Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra doente

2 participantes

Ir para baixo

Caturra doente Empty Caturra doente

Mensagem  Ceros Sex 11 Jan 2013, 20:45

Boa noite,

agradeço desde já pela criação e manutenção deste forum, é muito útil!

Há alguns anos o meu sogro deu-me duas caturras macho, nunca foram "domesticadas" pelo que se torna muito difícil (senão impossível) pegar nelas, são as duas simpáticas e costumam piar quando estou ao pé da gaiola e falo com elas.

De verão costumo colocar a gaiola, com um pano grosso por cima do topo, na varanda onde há sol e uma brisa suave, elas adoram e piam para os outros pássaros e gaivotas, tomam banho de água e de areia (grit).

Há cerca de 3 meses atrás elas estavam na varanda e levantou-se mais vento e não reparei, depois disso uma delas começou a ficar doente, começou por eriçar as penas e espirrar, depois passadas umas semanas deixou de piar e começou a tremer e estava sempre com a cabeça para trás, metida como se quisesse dormir, fui ao veterinário mas ele disse que não percebia de caturras, procurei aqui no forum e dei-lhe Sulfaprime durante cerca de 7 dias, depois esperei 3 dias e dei Complexo B também durante 7 dias, esperei, e como não melhorou repeti o processo mais duas vezes...

Ela come muito e está magra (peguei-lhe com a ajuda de um pano de cozinha e sentia-se o osso do peito), para além disso parece estar sem equilíbrio e sem forças, por vezes cai do poleiro e fica deitada no fundo sem se conseguir levantar, quando acendo a lareira e ponho a gaiola perto ela melhora, dorme melhor e pára de tremer.

Também já experimentei dar terramicina, mas ela pareceu piorar e parei logo.

Agora está a tomar complexo B e tem papa amarela e mistura para caturras, no fundo da gaiola tem areia com carvão para aves.

Peço-lhe que me ajude se puder.

Ceros

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra doente Empty Re: Caturra doente

Mensagem  Ferreira Sáb 12 Jan 2013, 12:28

Bom dia Raquel.
Se não se importar metia o seu nome no fim de cada mensagem, para escrever o seu nome tive que ir á sua apresentação.
Fez mal assim que ela adoeceu não ter pedido ajuda aqui no Fórum, agora já é tarde, alem do mais deu-lhe o antibiótico irrado e ainda por cima deu-lhe a seguir Complexo-B que corta o efeiro das sulfas, vamos lá ver se ao menos se consegue que dure mais uns tempos.
Presentemente a caturra está com uma doença respiratória crónica, provavelmente pneumonia.
Vai administrar isto conforme vier escrito na Bula tanto em doses como dias de tratamento, só a aconselho a usar água destilada em vez de água normal, ao fim do tempo recomendado caso veja melhoras mas não restabelecida tem que lhe administrar outros tantos dias de tratamento. http://www.zoopan.com/?info=produtos/7/39/132 Caso a veja boa só vai administrar Complexo-B passado pelo menos 2 semanas após a toma do antibiótico.
Tem que a meter num sitio quente, pois para casos de doenças respiratórias ajuda bastante na recuperação.
Há umas lampadas de cerâmica próprias para dar aquecimento, aqui vai o exemplo de uma e um casqulho também próprio para este tipo de lampadas.
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=678&ilingua=1&item=85&idpai=12
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=678&ilingua=1&item=239&idpai=12

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos