Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MANUTENÇÃO E CRIAÇÃO DE DIAMANTES PAPAGAIO

Ir para baixo

 MANUTENÇÃO E CRIAÇÃO DE DIAMANTES PAPAGAIO Empty MANUTENÇÃO E CRIAÇÃO DE DIAMANTES PAPAGAIO

Mensagem  Ferreira Qua 06 Set 2017, 12:31

MANUTENÇÃO E CRIAÇÃO DE DIAMANTES PAPAGAIO
UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Os diamantes papagaios são originários da Ilha Nova Caledónia (sob administração francesa) situada no Continente Oceânia Hemisfério Sul.
Vivem em pequenos bandos nas orlas florestais em especial onde há pequenas hortas devido ao tipo de alimentação que é há base de sementes de pequenas gramíneas. Na época de criação, de Outubro a Fevereiro (Primavera Austral), vivem em casais disseminados na orla florestal onde constroem ninhos bastante espaçosos em buracos nas árvores, mas baixos, nesta época a alimentação base passa a ser quase em exclusivo de insectos e outros bichos.
MANUTENÇÃO EM CATIVEIRO
ALOJAMENTO
Como são aves muito activas precisam de uma gaiola de preferência um pouco maior que o habitual, qualquer das maneiras, desde que tenham 60 X 40 X 50cm (+/-) é suficiente e com poleiros o mais afastado possível, no fundo ter somente tabuleiros com areia normal, nada de areia perfumada e branca, caso seja areia da praia, que seja fina e antes de a meterem nos tabuleiros, tem que ser muito bem passada pelo menos uma quatro vezes por água doce e na ultima água deitar 2 gotas de tintura de iodo por cada litro para matar fungos e bactérias, mexer bem a areia nessa água e deixar estar durante pelo menos 15minutos, escorrer a areia e deixar secar. A gaiola que tenha pelo menos 2 comedouros e um bebedouro
ALIMENTAÇÃO
Tendo em conta a alimentação em estado selvagem e com a experiência ao longo de anos a criar estes passarinhos, a mistura de sementes que recomendo é a seguinte:
4Kg de alpista
2Kg de milho painço amarelo
1Kg de milho painço branco
1Kg de milho alvo amarelo
500g de milhete japonês
250g de milho painço vermelho
250g de sementes da saúde (mistura branca)
100g de sementes de relva
25g de Níger
Dar 4 bichos dos farelos (tenébrios molitor) por pássaro/mês, não dar bichos búfalo porque os diamantes papagaio não os comem, em todos os bichos de casca rija simplesmente arrancam-lhes a cabeça e chupam-nos, ora como os bichos búfalo são por metade do tamanho é mais o que desperdiçam do que outra coisa.
SUPLEMENTOS
Que tenham sempre um comedouro com GRIT. Dar por sistema e para bom funcionamento do fígado 5 gotas de Complexo-B para 100ml de água durante 5 dias seguidos por mês. Os bichos dos farelos e uma verdura de vez enquanto que seja de verde escuro, nunca dar alface por ser indigesta a qualquer pássaro.
CRIAÇÃO EM CATIVEIRO
A alimentação base é a mesma, meter-se um comedouro dos pequenos com uma papa que seja há base de ovo e húmida, aumentar no principio para 4 bichos diários e assim que fizerem o ninho aumentar para 6 bichos diários, quando as crias nascerem, aumentar para 10 bichos diários por casal.
Preparação para a criação que começa em Setembro. Fazer uma desparasitação interna e repetir passado 21 dias exactos, no intervalo das desparasitações, administrar na água de beber 5 gotas de Complexo-B para 100ml de água durante 5 dias seguidos. Passa do a desparasitação, administrar na água de beber 20 gotas de Colina Ca/P ou outra, durante 2 semanas seguidas, se seguida administrar durante 7 dias Vitamina-E (Seriferol da Latac de preferência) sendo, 4 gotas para 100ml de água. De seguida, meter na papa e misturar 4 gotas de Vigantol durante 7 dias seguidos, mas em comedouro que a comam toda em 2 dias e depois de vez enquanto (compra-se nas farmácias, é para bebés humanos e trata-se de Vitamina-D3). Ao mesmo tempo, mete-se na água e durante 5 dias seguidos para prevenir ou matar alguma bactéria a quantidade de uma colher das de café, mas rasa de FP 20/20, Salmocoli, ou outro antibiótico.
Ao mesmo tempo, mete-se as caixas ninho que devem ser idênticas hás dos Gold e a um canto da gaiola de preferência no sentido contrário ao da caixa, fibra de coco ou fenos que sejam direitos, nunca utilizar por exemplo fio de sisal porque há menor desconfiança revoltam o ninho todo e o fio de sisal enrola-se nas patas.
Os Diamante Papagaio quando estão no choco precisam de total sossego, ao menor movimento abandonam e reviram o ninho, caso lhes aconteça isso, o que têm que fazer é de imediato tirarem os ovos com uma colherzinha e metê-los debaixo de bengalins.
Nunca se deve mexer com os dedos seja que ovo for porque o nosso suor mata ou destrói os embriões.
MUDA DE PENAS
A muda de penas é a faze mais critica na vida de um pássaro, portanto os Diamantes papagaios não fogem há regra. A muda acontece logo após acabarem de criar, primeiro a caída de uma por outra pena e passado um mês arranca então a muda até se revestirem de novo. Os cuidados a ter-se durante este período são idênticos aos cuidados a ter-se durante as criações, mas como o esforço é muito maior em termos de energia e o desgaste físico ainda muito mais, devemos administrar-lhes na água durante duas semanas seguidas e depois três dias por semana até completarem a muda, um complexo vitamínico/mineral/ aminoácido, no mercado existe uma panóplia de marcas com este fortificante, mas para mim o mais completo é o Aminovit-L da AviZoon, por este motivo não meto quantidades.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.
Boas criações

Um abraço Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos