Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morte nos goulds

2 participantes

Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Ter 22 Jan 2019, 16:41

Boa tarde sr. Ferreira. Tenho um pequeno vídeo que fiz que infelizmente não consigo publicar em que gostaria imenso de saber a sua opinião. O que se passa é que estou a criar diamantes goulds e já me morreram algumas aves. O que acontece é que vão se abaixo por alguma razão que desconheço no espaço de poucas horas ou 1/2 dias acabam por morrer. Sintomas são diarreia perca de apetite e mesmo o próprio estar da ave e a posição em que se mete não é muito comum. Até poderia ter a ver com o frio mas não acredito pois a temperatura que se encontram embora por vezes um pouco baixo (estão debaixo telha) mas mesmo assim mantém se nos 10/12 graus. Dada a situação e o número ainda de aves que morreram acabei por mandar para necropcia

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qua 23 Jan 2019, 12:28

Bom dia Roberto.
Não se esqueça de meter o nome no fim de cada mensagem, é uma das regras do Fórum que é obrigatório e não dispenso.
Para que meta um vídeo, ou fotos, no Fórum, primeiro que que alojar nos programas para o efeito (vídeos no You Tube e depois basta meter a direcção no espaço que aparece para o efeito.
Quanto aos pássaros, com vídeo se calhar ficava na mesma.
Preciso saber
Os pássaros que lhe estão a morrer são as crias ou os adultos?
Se as crias, com quantos dias de vida?
Que lhes dá de alimentação e se é embalada em sacas ou se é a avulso mesmo embalada.
Se lhe dá papas, quais e se são embaladas em sacas ou se também são em avulso.
Que outros suplementos lhes dá?
Se fez um preparativo aos adultos antes das criações?
Meta fotos das fezes para poder observar.
Apanhe os pássaros e verifique se vê alguma mancha negra no centro do ventre.
Pergunto se andam com as asas descaídas e com dificuldade de andar?
Fez bem em mandar para necropsia, agora é só aguardar o resultado dos exames.
Por ultimo, não sei onde o amigo mora, mas se a temperatura é de 10º/12º durante o dia o que já é pouco, há noite desce para os 2º/3º, em adultos sem criarem e com caixas aguentam-se, agora as crias vão se abaixo.
Fico a aguardar uma resposta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Qua 23 Jan 2019, 22:00

Desde já agradeço a resposta a dúvida colocada sr Ferreira. Fiz todos os preventivos. São aves que estou sempre atento se mostram alguma coisa ou não. Comida compro a saca e a mesma não sei se conhece mas é a comida do Vera de Espanha própria para estas aves. Também já dei da verselaga. Papas uso cede para exóticos. Em relação às aves que morrem acontece nos adultos. Nos jovens para já não, é o meu receio ainda mais é passar se alguma coisa para as crias.
Relativamente a questão das asas descaídas sim acontece muito até ficam embolados..
Video não estou conseguir publicar mas irei tentar.
A temperatura que falei é o que marca muitas das vezes quando começa a escurecer, mas há noite que tenho noção de chegarem a valores dentro dos 5 ou 6 graus. ( zona Évora) Fotos vou deixar em anexo.

Um abraço.
Roberto

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qui 24 Jan 2019, 12:58

Bom dia Roberto.
Quer dizer que somos do mesmo Distrito Very Happy
Para meter fotos tem que primeiro aloja-las num programa de fotos e depois siga as instruções como vão aqui explicadas neste vídeo do amigo Carlos Martins

Não me chegou a dizer se têm alguma mancha negra no ventre.
Para abreviar a coisa, se as fezes forem em diarreia castanha, isso é coccidiose (parasitas-protozoários) e nesse caso compre e administre o mais urgente possível isto.
https://pombos.mercasystems.com/index.php/amprolium-10-trichomoniasis-and-coccidiosis-by-dac.html
Na papa, vai misturar na primeira semana 2 colheres das de sopa de sementes de fónio por cada quilo e depois como manutenção 1 colher por quilo de papa.
Para ser franco, não gosto da mistura do Vera porque não é completa, alem disso, desde que crio exóticos (desde 1973 em continuado) habituei-me a comprar as sementes e ser eu a fazer a mistura para o ano inteiro, de muda a muda de penas.
Quanto a papas, Primeiro dava Orlux até aos anos 80, depois disso comecei a dar da Witte Molen no tempo em que ainda não eram comercializadas em Portugal e nem traziam rotulo, que me eram trazidas por um importador de aves português. Este ano e por influencia de diversos amigos que foram comigo ao Nacional de Espanha, comecei a dar desta papa https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/papas/canarios/raggio-di-sole-th-white-extra.html que comprei lá mas os resultados são péssimos uma vez que ninhadas de 7-8 pássaros só 2-3 é que desenvolvem, os outros vão-se definhando até morrerem raquíticos, por esse motivo, voltei novamente a dar Witte Molen mas adiciono óleo de girassol para ficar mais húmida uma vez que a que aparece no mercado já não é como a de antigamente (húmida)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Sáb 26 Jan 2019, 14:18

Boa tarde sr. Ferreira.
É verdade não é muito longe quem sabe não lhe faça uma visitinha hehe.
Não notei nada de mancha no ventre.
Vou guardar esse produto para a coccidiose.
Qual é a mistura que faz sr. Ferreira? (isto é caso não haja algum segredo
A papa que uso cede exóticos vejo bons resultados quando bengalins alimentam goulds., misturando germix exóticos. Adoram
Mesmo nos adultos eles gostam muito. Por vezes, nem sempre, uso óleo fígado bacalhau para humeder mais nos adultos

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Sáb 26 Jan 2019, 19:03

Boa tarde Roberto.
Não se esqueça de meter o nome no fim de cada vez que escreve, é obrigatório.
Dá esse germix exóticos seco ou molhado?
Quando o amigo quiser vir é só avisar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Dom 27 Jan 2019, 07:50

Não sei porque mas quando meto um boneco depois a seguir corta me algumas palavras e não reparei que não estava assinado sr. Ferreira.
Dou o germix normal tal como vem junto com a papa cede.
Depois as vezes misturo o óleo

Roberto Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Dom 27 Jan 2019, 10:57

Bom dia Roberto.
Provavelmente escreve no telemóvel em vez de PC, daí haver corte nas palavras. Infelizmente o serviço prestado no Fórum está a degradar-se devido a isso.
Não é bom misturar-se sementes com outro tipo de alimento húmido ou semi-húmido, é que as bactérias desenvolvem-se nesse meio, apoderam-se das sementes e restante alimento e é o fim da picada como se costuma dizer. Quem sabe se não é por isso que os pássaros estão a morrer.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Dom 27 Jan 2019, 11:07

O germix estou a dar a pouco tempo. Mesmo o germix é seco e a papa também. Disso não me parece muito mas nesta altura já tudo é hipótese. Diga me uma coisa qual é os valores que costuma usar para fazer a mistura um exemplo para 20 ou 25kg de comida? Usa bengalins? Dá a mesma mistura as duas espécies?
Em Relação ao fonio onde consigo arranjar? Zona Évora sabe?

Cumpts
Roberto

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Dom 27 Jan 2019, 16:29

Boa tarde Roberto.
Antes isso! qualquer das maneiras, não sou apologista de se misturar papas com sementes. É preferível misturar essas sementes com a mistura de sementes.
Com respeito a papas secas não aconselho de maneira nenhuma e por dois motivos. Primeiro, porque essas papas não trazem conservantes, logo, quando eles vão beber água por estarem embaçados e voltarem a comerem as papas, estas ficam molhadas e ao fim de poucas horas as bactérias em especial a salmonela desenvolvem-se e infectam os pássaros. Segundo, o intuito das papas uma vez que são compostas por proteína animal (ovos) é substituir os insectos que eles comem enquanto dura o ciclo de criação e muda de penas, ora que eu saiba, os insectos em 90% são constituídos por água, logo, são húmidos e não secos como essas papas.
Sim utilizo bengalins como amas embora tenha cais que quando lhes apetece criam os filhos sem problemas.
A mistura que faço é tanto para Goulds como para os bengalins. Quando criava outros exóticos, como o caso dos africanos, diamantes papagaios e outros, é que fazia misturas especificas.
Aqui vai a mistura que lhes dou como disse desde 1973 em continuado de maneira que vá de muda a muda, é que mesmo se fazendo a mistura com as mesmas qualidades mas provenientes de sítios diferentes é o suficiente para entrarem em muda embora muitas das vezes não notamos a não ser uns pontos brancos na cabeça, sinónimo de penas novas e isso faz com que parem com as posturas.
10Kg de milho alvo amarelo
10Kg de alpista
5Kg de milho alvo branco
1,5Kg de milho alvo vermelho
1,5Kg de Milhete japonês
250g de Níger (semilha)
lojas aí em Évora a venderem fónio não conheço, o que costumo fazer é quando vou ver exposições de grande envergadura comprar essas coisas fora do comum e que são mais baratas, mas pode comprar online onde me abasteço de sementes e outras coisas. http://www.casacereais.pt/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Dom 27 Jan 2019, 16:37

Sim sim estou a perceber o que está a dizer em relação a papa. Sendo assim acho que vou ponderar a alteração de papa para húmida.
Mais uma vez muito obrigado sr Ferreira.
Em relação a bons crescimentos e desenvolvimentos nas aves da alguma coisa nas papas?

Abraço
Roberto Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Seg 28 Jan 2019, 11:39

Bom dia Roberto.
Não adiciono nada nas papas a não ser as sementes de fónio como expliquei anteriormente e mesmo estas só durante as criações e de mês sim mês não. O que dou é Aminovit-L na água a partir do mês de vida e até fazerem mais 15 dias depois de serem separados, isto para os ajudar a desenvolverem as penas e combater o stress da separação e terem sempre papa há descrição até serem eles próprios a deixarem de a comer o que acontece mais ou menos a partir de Julho caso estejam em plena forma de saúde. isto também para os adultos a partir de fins de Fevereiro para os ajudar a fazer a muda de penas sem problemas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Ter 29 Jan 2019, 20:26

Mais uma vez muito obrigado sr. Ferreira.
Abraço e boas criações. Quando tiver noticias eu digo.

Cumpts.
Roberto

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Sex 08 Fev 2019, 11:00

Bom sr Ferreira.
Tal como o prometido é devido deixo informação relativamente ao que me foi transmitido do hospital veterinário acerca da Necropcia.
Confirmam se as minhas suspeitas. Ou seja o que me foi dito é que é uma bacteria que ataca os intestinos e por sua vez o fígado. A parte que não me agradou saber foi que não me souberam dizer a bacteria uma vez que as aves neste caso morreram no domingo e só foram entregues na terça pela manhã (estando na segunda feira devidamente acondicionados no frio). Mas que ainda assim a bacteria pode ter alterado o estado e não conseguiram dizer qual era em concreto.... Resumindo não sei o que fazer..
Abraço

Roberto C

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qui 14 Fev 2019, 11:48

Bom dia Roberto.
Desculpe de só agora estar a responder, é que o meu PC avariou e agora que estou a fazer uma revisão é que reparei que não tinha respondido.
Foi pena não dizerem que bactéria foi.
Administre na água de beber durante uma semana 1 colher medida de Salmocoli para 1L de água destilada ou desmineralizada e nas papas de modo que as comam todas no máximo em 48h. a quantidade da ponta de uma colher das de café de pó FP20/20 durante 5 tomas de papa, depois duas tomas de papa sem o antibiótico e mais 5 tomas de papa com o antibiótico. Não esquecer de tirar o GRIT ou outras fonte de cálcio que tiver na gaiola enquanto estiverem a antibiótico, é que os minerais e em especial o cálcio anula a maioria dos antibióticos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Qui 14 Fev 2019, 11:57

Bom dia sr. Ferreira. Não tem mal nem sempre as coisas correm como esperamos.
Entretanto comecei a dar o fp 20 20 na água hoje já é o terceiro dia. Como faço agora? Eu ate que precisava falar consigo de uma situacao que aqui me aconteceu mas é difícil explicar assim. Caso possa enviar me o seu contacto ficaria grato.
Mais uma vez obrigado.
Abraço.
Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qui 14 Fev 2019, 12:43

Bom dia Roberto Capucho.
Eu gosto de administrar o FP20/20 nas papas e como preventivo, o Salmocoli é mais curativo que preventivo mas OK. Vai administrar durante 7 dias seguidos.
Tem que meter fotos das fezes para poder ver isso.
Quanto ao resto, se é assunto pessoal sempre tem as mensagens MP (no cabeçalho azul) e só eu vejo a sua mensagem, é que eu uso próteses auditivas digitais e os telefones em especial os telemóveis fazem interferência e na maioria das vezes corta o som ou ruídos constantes, mas se tiver que ser, envie-me uma MP que lhe faculto o nº do telefone fixo que sempre tem menos zunidos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Qui 14 Fev 2019, 12:48

Na papa por acaso nunca usei. Sim já agora acabo.
Assim que possível tentarei colocar foto.
Desconhecia a situação sr. Ferreira mas eu envio lhe mensagem.
Abraço.
Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qui 14 Fev 2019, 13:22

Boa tarde Roberto Capucho.
Pois é verdade infelizmente! Tive uma perfuração no ouvido esquerdo e o direito também ficou afectado devido a uma grana de morteiro na Guerra Colonial (Moçambique) que rebentou junto há minha cabeça tendo a jante de um unimog 404 a proteger e com a idade agravou. https://bringatrailer.com/listing/1967-mercedes-benz-unimog-404/
O FP20/20 faz mais efeito nas papas que na água, basta meter a quantidade da ponta de uma colher das de café e envolver numa quantidade de papa que a comam toda no máximo em 2 dias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Qui 14 Fev 2019, 13:31

Infelizmente agora com a idade já se sabe que é mais complicado amigo.
Em relaxação ao fp estou a meter na água 1 colher por litro.
Na papa meto cerca de que quantidade mais ou menos em gramas?

Abraço
Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Qui 14 Fev 2019, 16:42

Boa tarde Roberto Capucho.
Num comedouro de papas dos pequenos, mete a papa e verte por cima a quantidade que referi anteriormente e mexe.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Sex 22 Fev 2019, 16:59

Sr Ferreira Boa tarde.
Já consegui as sementes de fonio. Entretanto já dei o fp estão agora com multivitaminico como normal.
Como posso proceder daqui para a frente?
Meto 1 colher sopa de sementes de fonio por kg de papa certo?
Abraço
Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  RobertoC Sex 22 Fev 2019, 17:09

Outra coisa é se posso agora depois do fp esperar uns dias e dar o tal medicamento que me tinha falado.

Abraço
Capucho

RobertoC

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Ferreira Sáb 23 Fev 2019, 17:31

Boa tarde Capucho.
O amigo leva muito tempo a responder e mesmo assim não concretiza o meu pedido.
Se administrou o FP20/20 e como não me envia fotos, não o posso ajudar. Não ajudo às cegas e de boca.
Sim, basta uma colher da de sopa de cagulo de fónio para um quilo de papa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11844
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Morte nos goulds Empty Re: Morte nos goulds

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos