Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquitos, ajuda pf

3 participantes

Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Qua 06 Out 2010, 10:08

Bom dia.
À alguns anos que tenho periquitos (sempre 1 ou 2) mas nunca tive a sorte de os ver procriar. Entretanto esses dois mais antigos morreram com a diferença de 3 meses um do outro e fiquei bastante triste. Então, o meu marido resolveu oferecer-me uma periquita e depois um amigo nosso, que também gosta muito de passadara, decidiu oferecer-nos um macho.
Bem, resumindo, pusemos o ninho e em Agosto fomos brindados com 4 ovinhos! Very Happy Desses quatro apenas nasceu um filhote no ínicio de Setembro, e na semana passada ele já saiu do ninho, veio cá fora espreitar, mas como ainda não sabe voar muito bem, voltou para dentro do ninho. Desde a postura que tive o cuidado de limpar o ninho regularmente. Comprei pericria e umas vitaminas para pôr na água.
Agora, qual não é o meu espanto, quando ontem fui limpar o ninho verifiquei estava lá mais 1 ovo! Shocked Como nunca estive nesta situação, gostava de saber o devo fazer? Agora estão lá dentro a mãe, o filho (que já tem cerca de metade do tamanho da mãe) e 1 ovo! E o pai está cá fora a olhar lá para dentro.
É normal haver uma postura quando o outro filhote ainda está lá dentro? Tenho de retirar o filho do ninho? É que parece que ele ainda é alimentado pela mãe... Neutral

Ah, e outra coisa, o ovinho está sujo. Li algures que se devem limpar os ovinhos por causa das toxinas das fezes.
Gostava que me dessem umas luzes sobre o assunto.

Obrigada.
Liliana

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Qua 06 Out 2010, 12:42

Bom dia Liliana.
Primeiro que tudo bem vinda aos Conselhos do Ferreira
Primeira coisa a fazer é arranjar um calendário ou um caderninho para poder assinalar ou escrever datas.
Os periquitos ondulados pôem entre 4 a 6 ovos e normalmente começam a chocar a partir do 3º ovo, portanto quando a fêmea tiver o 3º ovo conta 18 dias e tem os filhos a nascerem, quando nascerem todos, o que acontece mais 1 ou 2 dias conta 45 dias embora na maioria das vezes eles sairem do ninho com 30 dias, uma vez que a mãe começa a preparar o ninho para nova postura, entre o 30º dia e o 45º dia são alimentados só pelo pai, portanto a partir do 45º dia logo assim que os ver a comerem sozinhos pode-os tirar até porque as fêmeas em criação caso o espaço seja pequeno não tolerarem nenhum outro pássaro junto do ninho que não o parceiro.
Quanto a essas papas, para ser franco não sou adepto de comida e outros produtos para aves vendidas em supermercados, compre antes nas lojas de aves e que a papa seja mais para granitada que em pó.
Compre uma embalagem de Aminovit-L (Avizoon) ou outro produto que sejam aminoácidos e quando separar o filho mete 5 gotas para 100ml=1dl de água durante 5 dias seguidos, depois 2 dias só água limpa e mais 5 dias seguidos. Isto é para não sofrer com a separação e ao mesmo tempo ajuda-o a recuperar.
Atenção que qualquer produto que se meta na água é para ser feito todos os dias, pois após a mistura com a água só fazem efeito durante 24 horas e não podem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Sex 08 Out 2010, 09:13

Obrigado pela pronta resposta, Sr. Ferreira!
Ontem vi o filhote fora do ninho, empoleirado no meio dos pais. Aproveitei para limpar o ninho e pimbas: estava lá mais um ovo!
Agora o filhote já vem cá fora...está um bocadinho por ali, ainda cai do poleiro porque é meio trapalhão a esvoaçar, lá torna a subir e depois volta para o ninho. lol! Nesta altura, posso colocar uma folha de alface na gaiola, para eles irem depenicando?
Tal como o Sr. Ferreira disse, também reparei que é o pai que alimenta o filhote. Assim sendo vou então esperar os tais 45 dias para o separar e depois dar-lhe Aminovit-L.
Uma questão, a partir de que altura é que se começa a perceber o sexo das crias? E a partir de que idade é que eles podem procriar? Tenho um amigo que tem um macho e queria comprar uma fêmea para lhe fazer companhia, mas eu disse-lhe que esperasse um pouco para ver se lhe dava este filhote ou não...

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Sex 08 Out 2010, 13:02

Bom dia Liliana.
Primeiro que tudo, não dê alface porque lhes provoca diarreia, dê antes espinafre ou nabiça e de preferência o talo.
Os periquitos começam a criar mais ou menos com 6 meses, no entanto é recomendavel que comecem a criar quando tiverem um ano.
A cera começa a destinguir-se a partir do 4º mês mais ou menos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Sáb 09 Out 2010, 14:23

Olá Sr. Ferreira.
Hoje fiquei bastante triste. Há pouco apanhei os 3 nos poleiros e fui espreitar para dentro do ninho. Os ovos já não lá estavam, só sobraram uns bocadinhos de cascas... Acho que foi a mãe que os comeu... Crying or Very sad
Será que foi por causa do filhote andar sempre a entrar e a sair do ninho? Nunca a vi bicar o filho por ele entrar. Supostamente ela hoje ia por mais 1 ovinho, até porque ontem vi o macho em cima dela...
Bom,de qualquer maneira vou deixar o ninho mais 1 ou 2 semanas e depois, se não houver mais ovos, retiro-o ao mesmo tempo que o pequenote.

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Dom 10 Out 2010, 22:03

Boa noite Liliana.
Os ovos que estavam no ninho e sujos nunca iriam dar nada mas os que vierem a seguir sim.
Quando as fêmeas têm fontes de cálcio há disposição normalmente mandam esses ovos fora, para ela os comer pergunto se os periquitos têm um comedouro com GRIT há disposição.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Ter 12 Out 2010, 10:30

Bom dia, Sr. Ferreira!
Desde Sábado que apareceram mais 2 ovinhos! Smile Estes estão limpinhos, talvez porque agora só está a fêmea no ninho. O filhote começou ontem a querer depenicar a comida dos adultos e têm-se mantido cá fora ao pé do pai.
Tenho um comedouro com uma mistura de areira, casca de ostra e carvão. Será isso o tal GRIT? Também lá tenho uma pedra branca para eles irem roendo.
Estou mesmo contente com estes bichinhos! Tantos anos com piriquitos e nunca vi uma criação e agora, sempre que posso, estou a observá-los e a ver a evolução do pequenote Very Happy

Muito obrigado pelas informações, Sr. Ferreira Wink

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Ter 12 Out 2010, 11:50

Bom dia Liliana.
Não ande sempre a espreitar que podem enjeitar.
O GRIT é isto http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=134 em Portugal há de diversas marcas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Qua 27 Out 2010, 15:37

Olá Sr. Ferreira!

Ontem nasceu o primeiro filhote desta ninhada! Very Happy Ainda lá estão mais 4 ovitos, vamos ver no que dá...
O outro filhote já está separado dos pais, e adaptou-se bem, embora tenha feito um bocadinho de barulho ao início. Pus o Aminovit-L nas duas gaiolas (pais e filho) para ajudar na mudança e no stress.
Agora a minha questão é a seguinte: parece que tenho uma família debulhadoras cá em casa. Tenho comprado uns sacos de misturas de 1kg, e até à data ninguém se queixou Cool mas agora pensei em fazer eu a mistura. O que é que aconselha? Que sementes poderia eu comprar, e em que proporção?

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Qua 27 Out 2010, 16:22

Boa tarde Liliana.
Para fazer 5kg de mistura

3kg de milho alvo amarelo
1kg de alpista
500g de milho alvo branco
250g de milho alvo vermelho
250g de aveia descascada

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Qua 27 Out 2010, 16:53

Ok! E posso dar esta mistura tanto aos pais como ao filhote que já esta sozinho?

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Qua 27 Out 2010, 17:53

Boa tarde Liliana novamente.
Claro que sim, é para todos os periquitos que tenha em casa.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Seg 15 Nov 2010, 17:47

Olá Sr. Ferreira! Já há algum tempo que não digo nada acerca da minha passarada. Bem, foram postos 5 ovos, dos quais nasceram 5 bebés. Surprised Mas acabaram por morrer os 3 últimos a nascer. Fui dar com o primeiro morto no domingo passado, na segunda morreu mais um e na terça morreu outro... Crying or Very sad Fiquei muito triste, mas calculei que a mãe não conseguisse dar conta de todos, visto que o primeiro que nasceu já estava bem maior que os mais pequeninos. Dois dos que morreram tinham o papo vazio, devem ter sido os mais velhos que não os deixavam comer.
Enfim, é a lei da sobrevivência dos mais fortes. Por isso neste momento tenho os pais, 2 bebés no ninho e o jovem (este está noutra gaiola à parte). Se tudo correr bem, mais 2 semanas e já os tenho fora do ninho.
Já algum tempo que reparei no seguinte, mas só agora me lembrei de perguntar. Costumo forrar o chão das gaiolas com folhetos de supermercado, mas quando dou conta, a passarada come as pontas do papel! Primeiro pensei que rasgassem o papel na brincadeira, mas vi que eles depenicam e devem mesmo engolir! E o jovem que está sozinho, parece que também está a adquirir o hábito! É normal fazerem isso? Terão carência de alguma coisa?
Quando conseguir, hei-de ver se ponho umas fotos deles, para me ajudarem a identificar as mutações e as cores de cada um.
Mais uma vez, obrigada pela atenção.
Beijinhos, Liliana.

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Ter 16 Nov 2010, 12:55

Bom dia Liliana.
Para os filhos morrerem há duas coisas a considerar, primeiro ser a primeira criação a fazerem, segundo, normalmente a culpa é do pai e não da mãe, pois é este que leva o comer há fêmea que por sua vez dás aos filhos, em estado selvagem ou em cativeiro onde haja muitos casais os machos são muito bem escolhidos pelas fêmeas com o intuito de ajudarem a criar a prol. Quanto maior e vivas forem as bolinhas das faces nos machos maior capacidade têm para criar, ora a maioria das pessoas não sabem disto e juntam um macho com uma fêmea e depois o resultado é isso, sendo assim, como o comer que o macho leva é pouco a lei da sobrevivência actua, a mãe só dá comer aos filhos com mais hipóteses de sobreviverem.
Quanto ao papel que mete no fundo da gaiola, substitua-o por papel de cozinha ou não meta nenhum ou então um pouquinho de areia no fundo da gaiola, pois todo o papel impresso tipo jornal é bastante tóxico uma vez que a composição das tintas é feita há base de chumbo e quimicos tóxicos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Qua 01 Dez 2010, 15:24

Boa tarde a todos, e em especial ao Sr. Ferreira.
Tenho andado um pouco preocupada com o crescimento das 2 crias que resistiram. Tal como o Sr. Ferreira aconselhou, apontei todas as datas de nascimento num bloco. Assim sendo, como apenas sobreviveram as crias dos 2 primeiros ovos, a data da postura foi:
1º ovo - dia 09 de Outubro; nasceu a 26 de Outubro.
2º ovo - dia 11 de Outubro; nasceu a 28 de Outubro.
Ora, se as minhas contas estão certas, eles deveriam ter saído do ninho lá p'rós dias 25 e 27 de Novembro! Mas acontece que as crias ainda não estão completamente cobertas de penas, em especial a 2ª cria! Essa ainda está meia depenada... silent Elas piam bastante, já as vi no chão da gaiola e tornei a pô-las dentro do ninho, isto porque a mais pequena tem uma grande diferença das maior (tamanho e penas).
Vou tentar colocar umas fotos. A cria amarela é a do 1º ovo, a azul/cinzenta é a mais pequena. Espero que consigam ver.
Um bom feriado para todos!

Periquitos, ajuda pf Dsc01066gl
Periquitos, ajuda pf Dsc01067v
Periquitos, ajuda pf Dsc01062ls
Periquitos, ajuda pf Dsc01063q

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Qua 01 Dez 2010, 16:12

Ops! As fotos ficaram muito grandes Exclamation Não sei como as hei-de pôr mais pequenas... confused

Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  filiperusso Qua 01 Dez 2010, 23:58

AO fazer upload com o imageshack dá para seleccionar o tamanho.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

http://avesfilipecouto.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Qui 02 Dez 2010, 15:00

Boa tarde Liliana.
Não preciso ver fotos, enganou-se a fazer as contas Very Happy
A contar do dia do nascimento levam 45 dias até serem independentes, no entanto sempre há uns mais atrasados que outros.
Deve-se contar sempre a partir do ultimo que nasceu. se o ultimo nasceu no dia 28-11-2010, só têm os 45 dias de nascidos no dia 12-12-2010 Very Happy
Se tornarem a sair o que acontece por volta dos 30 dias de nascidos, (mesmo sem voarem) não os torne a meter dentro da caixa, pois é a mãe que corre com eles para começar nova postura e eles são alimentados exclusivamente pelo pai.
Se não tiver compre uma embalagem de Aminovit-L ou outro aminoácido para se desenvolverem mais rápido e meta na água, sendo 5 gotas para 100ml=1d de água durante 7 dias, depois 2 dias só água e mais 7 dias a Aminovit-L.
Atenção que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Lilla Sáb 18 Dez 2010, 17:19

Boa tarde! Realmente havia mesmo um filhote que estava mais atrasado no crescimento e na independência. Esse ainda está ao pé dos pais, mas por pouco tempo, porque mais uns dias e já o coloco noutra gaiola.
Neste momento, graças aos conselhos preciosos do Sr. Ferreira já sei como hei-de lidar (pelos menos o básico) com esta matéria da criação. Agora a minha questão é outra... Como é que posso parar com os acasalamentos?!? Exclamation É que ontem a fêmea já começou outra vez a por ovos! Admiro-me muito com isto, porque estamos em Dezembro e na zona onde resido está muito frio, com temperaturas negativas, embora dentro de casa está quentinho... Mas sempre pensei que os periquitos só acasalassem na Primavera/Verão. Shocked
É que já consegui que alguns familiares adoptassem os filhotes, mas as opções para "pais adoptivos" começam a escassear... E a rapaziada não pára de acasalar!
Moro num apartamento, e como tal, não tenho muito mais espaço para colocar mais gaiolas. Neste momento tenho 2 gaiolas (uma com os irmãos mais velhos e outra com os pais e o irmão mais novo).
Claro que uma opção é tirar o ninho, aqui o mais pequenino ainda lá passa muito tempo... Também já me disseram para deitar os ovos fora, mas honestamente não consigo fazer isso...
Como paro a reprodução da passarada?


Lilla

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Ferreira Dom 19 Dez 2010, 16:15

Boa tarde Liliana.
Penso que anteriormente lhe disse que a mãe ia correr com eles por volta dos 30 dias para começar outra postura.
Os periquitos ondelados são australianos, portanto do Hemisfério Sul, quero eu dizer com isto que quando é lá Primavera/Verão é cá Outono/Inverno, por esse motivo começam a criar cá a partir de Outubro e se não tirarmos a caixa ninho só vão parar quando entrarem em muda de pena que será lá para Fevereiro e muitos mesmo a fazerem a muda continuam a criar até morrerem.
Como já escrevi é simples o modo de eles pararem de criar, tira a caixa ninho, provávelmente ela ainda porará no chão uns quantos ovos mas a Liliana simplesmente amanda-os para o lixo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos, ajuda pf Empty Re: Periquitos, ajuda pf

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos