Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra com estalidos

2 participantes

Ir para baixo

Caturra com estalidos Empty Caturra com estalidos

Mensagem  Pardal Ter 25 Jun 2013, 10:09

Bom dia Sr. Ferreira,

Passa-se algo com a minha caturra, algo que começou há duas semanas e só acontecia muito de vez em quando mas que desde ontem se repete bastante:

ela parece estar sempre a mastigar, com o bico fechado e faz uns estalidos. É algo na zona imediatamente abaixo do bico e por vezes parecem espasmos pois as penas dessa zona mexem. De notar que ela NÃO faz o gesto de engolir em seco ou ameaça de vómito. Por vezes parece rouca, mas muito pouco. Não tem nada a ver com respiração.

Ela não tem as penas eriçadas, a cauda não se move com a respiração, as fezes são as habituais (que nunca chego a saber o que é normal:)...), respira normalmente, não tem corrimento nas narinas, não espirra há muito tempo, está bastante activa, marota e brincalhona e a fase de muda das penas está a decorrer normalmente.

Come mistura para caturra e uma vez por semana come vegetais; tem sempre grit; água limpa e a gaiola é limpa com frequência. Faz também todos os meses Complexo-B e agora na muda já lhe fiz duas semanas de Aminovit-L.

Serão os ácaros da traqueia?

Obrigado pela atenção

Vitor Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com estalidos Empty Re: Caturra com estalidos

Mensagem  Ferreira Ter 25 Jun 2013, 12:19

Bom dia Vitore Ramos.
Sim provavelmente os ácaros na faringe a chatearem, mas também pode ser ela a contrair um bico contra o outro para o desgastar por estar em muda.
Pendura junto a um poleiro um osso de choco para ela desgastar o bico e logo vês como param as modas.
Também podes administrar duas gotas de Pulmosan ou Bogena parasita que não perdes nada com isso, sendo uma no músculo do peito debaixo de cada asa. Repetir ao fim de 21 dias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com estalidos Empty Re: Caturra com estalidos

Mensagem  Pardal Ter 25 Jun 2013, 14:31

Ferreira escreveu:mas também pode ser ela a contrair um bico contra o outro para o desgastar por estar em muda.
Pendura junto a um poleiro um osso de choco para ela desgastar o bico e logo vês como param as modas.
Também podes administrar duas gotas de Pulmosan ou Bogena parasita que não perdes nada com isso, sendo uma no músculo do peito debaixo de cada asa. Repetir ao fim de 21 dias.

Um abraço, Ferreira
Olá,

Muito obrigado pela sua resposta.

Esqueci-me de dizer que ela tem sempre um osso de choco pendurado na gaiola.

Eu tenho Pulmosan, mas quis antes confirmar consigo, para não fazer asneira.

Vou então aguardar e vigiar.

Diga-me: não faz mal eu aplicar o Pulmosan com o pássaro em muda de penas, certo?

Depois, em relação a posologia, datas, complexo-B, modo de preparação, etc, eu vejo isso em tópicos de casos semelhantes.

Vou dar o pulmosan se isto se mantiver e só volto a pedir a sua ajuda se não alcançar resultados.

Só mais uma coisa: aproveito já este tópico para lhe perguntar quando será a melhor altura para fazer a desparasitação interna anual com o Intervermes?Depois disto passar e depois da muda? Lá para Setembro, talvez? Ela nunca tomou Intervermes, só Pulmosan há um ano atrás por causa de ácaros. 

Obrigado pela atenção e boas férias se fôr caso disso.

Cumps,

Vitor Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com estalidos Empty Re: Caturra com estalidos

Mensagem  Ferreira Ter 25 Jun 2013, 18:43

Boa tarde Vitor Ramos.
Sim pode fazer a desparasitação interna lá para Agosto/Setembro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra com estalidos Empty Re: Caturra com estalidos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos