Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimentação Natural para Exóticos

2 participantes

Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Convidado Seg 06 Set 2010, 16:08

Caros amigos estou tendo uma experiência muito satisfatória com minhas aves depois que comecei a introduzir na alimentação sementes produzidas no meu próprio quintal, preparei uma pequena área para plantio de sementes de gramíneas como alpiste, painço e milheto entre outras nativas daqui, coisa bem simples que surtiu um efeito espetacular, melhorou a qualidade de todos os meus animais sem contar a saúde, acredito que nem todos tenha uma pequena área ao ar livre, mas tentem em vasos, pois surtem o mesmo efeito, forneço as sementes frescas e maduras, é uma festa só, após esse uso os filhotes são bem maiores e mais precoces sem contar que minhas diamantes, total de 4 todas chocam e criam seus próprios filhotes, pode até ser coincidência mais tá dando muito certo! Experimentem, nada é melhor que oferecer as condições próximas ao natural, não acham? Espero ter contribuído, grande abraço!

OBS: Sou ENG. Agrônomo qualquer duvida sobre plantio estou a disposição.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Re: Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Ferreira Seg 06 Set 2010, 18:30

Boa tarde Eduardo Caldas.
Há uma grande diferença entre o Brasil e a Europa em especial portugal no que diz respeito a agricultura, vós têm terrenos virgens, nós completamente esgotados, vós têm um clima em que a agricultura pode ser desenvolvida o ano inteiro, nós só em determinadas épocas do ano.
Resumindo, não dá a água que se tem que gastar para se ter uma meia duzia de espigas e raquiticas e o espaço no tempo é curto, por exemplo para se semear o milhête só pode ser em Maio para colher em Setembro Very Happy.
A alpista e os milhos alvos (painços para vós) podem ser semeados em Janeiro que aguentam o frio ao nascer mas só se desenvolvem a partir Março que é quando o tempo começa aquecer mas sempre espigas raquiticas mesmo adubando a terra. Está tudo relacionado com o clima e água.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Re: Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Marcos Rodrigues Qui 09 Set 2010, 15:30

Senhor Eduardo, qual é o preparo da terra para o plantio? Eu quero plantar em vasos.
Já tentei outras vezes e não consegui, as mudas ficam minguadas e os pendões ficam muito pequenos. Qual seria a adubação correta?
Desde já muito obrigado.
Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro/Brasil

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Convidado Sáb 11 Set 2010, 14:17

Amigo Marcos muito simples, dê preferência ao esterco bovino curtido pois tem muita eficiência e qualidade além de ser orgânico é claro, escolha antes de tudo uma área qualquer para preparo do composto, vc vai precisar de um pouco de calcário dolomítico para diminuir a acidez do solo(importante para gramínea), terra comum sem torrões e esterco bovino, caso não encontre o bovino, pode ser usado o de cabra ou de frango, esses dois últimos numa quantidade metade do bovino.Utilize a proporção dois/um ou seja a cada dois baldes de solo um de esterco, na quantidade que quiser, quanto o calcário 100g para cada balde de solo, misture bem o solo, o esterco e o calcário, molhe essa mistura e deixe repousar ao ambiente cerca de 20 a trinta dias, e ai tá um solo melhorado e rico em nutrientes, importante nesse período de repouso o solo está sempre úmido para que todos os nutrientes e o calcário sejam melhor disponibilizados, quanto as sementes a serem plantadas a qualidade corresponde a 50% do sucesso de produção, com esse solo vc pode plantar qualquer hortaliça para consumo em casa, tenho aqui na minha casa, e o mais importante tudo, é orgânico, espero ter ajudado,
Obs: Importante que saiba que este um tipo de adubação simples, não substitui recomendações de adubação realizadas por uma analise de solo que é a mais recomendada, isso é só um paliativo que utilizamos por experiência quando não fazemos a analise em laboratório desse solo, cada cultura tem sua própria recomendação! Grande abraço!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Marcos Rodrigues Seg 13 Set 2010, 13:59

Caro Eduardo, muito obrigado pela dica. Vou seguir tim-tim por tim-tim a sua receita.
Um grande abraço e uma excelente semana.

Marcos

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alimentação Natural para Exóticos Empty Re: Alimentação Natural para Exóticos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos