Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forpus CITES

3 participantes

Ir para baixo

Forpus CITES Empty Forpus CITES

Mensagem  Convidado Seg 13 Set 2010, 12:54

Bom dia

Recentemente adquiri um casal de Forpus, ontem disseram-me que os terei de registar no CITES ou posso apanhar uma grande multa.

A minha pergunta é, os Forpus fazem parte da lista de aves a registar no CITES? Se sim, quanto me custará registar cada ave? Elas estão anilhadas, isso faz diferença?

Cumprimentos

Bruno Catita

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Ter 14 Set 2010, 18:40

Boa tarde Bruno Catita.
SIM, tens que registar os pássaros caso contrário estás sujeito a apanhar uma multa no minimo de 12.00.00€.
É obrigatório o registo CITES a todos os pássaros de bico curvo há excepção de PERIQUITOS ONDELADOS, CATURRAS, RABOS DE JUNCO DA ÍNDIA E FACES ROSADAS.
Se os Forpus tiverem anilha e se fores sócio de algum clube pede uma declaração do respectivo clube em como os tens e depois é só registares os pássaros no ICNB.
Se não fores sócio de nenhum clube, arranja duas pessoas não famíliares que testem por sua honra em como tens os pássaros antes de Janeiro de 2010, isto se as anilhas não forem deste ano claro, se forem de 2010 e conheceres quem te vendeu os pássaros pede-lhe uma declaração de cedência onde conste o número de anilha e CITES.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Convidado Ter 14 Set 2010, 19:43

Sim eles têm anilha, e associei-me recentemente no clube de montemor.

Vou pedir a declaração e registar os passaros, isso vai-me sair caro de certeza Sad

Muito obrigado

Bruno

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Ter 14 Set 2010, 21:33

Boa noite Bruno Catita.
Mas de que ano são os pássaros.
O custo é de 25,00€

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Convidado Ter 14 Set 2010, 21:39

Os passaros são de 2010.
Já tou a ser chato né? mas é que ando mesmo confso com isto Smile

Abraço

Bruno

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Qua 15 Set 2010, 10:50

Bom dia Bruno.
Não estás a ser chato, se não quisesse chatices não respondia e muito menos tinha o Fórum lol!
Como os pássaros são deste ano e como eles têm estado a dar preoridade aos pássaros nascidos antes da nova lei (05 de Janeiro de 2010) o melhor é entrares em contacto com eles por telefone ou E-mail que te dizem logo o que deves fazer.
Os contactos caso queiras estão neste Sub-Fórum DISCUSSÃO GERAL no tópico emitido pelo nosso conterrâneo Alex José, depois da resposta e se não souberes como se preenche a requisição avisa que eu ajudo ok ?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Convidado Qua 15 Set 2010, 15:16

Ok Sr Ferreira, muito obrigado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Cristóvão75 Dom 24 Out 2010, 13:07

Olá, desculpem a minha ignorância neste assunto, mas não sabia que teria de registar os forpus. Sad

Cristóvão75

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 48
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Dom 24 Out 2010, 14:03

Boa tarde Cristóvão.
Primeiro que tudo bem vindo aos Conselhos do Ferreira.
Claro que sim, os unicos psitacídeos (pássaros de bico curvo) que não precisam de CITES são os periquitos ondulados, caturras, ringneck e os roseicollis.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Cristóvão75 Seg 25 Out 2010, 16:35

Olá boa tarde Sr. Ferreira
Não sei se o Sr.Ferreira se recorda ou não, há uns meses atrás pedi-lhe ajuda para um dos meus forpus, que acabou por falecer, o erro sem dúvida foi meu, apercebi-me tarde da situação dele. Nada pude fazer, agora só tenho um, mas ando à procura de um criador para comprar mais. Quando tiver tempo, se não pedir muito, explique me por alto k devo fazer para os registar, já que este k ainda tenho não tá anilhado enão sei como tratar do assunto. Muito obrigado pela atenção.
Um abraço.
Cristóvão

Cristóvão75

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 48
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Seg 25 Out 2010, 21:30

Boa noite Cristóvão.
Quando explico ou ensino algo é exacto e para valer, nunca por alto Very Happy
primeiro que tudo, como esse pássaro não tem anilha vou mandar uma MP a explicar como deve ultrapassar isso.
1º- perguntar ao comprador se os pais dos pássaros que vai comprar têm CITES, caso afirmativo peça um documento de cedência dos pássaros que comprou e entra no Sitio do ICNB-http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/?res=1024x768, de seguida clica em Cidadãos e Entidades que está no fim de tudo do lado esquerdo, de seguida clica em Formulários, de seguida clica em Formulários online- CITES, etc., etc. Regista-se, depois de estar registado clica então onde diz Certificado Comunitário, preenche o certificado, tira uma cópia para si, onde diz adicionar documentos envia:
Fotocópia do seu Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte e do documento de cedência e submete.
2º- Se os pais dos pássaros não tiverem CITES, então tente arranjar pássaros que tenham anilhas de 2009 uma vez que o registo extraordinário está aberto para aves antes da Lei sair que foi em 5 de Janeiro de 2010.
3º- para aves com anilha de 2009 precisa de arranjar:
Fotocópia do seu B. I. e cartão Contribuinte
Caso seja sócio de um clube uma declaração do próprio em como tem esses pássaros (eles sabem de que declaração se trata).
Declaração de honra de duas testemunhas em como tem os pássaros.
Fotocópia do B. I. de cada testemunha.
4º- Modo de proceder, é precisamente a mesma coisa como se fosse o que escrevi em 1º entrar no Sitio do ICNB, etc., etc.

Um abraço, Ferreira



Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Isabel Ter 21 Ago 2012, 18:07

Boa tarde senhor Ferreira,

Desculpe a minha ignorância e a minha pergunta parva Sad
Hoje adquiri um Forpus (de cor azul) com anilha de 2011 e enquanto procurava ainda mais informação adicional sobre a espécie deparei-me com este tópico. O registro no CITES aplica-se apenas para quem for fazer criação ou para todas as pessoas que tenham um?

Desde já agradeço qualquer esclarecimento.
Cumprimentos,
Isabel

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Qua 22 Ago 2012, 14:43

Boa tarde Isabel.
O ser-se criador registado no ICN nada tem a ver com ter-se um ou mais pássaros em que precisam de terem um registo CITES.
Pode ter os pássaros que quiser sujeitos a CITES mas que simplesmente é por gosto de os ter, têm que ter CITES. Se de um momento para o outro quiser que eles criem aí sim tem que se registar como criadora no ICN.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Isabel Qui 23 Ago 2012, 03:40

Boa noite,

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Devo dizer que é triste uma pessoa descobrir assim por acaso as coisas. Na loja (bastante conhecida por ser muito responsável a nível do ambiente até) quando a minha mãe pagou e recebeu a factura, perguntei se teria que fazer alguma coisa como registar a ave, e disseram-me que estava tudo bem. Pediram-nos os nossos dados (morada e nome) supostamente para caso de infecção com gripe das aves, mas avisarem-nos do risco que corremos de perder a o pássaro e pagar multa nada Sad Peço desculpa por este "desabafo" mas é bastante frustrante.

Tenho lido alguma informação sobre como fazer o registo mas devo dizer que me sinto confusa, confusa ao ponto de nem ver onde nos anexos diz forpus (que no caso do meu seria um forpus coelestis) para ser sincera.
Como não sou criadora e apenas tenho uma ave que apresenta já anilha existe uma forma própria de actuar para conseguir o certificado?
Peço desculpa pela minha ignorância mas a burocracia está seriamente a confundir-me.

Muito obrigado, cumprimentos
Isabel

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Ferreira Qui 23 Ago 2012, 15:09

Boa tarde Isabel.
Peça na loja onde comprou o pássaro um documento de cedência para tratar do CITES.
Depois de ter a factura e o doc. de cedência basta entrar em contacto com o ICN, aqui vai a direcção assim como o número da extenção para falar directamente com um dos responsaveis pelos registos.
DCGB/UACI
António José Salvador da Palma
Rua de Santa Marta, n.º 55, 3.º sala 3.09
1150-294 Lisboa
Telefone: 213507900
Extensão 1332

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Forpus CITES Empty Re: Forpus CITES

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos