Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ninhada de Caturras

2 participantes

Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Ninhada de Caturras

Mensagem  Diogo Mourato Seg 07 Abr 2014, 03:30

Boa noite a todos


Queria colocar duas questões nas quais gostava de ouvir opiniões do Sr. Ferreira e de outros membros deste fórum claro:

1º - É o seguinte as minhas caturras ai a coisa de um mês e pouco tiveram uma postura de 3 ovos da qual não nasceu nenhum ou melhor, 2 ovos comeram nos e 1 roeram lhe a casca em redor e já lá estava um passarinho a vista com penas já e tudo, que poderá ter acontecido ? será porque o rejeitaram devido a não ser saudável, o meu irmão as vezes vai ao ninho espreitar e poderá ter sido essa a razão de terem perdido o interessa na postura ou simplesmente poderão ter falhado naquela postura devido a ainda serem pais inexperientes visto que foi a primeira postura que fizeram devido a serem aves novinhas ainda.

2º - Elas ai a coisa de aproximadamente 2-3 semanas iniciaram a 2ª postura onde meteram 6 ovos, 1 dos 6 não estava galado e deitaram no para fora do ninho o que obviamente deve ser normal acho eu. de resto os outros 5 encontram-se no ninho sem problemas, apenas nesse tempo todo só olhei uma vez para dentro do ninho e nunca mais o fiz nem planeio fazer. será que esta postura terá mais sucesso em eclodir alguma cria pessoal ? será que eles ganharam digamos "experiência" da primeira postura que tiveram ? Vai dar certo ? Gostaria de ouvir opiniões de quem é mais sábio que eu que ainda sou iniciante em criação de caturras.

Aguardo uma resposta por parte de vocês amigos.

Atenciosamente:

Diogo Cóias(Mourato)
Cumps.

Diogo Mourato

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Ferreira Seg 07 Abr 2014, 19:33

Boa tarde Diogo Cóias Mourato.
Na primeira postura o que poderia ter acontecido foi morrem na casca devido ao excesso de humidade, Se os desta postura morrerem já não considero excesso de humidade mas antes devido a bactérias que os pais tenham.
É normal as fêmeas roerem os ovos para que se tornem mais finos e assim ajudarem os filhos a nascerem. Também pode ser por não terem há disposição GRIT e a fêmea fazer isso para ter cálcio para poder fazer novos ovos.
Para conseguirem tirar os ovos velhos da caixa é porque a mesma não é própria para eles fazerem ninho. A altura normal de uma caixa é de 30cm (base quadrada de 20cmx20cm) por 30cm de altura com uma entrada de 7cm de diâmetro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Diogo Mourato Sex 11 Abr 2014, 13:02

Sr.Ferreira, desde já quero lhe agradecer pela resposta dada.
Devo referir que quanto às medidas da gaiola e ninho, ambas são as corretas para o meio em que se inserem em termos de criação, logo não vejo que seja ai o problema. Quanto aos restantes pontos seguirei o seu conselho, quanto aos ossinhos aqueles do choco aconselha me a dar-lhes isso para que não biquem os ovinhos ?

Cumps:
Diogo Mourato(Cóias)

Diogo Mourato

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Ferreira Sex 11 Abr 2014, 19:05

Boa tarde.
Afinal qual é o seu nome Evil or Very Mad 
Fiz referência a caixas ninho e não a gaiolas.
Não fiz referência nenhuma a ossinhos.
Pode meter um osso de choco mas o GRIT é melhor

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Diogo Mourato Seg 14 Abr 2014, 03:21

Boa noite Sr. Ferreira peço desculpa por ter reconhecido mal a explicação.
O meu nome é Diogo Mourato mas o apelido é Cóias mas uso mais o de Mourato.

Cumprimentos Diogo Cóias.

p.S: a ver se estes 2 dias que se seguem as crias nascem porque senão os ovos devem estar estragados visto que acabava domingo os 20 dias ou espero mais algum dia ?

Diogo Mourato

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Ferreira Seg 14 Abr 2014, 16:54

Boa tarde Diogo Cóias.
Há duas maneiras de contar o tempo de choco nos psitacídeos de pequeno e médio porte.
1º- contam-se 21 dias a partir do 3º ovo posto (é quando de facto começa o choco)
2º- contam-se 18 dias a partir do ultimo ovo posto.
Quando se tem duvidas nos dias deve-se contar mais 2 dias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11826
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Diogo Mourato Ter 15 Abr 2014, 02:23

muito obrigado Sr.Ferreira.
Cumps Diogo Mourato.

Diogo Mourato

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ninhada de Caturras Empty Re: Ninhada de Caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos