Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquitos

2 participantes

Ir para baixo

Periquitos  Empty Periquitos

Mensagem  JoãoFerreira Sáb 30 Mar 2013, 21:37

Boa noite Srº Ferreira,

Antes de mais uma feliz Páscoa para si e para a sua familia.

Venho de novo solicitar a sua ajuda.

Tenho um casal de periquitos ingleses, que vão na 2ª postura, na 1ª postura tiveram 4 crias (sem porblemas). Nesta 2ª postura tiveram 6 crias, reparei ontem que duas delas já saem do ninho, o que me deixou apreensivo foi hoje que reparei que uma delas ia para junto dos pais e estes não lhe ligavam e não lhe davam comida, tendo visto também que esta cria já se colocava junto á comida, tendo acho a cria um pouco "murcha" agarreia e coloquei-a num dos poleiros, despertou começando a bicar-me e pouco de pois voltou ao ninho.

Pergunto:
- Esta atitude dos pais não lhe darem grande confiança é normal? será que é para a obrigarem a comer já sozinha?

- Da 1º para a 2º postura, não tive oportunidade de fazer a limpeza do ninho, pois, a femea ainda com filhos no ninho começou a colocar ovos, tendo ela agora 6 ciras, sendo uma ainda mto nova (tem poucas penas ainda), pergunto: - como e quando devo proceder á limpeza do ninho, pois, vi hoje o ninho tem mta sujidade e reparei que como são 6 crias dentro do ninho nota-se a caixa humida (julgo ser do calor das crias, pois, não encontro outra explicação).

- Em que altura devo dar o descanço ao casal na procriação?

Tenho também um casal de periquitos ondulados, que colocaram 2 ovos já algum tempo e nada, a femea mantem-se no ninho.

Pergunto:
- Retiro os ovos e ninho, ou, só os ovos.


Neste momento ando a fazer obras num espaço que estava desocupado e que ofereçe melhores condiçoes, pois, é bem mais espaçoso, permitido-me distribuir melhor as aves, ou seja, posso destribuir melhor as gaiolas evitavando estar tão em cima umas das outras.
A minha pergunta é a seguinte, em relação ao novo espaço:

- Foi me dito que ao mudar para um novo espaço, corro o risco de as aves (todas que tenho), poderem baixar a criação, é mesmo assim?

- A mudança das aves para o novo espaço, deve ser feita quando estão em descanço de postura? ou é indeferente?

Cumprimentos,

João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos  Empty Re: Periquitos

Mensagem  Ferreira Dom 31 Mar 2013, 15:32

Boa tarde João Ferreira.
Qualquer ave em criação e desde que veja um filho doente deixa de o alimentar porque o esforço é enorme e há partida e por instinto sabem que mais tarde ou mais cedo o filho vai morrer e por conseguinte não passa os genes para furos filhos. Esprocedimento é mais notótio nos periquitos ondelados, sejam eles mutantes (periquito inglês) ou não.
Para esse mais velhinho andar assim e o ninho estar suado embora haja muita humidade, é sinónimo de bactérias (salmonelas).
Faça uma cura durante 5 dias seguidos com FP20/20 e utilizando água destilada em vez de água normal, sendo o pó de uma cápsula para 50ml de água.
O casl de periquitos normais, das duas uma, ou também têm salmonelas ou os pintos morreram no ovo afogados devido há grande humidade que tem estado e por conseguinte como os ovos respiram e absorvem a água da humidade, o ovo ficou sem camara de ar ocupada por água.
Se os pintos já têm os olhos abertos pode tira-los embrulha-los num pano e limpar a caixa ninho (não lavar) e meter um pouquinho de serradura.
Pode mudar os pássaros para as novas instalações mas quando estiverem no período de descanço, se o fizer em criação poram de o fazerem.
Pode meter os casais em descanço quando fizerem 3 criações ou 5 posturas caso não nasça nada ou os ovos sejam tirados para outros os chocarem.
Muito importante
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24 horas estão alterados ou até mesmo estragados e podem matar, de igual forma não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos  Empty Re: Periquitos

Mensagem  JoãoFerreira Dom 31 Mar 2013, 23:32

Boa noite Srº Ferreira.

Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.

- Em relação ao periquito que andava sozinho, já tem companhia de um irmão fora da caixa ninho, o que me leva a pensar que estão vão saindo do ninho. Pois, hoje vi ambos a entrarem e sairem do ninho, e ambos já se debruçam no comedouro. O que me deixa ainda um pouco preplexo em relação ao 1º periquito (filho) é o facto de não o ter visto esvoaçar ainda, coisa que este 2º periquito que saiu do ninho já fez. Terá o 1º alguma defeciência nas asas? Pergunto se tem alguma defeciência nas asas, pois, hoje fui verificar as patas dos que ainda estão no ninho, para ver se tinhm porcaria agarrada ás unhas ( e tinham) para a retirar, após esta operação lembrei-me de o agarrar 1º periquito para ver se estava pesado e com comida no papo, a reação dele foi apenas de abrir o bico para se defender correr um poupo na rede e não a de esvoaçar.

- Se bem percebi administro aos periquitos inglese durante 5 dias seguidos uma cápsula de FP20/20 em água destilada para 50ml de água.

- E em relação aos periquitos normais? retiro apenas os dois ovos? ou dou-lhes também FP 20/20, da mesma forma?

- Em relação á limpeza da caixa ninho dos periquitos ingleses, dos 6 filhos apenas 1 está mais atrasado (mais novo) mas já tem penugem e olhos abertos. Ao limpar a caixa agora (e sei que é urgente) não corro o risco dos pais não gostarem e deixarem de alimentar os filhos uma vez que vou retirar o ninho por alguns minutos.
- Após a limpeza da caixa ninho, posso aplicar um borrifo de Men For San para desifectar e espero um pouco que seque, ou, não é necessário?


Srº Ferreira, desculpe este texto comprido e estar a "bater" no mesmo assunto, mas, doi-me ver as que as minhas aves possam estar doentes, como amante de aves que sou, quero tentar dar-lhes o melhor que possa, daí o estar também fazer-lhes um novo espaço, onde julgo que vão estar mais protegidas de tanta humidade e calor.

Um abraço,
João Ferreira

JoãoFerreira

Mensagens : 189
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquitos  Empty Re: Periquitos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos