Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conservação das sementes +

2 participantes

Ir para baixo

Conservação das sementes +  Empty Conservação das sementes +

Mensagem  Ismael Dias Ter 23 Nov 2010, 16:09

Buenas

Como pretendo aumentar a minha criação de psitacídeos, estou a pensar em adquirir grandes quantidades de sementes, para armazenar e ir oferecendo às minhas calopsitas. Aqui mesmo no fórum do Ferreira, antigamente, li comentários de criadores que estocavam sementes para o ano inteiro. E, como aqui onde moro não há um fornecimento padrão de ração para estas aves, pensei então em comprar em separado e misturar manualmente. Tenho dúvidas então:

- Quais sementes/produtos devo adicionar à mistura para calopsitas? E qual a porcentagem de cada uma delas?
- Como armazenar por longos períodos as sementes?

Obrigado,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação das sementes +  Empty Re: Conservação das sementes +

Mensagem  Ferreira Ter 23 Nov 2010, 22:15

Boa noite Mais uma vez Ismael Dias.
Ora bem, de facto eu por exemplo faço a mistura que dê para o ano inteiro e guardo-a em barricas que arranjei em papelão por causa da humidade de Inverno e do calor de Verão, se não conseguires o que não é fácil, aproveita as próprias sacas onde vêm as sementes atando-as muito bem depois de cheias, pois normalmente são feitas a contar com as humidades e calores excessivos.
Vou aplicar o nome que vós dão hás sementes e não o que damos cá em Portugal Very Happy
A quantidade depende dos pássaros que queres, mas digamos 100kg de mistura.
50kg de painço nacional
10kg de painço branco
10kg de alpiste
5kg de senha francesa
5 kg de aveia descascada
5 kg de girassol nacional ( riscado pequeno)
5 kg de girassol branco
5 kg de cartamo
5 kg de trigo sarraceno
Ver todas as sementes neste site http://www.terradospassaros.com/loja/produtos.asp?codigo_categoria=8

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação das sementes +  Empty Re: Conservação das sementes +

Mensagem  Ismael Dias Ter 23 Nov 2010, 23:47

Obrigado pelos conselho Ferreira.
Então só as sementes basta? Não necessito adicionar nenhuma outra ração ou alimento extrusado para as calopsitas?

Vou ver se providencio as barricas em papelão, já que minha namorada trabalha em uma empresa que utiliza esse material para armazenar material plástico. Eu já tinha imaginado em usar esses recipientes, mas imaginei que tivesse algum outro especial para armazenar as sementes.
Bom, os minerais (areia e grit) dou em separado, assim como frutas e legumes frescos. =D

Att,
Ismael Dias

----------------------
EDITED
Pesquisando neste sítio que me indicastes, achei uma mistura pronta para calopsitas (http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=2062). A composição é a seguinte:
Painço Nacional (32%), Painço Vermelho (10%), Aveia sem casca (9%), Alpiste Canadense (9%), Girassol Nacional, Trigo Sarraceno (5%), Cartamo, Nabão, Painço Branco Importado, Girassol Branco, Linhaça, Arroz Cateto, Amendoim descascado, Niger e Painço Mileto Nacional.

Há algum problema se eu modificar um pouco a tua sugestão e incluir um pouco mais de sementes para diversificar a ração das minhas aves?

Fiz um balanço entre o que você me sugeriu e o que consta na mistura pronta para vender no site e ficou da seguinte forma:

Alpiste 8%
Arroz Cateto 2%
Aveia Descascada 8%
Cártamo 5%
Girassol Nacional 5%
Girassol Branco 5%
Linhaça 3%
Nabão 3%
Níger 2%
Painço Nacional 30%
Painço Branco 8%
Painço Mileto 3%
Painço Vermelho 8%
Senha Francesa 5%
Trigo Sarraceno 5%


Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação das sementes +  Empty Re: Conservação das sementes +

Mensagem  Ferreira Qua 24 Nov 2010, 12:30

Bom dia Ismael Dias.
O exemplo de mistura que dei é mais que suficiente, se quiseres misturar mais alguma então que seja painço, preto, painço, verde e painço vermelho, todas as outras são extremamente gordas, ora pássaros gordos não criam e ainda para mais aí com o calor.
Sim claro, meter há parte GRIT e dar fruta e legumes de vez enquanto é quanto basta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação das sementes +  Empty Re: Conservação das sementes +

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos