Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registo de Criador e Cites

4 participantes

Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Registo de Criador e Cites

Mensagem  gamboa Sáb 26 Mar 2011, 19:09

Boa noite
Amigo Ferreira

Devido a alguns problemas de saúde não tratei do registo de criador e cites até 31/12.
O que hei-de fazer agora, pois acho que as aves que tenho precisam todas de cites (fischers, red rumped, roselas)
Precisava que me ajudasse a resolver isto.
Um abraço

Jorge Gamboa

gamboa

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Ferreira Sáb 26 Mar 2011, 20:52

Boa noite Jorge Gamboa.
Como os processos estão muito lentos no ICNB o mesmo tem prorrogado os prazos consecutivamente, portanto caso saibas o que é preciso regista primeiros os teus progenitores com anilhas anilhas até ao ano de 2009, ou caso algum seja de 2010 tens que fazer referência que nasceu antes de 05 de Janeiro de 2010 Very Happy, depois de teres os CITES podes então registar-te como criador.
Os filhos, se ficares com algum e depois de teres os CITES basta dares os dados dele e dos pais assim como os números dos respctivos CITES. Para os que queres vender e desde que já tenhas os CITES, basta fazeres uma DECLARAÇÃO de CEDÊNCIA, não esquecendo de mensionar as anilhas e respectivos CITES dos progenitores, isto para o novo dono poder tratar dos CITES.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Registo de Criador e Cites

Mensagem  gamboa Sáb 26 Mar 2011, 21:39

Mas não tenho de arranjar umas declarações quaisquer sobre esses pássaros que quero registar? Eu li que tenho de pedir no clube a que pertenço umas declarações, é mesmo assim?
Eu não tenho papeis nenhuns deles.
Um abraço

Jorge Gamboa

gamboa

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Ferreira Dom 27 Mar 2011, 14:44

Boa tarde Jorge Gamboa.
Aqui vai então para os registados e para os mirones do Fórum o que é preciso de documentação para legalizar os pássaros sujeitos ao CITES Very Happy
1- Uma fotocópia do BI e uma fotocópia do Cartão de contribuinte do dono dos pássaros.
2- Uma fotocópia do BI de cada testemunha.
3- Uma declaração do Clube em como crias tais aves ( não é importante esta declaração uma vez que nem todas as pessoas que criam pássaros sejam sócios de Clubes ornitológicos)
4- Duas testemunhas que não familiares que declaram por escrito em como tu tens os pássaros antes do dia 31-12-2009 (anilhas de 2009) no seguinte teor:
--------------------------------------------------------DECLARAÇÃO DE HONRA-------------------------------------------------------------------

Eu (nome do declarante), portador do BI nº----------emitido em----/---/------, do Arq. de ------------------------Residente em (direcção), declaro sob minha honra que o Sr. (nome do dono dos pássaros), portador do BI nº----------- emitido em ---/---/----, do Arq. de ------------------ residente em (direcção), possui as aves (nomes cientificos) antes de Dezembro de 2009



-------------------------------------------------------------------O declarante----------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------Localidade do declarante, data, e assinar por baixo------------------------------------------------

5- Entram no sitio do ICNB, clicam em Cidadãos e Entidades, em seguida Formulários, em seguida

- Formulários on-line - (CITES, Declaração de Isenção, Licenças para recolha de espécimes de fauna e flora selvagem, de Espantamento, de Remoção de Ninhos), em seguida registam-se, em seguida escolher CITES, preencher, meter em anexos as fotocópias, as declarações, tirar fotocópia e enviar.

Um abraço, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  ToManel Seg 28 Mar 2011, 11:24

Bom Dia Sr Ferreira.


Chamo-me António Valadas e sou um mirone registado no Fórum.

E venho espreitar muitas vezes pois este é um local onde se aprende muito, principalmente devido aos conhecimentos e disponibilidade enormes que o Senhor revela. O meu muito obrigado.


Sobre este assunto gostava de lhe perguntar o seguinte:

1. Refere, no ponto 4, que as aves devem possuir anilhas de 2009. E se as aves não possuírem anilhas, podem registar-se na mesma?

2. Li algures que a declaração do Clube pode substituir a declaração das testemunhas. É assim?


Obrigado.


Cumprimentos.



ToManel

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Ferreira Seg 28 Mar 2011, 12:42

Bom dia António Valadas.
hehehe o amigo está registado deixou de ser mirone Very Happy
Para o Estado o que conta é as testemunhas e está correcto, pois o Clube fia-se no que o sócio diz enquanto as testemunhas vêm e atestam por sua honra, portanto o que é válido são as testemunhas no entanto se se for sócio de um clube e apresentar uma declaração do mesmo é um reforço.
Quanto hás anilhas, os pássaros sujeitos ao CITES só podem ser registados desde que tenham anilhas fechadas e invioláveis, sinal que de facto foram criados em cativeiro, todos os outros mesmo criados em cativeiro perante a Lei são considerados capturados na Natureza portanto ilegais.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  ToManel Seg 28 Mar 2011, 14:15

Muito obrigado Senhor Ferreira.

ToManel

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Luís Filipe Matos Qui 21 Jun 2012, 21:51

Ferreira escreveu:
Quanto hás anilhas, os pássaros sujeitos ao CITES só podem ser registados desde que tenham anilhas fechadas e invioláveis, sinal que de facto foram criados em cativeiro, todos os outros mesmo criados em cativeiro perante a Lei são considerados capturados na Natureza portanto ilegais.

Um abraço, Ferreira

Tenho visto noutros sitios que o ICNB está a permitir o registo de aves sem anilha, desde que se anilhem agora com anilhas invioláveis (penso que não existem), assim como aves anilhadas inclusive com anilhas de 2012, desde que existam as tais 2 testemunhas que confirmem que as mesmas foram adquiridas. O que pensa desta situação?
Que outra forma existe de legalizar aves nascidas entretanto? Não se pode simplesmente ignorar que existam...

Luís Filipe Matos

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 44
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Luís Filipe Matos Qui 21 Jun 2012, 22:11

Já agora, outra dúvida:

Quando se faz o registo de criador, tenho que dizer que espécies tenho efectivamente ou as que quero vir a criar um dia?
Vou-me registar como criador, mas gostava de me registar de forma a que um dia possa criar aves com CITES ou fauna europeia por exemplo...

Luís Filipe Matos

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 44
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Ferreira Sex 22 Jun 2012, 12:48

Bom dia Luís Matos.
Estive dentro do assunto quando a coisa rebentou e precisei de legalizar periquitos turquesa e cabeças de ameixa. Lendo e compreendendo os D/L e ao mesmo tempo falando pessoalmente com o Sr. António Palma, sei que eles facilitam a legalização aquase de toda a maneira e feitio. Fale com ele pessoalmente e ele esclarece-o de tudo.

Marque o Nº de telefone e pessa para ligarem para a Extenção 1332
A direcção de E-mail UACI - Antonio Palma <palmaa@icnb.pt>
DCGB/UACI
António José Salvador da Palma
Rua de Santa Marta, n.º 55, 3.º sala 3.09
1150-294 Lisboa
Telefone: 213507900
Extensão 1332

Um abraço, Ferreira

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Luís Filipe Matos Sex 22 Jun 2012, 13:24

Obrigado pela sugestão.

Luís Filipe Matos

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 44
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de Criador e Cites Empty Re: Registo de Criador e Cites

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos