Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação Red Rumped

2 participantes

Ir para baixo

Criação Red Rumped Empty Criação Red Rumped

Mensagem  ivansimao Dom 25 Ago 2013, 12:27

Bom dia Sr. Ferreira, e restantes foristas,


Venho aqui colocar uma dúvida acerca da criação de red rumpeds, e tambem contar o episódio que me aconteceu.

Desde já é a primeira vez que faço criação de red rumpeds, tenho um casal, que é composto por um macho com cerca de 3 anos, e uma fêmea, que segundo o criador onde a comprei, em Maio do ano corrente (2013), fez 1 ano.

O que se passa, é que o ano passado, apos ter comprado a femea, juntei ao macho, em Setembro, sem ninho, apenas na gaiola, para se habituarem.  Entretanto construi o ninho, e em Dezembro, coloquei o mesmo, com um pouco do turfa na base, acontece que inesperadamente ao que eu estava à espera, a femea gostou do ninho, e em Janeiro, já la andava dentro. Entre Janeiro e Fevereiro, tive entao a primeira surpresa, os primeiros ovos, 5 ovos, fui anontando os dias, e fui contando os mesmos.

Após ter passado o periodo de incubação, decidi voltar a ver o ninho, e para meu espanto, ja tinha 10 ovos, o que me leva a crer, que a 1ª postura não deu em nada, e ela iniciou nova postura sem retirar os ovos antigos. Isto porque eu tenho a certeza que sao casal, e o macho pouco andava no ninho, apenas o guardava cá fora.

Entretanto verifico que esta 2ª postura tambem nao dá em nada, e para nao sujeitar o animal a mais esforço desnecessário, após o periodo de incubação tirei os ovos.

Para meu espanto, isto tudo desenrolou-se ate março/abril, e acontece que a partir dai, até hoje, a femea ja nao se interessa pelo ninho, so o usa para dormir à noite, não colocou mais ovos, e não mostra qualquer interesse em iniciar nova postura. (isto é, dantes o macho dava-lhe comida ao bico, no poleiro, acariciava, mas das poucas vezes que la vou espreitar, já nao existe essa quimica)

Toda esta atitude da femea, penso que se deve à sua inexpriencia e por ser muito nova.

A minha pergunta é, devo-me preocupar com esta situação? Estas aves não criam durante o ano todo, e faz com que so haja aquele interesse pelo ninho e por criar, na epoca de criação, entre Janeiro e Julho?

Obrigado

Ivan Simão

ivansimao

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação Red Rumped Empty Re: Criação Red Rumped

Mensagem  Ferreira Qua 04 Set 2013, 13:01

Bom dia Ivan Simão.
São pássaros australianos, portanto eles estão correctos no instinto o Simão é que não (a Primavera Austral vai de 22 de Setembro até 21 de Desembro)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação Red Rumped Empty Re: Criação Red Rumped

Mensagem  ivansimao Qua 04 Set 2013, 22:01

Ferreira escreveu:Bom dia Ivan Simão.
São pássaros australianos, portanto eles estão correctos no instinto o Simão é que não (a Primavera Austral vai de 22 de Setembro até 21 de Desembro)

Um abraço, Ferreira
Boa noite Sr.Ferreira, entao se bem entendi, a epoca de criação, irá ainda começar, agora em setembro correcto?

Desde ja Obrigado

Ivan Simão

ivansimao

Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação Red Rumped Empty Re: Criação Red Rumped

Mensagem  Ferreira Qui 05 Set 2013, 12:36

Bom dia Ivan Simão.
Sim, assim que começar a chover cá eles arrancam.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação Red Rumped Empty Re: Criação Red Rumped

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos