Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com caturra

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Ajuda com caturra

Mensagem  Joao Silva Dom 07 Nov 2010, 15:02

Boa tarde Sr Ferreira e restantes elementos do forum.
Sr Ferreira ja passou um tempinho desde a ultima vez que cá vim mas as duvidas continuam.
A minha caturra que andava a criar a mão já está grandinha mas já vou para a décima semana e ela mal toca na comida que esta na gaiola. Na oitava semana so lhe dava uma papa uma vez a noite mas se calhar a quantidade não era boa ( 15 - 20 ml). Isto é normal ou está mal habituada?
Outra questão e espero poder fazê-la aqui pois assim vai já tudo e é relacionada com espirros. Noto que ela ultimamente tem espirrado algumas vezes. No inicio pensei que fosse por causa das toalhitas pelo facto de a limpar cada vez que acabo de lhe dar papa mas já a "apanhei" a espirrar noutras alturas em que não a tinha limpo com as toalhitas.
Preocupa-me também que ela por norma esteja a um canto na gaiola pois pelo que li, quando estão muito quietas é preocupante. Quando estou em casa ela costuma andar sempre comigo no meu ombro mas quando não estou e chego ela esta sempre num canto e só quando chego perto dela e a começo a chamar é que se começa a mexer e a ficar doida para sair da gaiola.

Joao Silva

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 38
Localização : Porto de Mós

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Ferreira Dom 07 Nov 2010, 21:40

Boa noite João Silva.
Já é tempo a mais a papa, quando são criados pelos pais ao fim de 45 dias já se alimetam sozinhos embora haja um ou outro mais atrasado mas alimentados pelo pai fora do ninho. A serem alimetados por nós no máximo 60 dias e já comem sozinhos, se ela já come embora pouco, só tem uma coisa a fazer, deixe-lhe de dar a papa porque a fome é boa conselheira, meta-lhe um comedouro com uma boa papa (por exemplo Witte Molen) ao pé do comedouro das sementes e na água vai meter durante uma semana 5 gotas de Aminovit-L para 100ml de água, depois 2 dias só água e mais 5 dias a Aminovit-L.
O estar parada e só reagir quando chegas a casa e te aproximas é pelo simples facto de ter sida criada por ti e portanto para ela foste a mãe e se calhar passa o dia todo sozinha não?
Quanto ao espirrar, não sei as causas mas poderá ter sido papa que entrou pelas narinas dentro e enquanto não expulsar ha-de espirrar, claro, isto se não estiver em sitio que apanhe correntes de ar ou mudança brusca de temperatura.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Joao Silva Seg 08 Nov 2010, 00:14

Sr Ferreira muito obrigado pelo conselho.
Tenho outra questão: ela costuma estar a passar o bico nas penas que eu julgo ser para se lavar contudo tem-se coçado com alguma frequência e em alguns lados caiu não penas mas uma especie de penugem semelhante aquela camada que têm quando nascem mas mais grossa.já me questionei se teria piolhos pois tem uns pontinhos parecidos com caspa por cima das penas mas não se mexem.

Obrigado pela ajuda. Abraço

Joao Silva

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 38
Localização : Porto de Mós

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Ferreira Seg 08 Nov 2010, 17:37

Boa tarde João Silva.
Isso é ela a alizar as penas e a tirar penas juvenis que ficaram.
Dê-lhe pelo menos uma vez por semana caso ela não tome banho umas borrifadelas com água tépida que ajuda a limpar-se.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Joao Silva Sex 12 Nov 2010, 21:36

Sr Ferreira é com muita tristeza que aqui venho desta vez. Ao fim de praticamente uma semana já a comer sozinha pois como o Sr ferreira disse e muito bem, a fome é boa conselheira, manha dei com a Popas que é a minha caturra abatida e toda para baixo e meio zonza. Fui ao veterinario com ela que me deu umas gotas para misturar na agua e uma seringa cheia, conteudo que nao lhe sei dizer qual era, que lhe tinha que dar de 12 em 12 horas. Infelizmente nao sei o que lhe deu que morreu a alguns minutos. Obrigado por toda a ajuda que me deu.

Abraço

Joao Silva

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 38
Localização : Porto de Mós

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Ferreira Seg 15 Nov 2010, 12:28

Bom dia João Silva.
Lamento a morte da caturra, mas gostava de saber que papa lhe dava, se fazia a papa com água fervida e os restos eram mandados fora, se igualmente os utensilios empregues tanto na confecção como no dar eram igualmente fervidos em água, isto porque o que levou a Caturra há morte foi uma entrite provocada por salmonelas.
Uma ave pequenina só por o ser não se deixa de se ter os mesmos cuidados que um bebé humano

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Joao Silva Seg 15 Nov 2010, 20:59

Sr Ferreira a para que lhe dava quando a alimentava com seringa era a nutribird a21 e costumava ferver agua que depois punha num termo para ter a agua sempre quente. Todos os dias fazia isto. as seringas a colher e mesmo o recipiente onde fazia a mistura eram fervidos. A papa que lhe metia ao pé da mistura era uma que comprava na loja onde comprava o resto da comida para ela mudando a uma semana para a witte molen.A mistura que lhe dava era da versele-laga e o grit tambem.

Joao Silva

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 38
Localização : Porto de Mós

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Ferreira Seg 15 Nov 2010, 22:34

Boa noite João Silva.
Mas fazias a quantidade só para a toma ou fazias a quantidade para o dia inteiro.
As causas também podia ter sido as papas que tinha para se habituar a comer estarem estragadas. Ao longo destes anos todos a criar não tem conta os pássaros que me morreram devido ás papas não chegarem a minha casa em condições, estragadas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Joao Silva Ter 16 Nov 2010, 01:46

Fervia a agua para o dia inteiro, tirava um pouco para a primeira papa do dia e o resto ia para o termo. Acredito nisso Sr Ferreira. Foi o meu primeiro pássaro a criar a mão e mesmo sem ser a criar a mão pois fora isso só tenho dois periquitos que estão todos contentes na sua gaiola. Numa próxima tentativa de criar a mão irei ter mais atenção.

Obrigado pela atenção e por toda a ajuda

Abraço

Joao Silva

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 38
Localização : Porto de Mós

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturra Empty Re: Ajuda com caturra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos