Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarentena para as novas aquisições

2 participantes

Ir para baixo

Quarentena para as novas aquisições Empty Quarentena para as novas aquisições

Mensagem  Rui Santos 77 Dom 02 Jan 2011, 01:51

Sr Ferreira,
apesar de ter pesquisado no forum,fiquei na mesma com duvidas sobre como fazer a chamada "quarentena" a novas aves que adquirimos para o nosso plantel...
Mesmo que sejam provenientes de criadores de confiança que nos afirmem que estão "tratadas" e, por exemplo nesta altura do ano, "prontas a criar", penso que haverá senão tratamentos preventivos, pelo menos alguns cuidados a ter até juntar essas novas aves às já existentes (aguardar X dias até os juntar às aves já existentes, observação das fezes, do comportamento e estado fisico das mesmas...).
Quando falo em tratametos preventivos, estou a pensar, por ex na desparasitação, mas tenho a ideia que só isso não bastará...
Falando da minha experiência na columbófilia, neste caso faz-se tb preventivos para as salmonelas, tricomonas, coccidioses... e entre as várias etapas há que vitaminar...
Como maçarico nos exóticos, faz-me um pouco de confusão de como transpor estes procedimentos para os mandarins que agora resolvi criar.

Outro dos motivos que me levou a colocar estas questões é o de que pretendo adquirir alguns casais de bengalins, que não são de exposição, para servirem de amas, mas como os ditos bengalins estão meio à balda, receio não os saber tratar convenientemente e vir a trazer algum problema aos mandarins.

Rui Santos 77

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 51
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Quarentena para as novas aquisições Empty Re: Quarentena para as novas aquisições

Mensagem  Ferreira Dom 02 Jan 2011, 15:24

Boa tarde Rui Santos.
Os procedimentos a fazer em termos de quarentena são precisamente os mesmos que faz com os pombos.
1º caso seja possivel meter os pássaros noutra dependência que não o aviário enquanto decorre a desparasitação.
2º desparasitar externamente devido a agum piolho ou ácaro que tragam, fazendo pelo menos uma segunda aplicação passado 15 dias.
3º desparasitar internamente e repetir passado 21 dias.
4º como disse e muito bem observar as fezes, verificar se estão muito magros ao ponto de se notar o osso do peito, se embolam, etc., etc.
5º devido ao Stress das mudanças em tudo, deve-se dar um complexo vitamínico há base de aminoácidos.
Depois de já se encontrarem nas respectivas gaiolas deve-se dar para toda a vida e desde que não estejam a tomar outra coisa Complexo-B para desanuviar o figado das sementes gordas e rançosas, sendo 5 gotas para 100ml de água e durante 5 dias seguidos por mês.
Só se deve dar algo para combater salmonelas e outras bactérias caso veja sintomas disso e se quiser prevenir então só dar depois de estarem em casais e começarem a fazer ninho
Como é colombófilo e os produtos para os pombos em especial os antibióticos serem há base de SULFAS e estes terem a particularidade de esterelizarem em especial os machos, aconselho-o a não os utilizar em especial na época de criações.
Penso que era isto que queria Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarentena para as novas aquisições Empty Re: Quarentena para as novas aquisições

Mensagem  Rui Santos 77 Dom 02 Jan 2011, 16:23

Sr Ferreira, obrigado pelas orientações que me deu.
Para ser sincero e se fosse fazer a transposição do tipo de preventivos que aplico aos pombos no inicio da época de reprodução, ía fazer asneira e nem um passarito conseguia criar nos próximos meses...
Mas também a perguntar é que se aprende, e sempre se evitam males maiores, não tanto para nós enquanto criadores, mas mais para as aves que no fim de tudo é que sofrem a consequência daquilo que fazemos com elas.

Rui Santos 77

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 51
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Quarentena para as novas aquisições Empty Re: Quarentena para as novas aquisições

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos