Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácaros nas sementes

2 participantes

Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Sex 14 Ago 2020, 22:40

Évora, 14 de Agosto de 2020

Boa noite Sr. Ferreira

-Espero que esteja bem de saúde.
-Depois de algum tempo sem assunto, embora sempre atento ao seu persistente esforço pelo bem-estar das aves e conforto dos fiéis amigos destas, aqui estou novamente.
-Desta vez com um problema relacionado com os malditos ácaros que aparecem nas sementes que venho dando aos meus vizinhos pardalecos e com que me distraio um pouco, na falta de outros para que a minha idade não oferece a garantia de continuidade que eles merecem.
-Pelo que aprendi consigo, era o acariasma o indicado para esta praga, cujo folheto ainda faz parte do dossier onde arquivo tudo o que considero importante sobre a minha saúde e até das aves que passaram pela minha casa.
-Com o desaparecimento deste, passou a ser utilizado o caniaves, que embora tenha a mesma substância activa "o carbaril", nas suas instruções nada consta sobre a utilização nos alimentos e até recomendam cuidados que no acariasma não faziam.
-Mesmo assim, era o que até há pouco tempo, bem ou mal, vinha sendo utilizado.
-Porém, depois de ter notado esta praga e gasto o resto da bisnaga que tinha, procurei comprar mas não encontrei em nenhuma das casas do ramo, que me disseram ter sido retirado do mercado e substituído pelo "AZAMITE DP", substância activa Azamethiphos, cujas instruções de utilização não me inspiram nenhuma confiança.
-Assim, venho recorrer à sua ajuda, para me indicar o que devo e como fazer para a eliminação dos ácaros, sem molestar as pequenas aves que consomem as sementes em que eles se encontram.
-Fico muito agradecido pelo que sobre o meu assunto merecer.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  Ferreira Sex 14 Ago 2020, 23:47

Boa noite João Godinho.
Já foi há Nutrima, AKI, Bricomarché, Agriloja?
Sempre pode comprar Online.
https://www.pet4you.net/aves/farmacia/desparasitantes/caniaves-100-gr.html
https://lizbird.com/pt/antiparasitarios-/2924-caniaves-desparasitante-externo-em-po-para-caes-gatos-e-aves-100gr-5600389564046.html
https://www.wepet.pt/produto/caniaves-100gr/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Sáb 15 Ago 2020, 20:17

Évora, 15 de Agosto de 2020

Boa tarde Sr. Ferreira

-Muito obrigado pela sua resposta quase instantânea, o que bem demonstra a boa vontade de me ajudar, de uma forma curta, clara e concisa.
-Assim, vou proceder em conformidade com as preciosas informações que me deu, de modo a obter os fins que pretendo atingir "a obtenção do caniaves para eliminar os ácaros das sementes".
-Muito agradecido, desejo-lhe também muita saúde para continuar a difícil tarefa a que se propôs.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  Ferreira Sáb 15 Ago 2020, 22:42

Boa noite João Godinho.
Faz hoje uma semana fui ao Nutrima, AKI e Bricomarché e por acaso vi o pó CaniAves mas não me recordo em qual das superfícies comerciais o vi. Qualquer das maneiras, sempre pode comprar nas lojas Online que lhe indiquei.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Dom 16 Ago 2020, 01:03

Évora, 16 de Agosto de 2020

Boa noite Sr. Ferreira

-Obrigado por ter voltado a insistir nos pontos onde poderei encontrar o CaniAves.
-Dos que citou apenas a Nutrima ainda não contactei, porque só soube que existia em Évora pouco depois de ter fechado - às 18 horas. Por isso só segunda-feira lá irei saber se tem o dito e caso negativo farei o pedido via internet para um dos endereços que me indicou, que já me certifiquei que todos têm.
-Mais uma vez lhe agradeço a sua atenção para a resolução deste problema.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Qui 20 Ago 2020, 19:04

Évora, 20 de Agosto de 2020

Boa tarde Sr. Ferreira

-Sobre o Caniaves, procurei onde me indicou e não o encontrei.
-Uns dizem que está esgotado e outros que foi retirado do mercado.
-Na Nutrima informaram-me que têm Azamite DP, substância activa Azamethiphos, com indicações apenas para uso externo.
-Afinal nas instruções do caniaves também apenas consta para uso externo e a sua aplicação na  polvilhação de sementes, terá sido devido à substância activa - o carbaril - ser a mesma do acariasma, de que já havia experiência da eficácia na eliminação dos ácaros e sem perigo para as aves que as comessem.
-Por enquanto, nesta emergência e para a quantidade de sementes que gasto, resolvi submetê-las a uma temperatura negativa por algumas horas e adeus ácaros.
-Perante tal situação, venho mais uma vez pedir o seu parecer sobre o substituto seguro para o fim em causa.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  Ferreira Qui 20 Ago 2020, 19:49

Boa tarde João Godinho.
Há coisa de uns 5 anos que começaram a dizer que o Caniaves ia ser retirado do mercado e por conseguinte comprei umas quantas embalagens
Como pó insecticida alternativo não lhe sei dizer. Sempre pode comprar online.
Se passar por Vendas Novas a partir de Setembro (estão fechados para férias), sempre pode comprar o pó caniAves numa loja mesmo em frente hás Bombas de combustíveis da Repsol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Sex 21 Ago 2020, 10:37

Évora, 21 de Agosto de 2020

Bom dia Sr. Ferreira

-Obrigado pela sua resposta.
-Estou a proceder à compra via internete e até chegar vou-me desenrascando submetendo as sementes à congelação para garantir a isenção de ácaros.
-Entretanto também se deve resolver a indefinição que actualmente existe, com o caniaves ou outro com idênticas propriedades e acessível.
-Desejo-lhe muita saúde.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  João Godinho Sex 21 Ago 2020, 18:43

Évora 21 de Agosto de 2020

Boa tarde Sr. Ferreira

-Desculpe voltar ao assunto do caniaves, mas desta vez para lhe dizer que já consegui duas bisnagas numa pequena drogaria a poucos metros da minha porta, a que o mero acaso de conversa com o seu proprietário nos conduziu.
-Sendo assim, considero o problema resolvido, pelo que lhe agradeço toda a sua boa vontade em me ajudar e o sincero desejo de muita saúde.

Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  Ferreira Sex 21 Ago 2020, 19:42

Boa tarde João Godinho.
Onde menos se espera é onde encontramos as coisas Very Happy
É como o caso da loja que fiz referência aqui em Vendas Novas, quem passa pensa que é uma simples oficina de automóveis, mas associada a ela existe uma loja de artigos para animais lol!

Um grande abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros nas sementes Empty Re: Ácaros nas sementes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos