Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquitos bebés não querem sair do ninho

2 participantes

Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Claudia Le Ter 21 Abr 2015, 17:02

Olá,

Tenho 3 crias de periquitos com as penas todas.

Duas das crias já sairam do ninho sózinhas, o problema é que uma delas voltou a entrar e não saiu mais, a outra fica a tentar entrar para o ninho, mas a mãe dá-lhe bicadas na cabeça e não a deixa lá chegar. Tenho receio que a mãe acabe magoando alguma mesmo a sério, pois todas as crias aparentam ter marcas de bicadas na cabeça.

Quando as retiro para limpar o ninho a mãe não as quer deixar entrar.

Não sei o que fazer, os bebés estão grandes e já com as penas todas, pelas minhas contas terão entre 28 a 30 dias, será que tiro todas dentro do ninho de forma a não os deixar entrar mais?

Além disso a mãe está novamente a raspar o ninho, aparentemente quer por mais ovos.

Agradecia que me aconselhassem.

Claudia Le

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Ferreira Ter 21 Abr 2015, 18:52

Boa tarde Cláudia.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim da cada mensagem, é uma das regras do Fórum que exijo.
Vamos de principio, Nunca se deve mexer e muito menos limpar caixas ninho de periquitos quando estão para o abandonar, o que acontece por volta dos 30 dias normalmente por instinto ou corridos pela mãe para iniciar nova postura e as crias a partir desse momento são alimentadas em exclusivo pelo pai mais 15 dias, é que a Cláudia ao tirar as crias, a mãe pensou que tivessem sido elas a saírem. sendo assim, tem que estar muito atenta a ver se a mãe não os espenica em excesso, caso o faça, tem que os tirar da caixa ninho para o fundo da gaiola que o pai alimenta-os.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Claudia Le Qua 22 Abr 2015, 15:42

Obrigada pela resposta. Não fazia ideia que não os devia tirar do ninho nesta altura.

Dois deles já saíram do ninho sozinhos, mas há que continua a ir dormir para dentro do ninho, sem qualquer resistência por parte da mãe ou do pai, no entanto o outro já levou uma bicada na cabeça e já nem se atreve a tentar entrar para o ninho.

Em relação ao mais novinho já está a espreitar, por isso penso que não deve tardar muito a estar cá fora.

Depois de todos estarem cá fora posso tirar o ninho?

Obrigada

Cláudia


Claudia Le

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Ferreira Qua 22 Abr 2015, 17:16

Boa tarde Cláudia.
Se não quiser que façam mais criações sim. Se quiser que façam mais, nesse caso simplesmente limpa a caixa e mete novamente.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Claudia Le Qui 23 Abr 2015, 15:10

Boa tarde Sr. Ferreira,

Venho aqui dar-lhe as últimas novidades.

Ontem quando cheguei a casa reparei que os meus periquitos tinham feito um buraco no ninho, felizmente o buraco não era grande o suficiente para caírem do ninho, mas dava bem para ver as patinhas, nem quis acreditar, que vândalos...

Entretanto hoje de manhã estavam todos cá fora e eu tirei o ninho, pois a mãe não gostou e começou a dar bicadas aos filhotes, e até eu levei uma bicada mais forte, apesar dela ser mansinha, mas depois lá se acalmou. Como o meu marido ia ficar por casa hoje, pedi-lhe para dar uma olhadela e ele diz que está tudo normal.

Nem quis acreditar quando vi o mais novinho, o que saiu hoje, a comer sozinho da caixinha que coloquei no fundo da gaiola com comida e a ir para o poleiro mais alto, com a maior das facilidades, enquanto que os outros mais velhinhos se ficam ainda pelos poleiros mais baixos. Que atrevido...

Obrigada pela sua ajuda, pois é a primeira vez que lido com um ninho e com periquitos bebes e tirei algumas dúvidas aqui.

Cláudia Lemos

Claudia Le

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Ferreira Qui 23 Abr 2015, 19:13

Boa tarde Cláudia Lemos.
O roerem o fundo do ninho é normalíssimo, todas as caixas ninho destinadas a periquitos trazem um fundo concavo falso, que se deve substituir por outro caso se veja que esteja ratado em excesso.
O caga no ninho estar a comer sozinho também é normalíssimo porque sendo o ultimo a sair não forçado, acabou por completar o tempo de 30 dias alimentado pelos pais.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Claudia Le Sex 24 Abr 2015, 12:21

Boa tarde,

Agora o pai todos os dias de manhã anda sempre atrás da mãe e ela acaba por se virar a ele a dar bicadas, depois acabam por se entender. Há alturas em que só o vejo atrás dela e ela a fugir.

Mas o meu problema é que não sei o que se passa, a mãe agora todos os dias de manhã anda também atrás dos pequeninos para lhes dar bicadas. Eles estão sossegados lá no seu sitio, pois ela vai lá correr com eles. Passado um bocado acaba por acalmar. Será por ciumes? Ou por stress?

Os pequeninos agora já aprenderam a dar-lhe bicadas também para a mandar embora, e então é uma confusão todos os dias de manhã naquela gaiola...

Será normal? O que posso fazer?

Cumprimentos

Cláudia Lemos

Claudia Le

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Ferreira Sex 24 Abr 2015, 13:22

Boa tarde Cláudia Lemos.
É tudo normal.
Todos os pássaros fazem território no que diz respeito há criação, incluindo correr com os filhos assim que comam sozinhos, daí ela andar atrás deles. Assim que tiverem 45 dias de vida e a comerem sozinhos tem que os tirar para outra gaiola, caso contrário vai haver sangue.
Quanto ao macho andar atrás da fêmea, pois claro, quer outra vez rabadofe lol!

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos bebés não querem sair do ninho Empty Re: Periquitos bebés não querem sair do ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos