas crias na realidade foram sempre alimentadas pelos irmãos e quando saem, os irmãos deixam de os alimentar, cabendo ao pai a tarefa de acabar de criar as crias, logo, como foram ainda no ninho rejeitadas, muito mais serão fora dele.
Para colmatar isso, o que o amigo tem a fazer é reforçar a alimentação com vitaminas, minerais e aminoácidos (ex. Aminovit-L, Anima Strath) a partir da 3ª semana e continuar até que sejam totalmente independentes, para essas crias quando saírem virem mais fortes e começarem eles próprias a procurar o comer.
Isto caso os pássaros sejam saudáveis.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  pmoliveira1989 Ter 30 Mar 2021, 20:29

Muito obrigado pela sua reposta Sr. Ferreira.

Realmente desconhecia que os irmãos alimentavam-se entre si.
Pressuponho que as aves estão saudáveis, visto que apenas me morrem as lutinas, também ainda só tiveram 2 ninhadas este ano. Este ano têm saido 3 cinzas e 1 lutinas, o ano passado era o contrario e todas vingaram.
As 3 cinzas da primeira ninhada aparentemente estão saudáveis.

Cumpriemntos,
Pedro Oliveira

pmoliveira1989

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  Ferreira Qua 31 Mar 2021, 12:04

Bom dia Pedro Oliveira.
Na criação os psitacídeos em especial australianos, são uma caixinha de surpresas e quem se interesse por os estudar ainda mais surpreso fica.
O ano passado os albinos amarelos escaparam por o macho provavelmente ainda ser jovem e as crias provavelmente serem fêmeas. Com o tempo vão aprendendo o que custa criar e se tiverem que sacrificar filhos por serem fracos, falta de alimentação, ou outros motivos, os filhos machos são os primeiros a serem abandonados.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  pmoliveira1989 Qua 31 Mar 2021, 12:14

Bom dia Sr. Ferreira,

Não sabia, mas agora faz me todo o sentido. Eu tenho andado apenas a limpar as sementes, porque eles comem sempre as mesmas e deixam sempre outras que não comem menos. Por isso se calhar o macho tem este comportamento.
Dada a circunstancias atuais, eu tenho bredmax white do canários, será que posso dar em vez dos produtos que referiu?
Pode-me indicar algum livro ou algo para eu aprender mais sobre esta especie?

Um abraço,
Predo

pmoliveira1989

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  Ferreira Qui 01 Abr 2021, 11:12

Bom dia Pedro Oliveira.
Pode dar esse Suplemento Breedmax White, mas é mais indicado para a condição física na reprodução dos adultos.
Infelizmente os livros que existem dizem todos a mesma coisa quer sejam australianos, africanos, asiáticos, ou americanos. Para saber mais sobre o assunto só se estudar a fundo a Austrália em termos de geografia num todo e em especial o seu clima, a densidade pluvial e acompanhar a criação dos seus pássaros durante muitos anos. Essa maneira de proceder dos psitacídeos australianos tem a ver com a precipitação pluvial, é preciso ver que na Austrália a precipitação só se dá de 5 em 5 anos e quando chove é a rodos mas por pouco tempo, sendo assim, as aves só criam de 5 em 5 anos uma vez que durante os outros anos não têm comer com abundância para criarem os filhos e quando chove e como é coisa de pouca dura, é uma corrida contra o tempo e por isso os mais fracos ou com deficiências são abandonados logo há nascença ou quando saem do ninho. Como esse instinto está nos seus genes, fazem o mesmo em cativeiro. é de salientar que durante os anos em que não chove a alimentação é fraca, baseando-se no que os eucaliptos dão, ou seja, rebentos, flores e sementes, sendo que este tipo de alimento é de sobrevivência uma vez que tem poucas proteínas e um pouco tóxicas, é certo que sempre comem alguns insectos, mas estes devido a grandes secas também só eclodem do casulo quando há precipitação.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras  lutinas da ninhada morrem sempre Empty Re: Caturras lutinas da ninhada morrem sempre

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos