Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roseicollis macho morreu

2 participantes

Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Roseicollis macho morreu

Mensagem  rimbas Sáb 17 Mar 2012, 12:02

Bom Dia Sr. Ferreira.

Tive um casal de roseicollis durante 3 anos. O macho morreu no inicio deste mês. A morte dele foi estranha, pelo menos para mim.
Num domingo estava bem, à noite deixou-se dormir no poleiro do bebedouro, de manha estava na mesma posição e parecia muito sonolento. Ora abria os olhos para logo os fechar como se estivesse com muito sono. À hora do almoço estava no chão da gaiola (eu não o vi, pois estava no trabalho). Quando cheguei estava morto. Ele morreu dia 5 deste mês.
Tinha acontecido em Janeiro uma situação que não sei se estará directamente ligada à morte dele. O casal teve uma ninhada de 4 nascidos em janeiro. Fizeram uns frios enormes. O mais pequenino morreu poucos dias depois de ter nascido. E num fim de semana morreram os outros 3. Todos de seguida. Tirei o ninho e deitei-o fora. Pensei que podia ter algum "bicharoco" que lhes fizesse mal. Optei por deitar fora em vez de só o limpar. Fui falar com uma criadora. Ela justificou a morte dos bebés com o frio que se fazia sentir. Disse que com ela aconteceu o mesmo. Aconselhou-me a colocar o ninho e disponibilizar caruma verde no fundo da gaiola. Assim fiz, com um ninho novo, não tendo conhecimento do ciclo de reprodução dos roseicollis. Este casal só tinha tido um bebé até então em novenbro 2011.

Agora estou com a seguinte duvida. Ela tem 5 ovos no ninho. Não nasceu nada ainda. Só sai do ninho para o estritamente necessário, ou seja está toda empenhada em tratar deles. Sei que quando o macho morreu já tinha ovos, não sei quantos.
Que devo fazer? Tirar o ninho com os ovos para impedir o nascimento fora de época? Deixo ficar mesmo podendo não nascer nada?

A gaiola dela tem 150(altura)x60x60 mais ou menos. Está em frente a uma janela mas não apanha correntes de ar.
O comer que lhes dou é vendido a kilo nas lojas de animais preparado para psitacideos. E papa vendida a quilo. Mudo o comer e a agua todos os dias.
Nunca até hoje alguma das 3 lojas a que habitualmente vou, me aconselhou a usar qualquer tipo de medicamento, vitaminas, etc. Assim como nunca me falaram em comida fresca. Evil or Very Mad

Eu quero comprar um macho para lhe fazer companhia. Tenho mais animais e nunca os deixo ficar sozinhos. No entanto não o fiz ainda pois queria perceber se ela estava doente, se apresentava alguns sintomas (tem estado sempre bem). E como tinha ovos achei melhor não introduzir um elemento novo. Embora as opiniões cá em casa fossem várias.

Que me aconselha a fazer?

Peço desculpa pelo testamento, mas realmente o apoio que recebemos nas lojas e criadores aqui da zona não são quase nenhuns.

Cumprimentos

Rute Santana
rimbas
rimbas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 54
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Mar 2012, 12:52

Bom dia Rute Santana.
Responda-de a estas perguntas.
Já sabe qual é o ciclo reprodutor dos roseicollis?
Há quanto tempo ela está a chocar os ovos?
Onde tem a Gaiola, se dentro ou fora de casa?
Quanto ao resto depois dou-lhe respostas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  rimbas Sáb 17 Mar 2012, 12:56

Bom dia,

A gaiola está dentro de casa.
O ciclo de reprodução, aprendi aqui no seu forum Smile é de Agosto/Setembro a Dezembro/Janeiro.
Ela está no choco desde o inicio do mês.

Obrigada

Beijinhos
Rute
rimbas
rimbas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 54
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Mar 2012, 17:48

Boa tarde Rute.
Ora bem, quanto há morte do macho e dos filhos nada tem a ver com o frio, pois estão dentro de casa, embora sejam africanas são aves muito resistentes ao frio e há muitos criadores que as têm na rua mas, no seu caso podia haver duvida se seria o frio ou não.
O que matou o macho e os filhos foram as bactérias, tente arranjar Salmocoli da Zoopan e vai administrar a todos os que tem em casa da seguinte forma:
O antibiótico é em pó e traz uma colher medida em que cheia é para um litro e pelo tracinho para meio litro, para que não gaste tanto medicamento mede o pó para meio litro em cima de uma folha de papel e divide ao meio, assim fica com duas doses para 2,5dl de água, enche o bebedouro e o que sobrar manda fora. Fazer isto todos os dias durante 5 dias, pois ao fim de 24 horas o medicamento junto na água perde a força e estraga-se, de igual forma não pode apanhar Sol. Se o PH da água aí no Pinhal Novo for de teor neutro pode utilizar essa água, caso não saiba aconselho-a a utilizar água destilada ou desmineralizada.
Passado uma semana deve administrar Complexo-B também durante 5 dias seguidos, sendo 5 gotas para 100ml=1dl, procede de igual forma ou seja, faz todos os dias.
Aproveite compre GRIT e encha um comedouro é muito importante pois as aves precisam de pedrinhas para moerem os alimentos na moela e ao mesmo tempo é uma fonte de minerais.
Quanto ao que deve fazer aos ovos. Com o auxilio de uma lanterna tipo caneta encoste-a aos ovos e veja se estão brancos ou têm algo dentro, se não tiverem nada pode tirar a caixa ninho, se tiverem alguma coisa é porque estão galados e nesse caso embora já fora de época deixe-a levar o choco e criar os filhos até ao fim.
Enquanto estiver a chocar e a criar os filhos não lhe junte nenhum companheiro pois há briga de certeza.
Se não conseguir encontrar o Salmocoli diga-me alguma coisa que eu digo-lhe onde encontra mas no Montijo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  rimbas Dom 18 Mar 2012, 21:55

Boa noite Sr. Ferreira.

Verifiquei os ovos. 4 estão galados e 1 não estava. Deixei ficar o ninho com os 4 ovos.

Consegui encontrar o antibiotico, vou começar amanha com agua destilada. Também, comprei o Complexo B para fazer depois e o Grit que já está disponivel na gaiola.

Muito obrigada pela sua preciosa ajuda. Vou continuar atenta a este forum pois os intervenientes são fantásticos. Darei noticias.

Beijinhos

Rute

rimbas
rimbas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 54
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Ferreira Seg 19 Mar 2012, 12:57

Bom dia Rute.
Ainda bem que encontrou.
Fez uma coisa que não devia ter feito, tirar o ovo, um ovo goro em que a postura galada é grande tem como finalidade suportar o peso da mãe e fazer um espaço entre mãe e filhos, é que assim e isso acontece com frequência a mãe ao deitar-se sobre os filhos asfixia-os.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  rimbas Seg 19 Mar 2012, 13:12

Boa tarde Sr. Ferreira,

Comecei o tratamento hoje. Passados os 5 dias quando devo começar com o Complexo B?

Acha que devo voltar a colocar o ovo? Ele está intacto dentro de uma caixinha. Ou será melhor não mexer?

Obrigada

Beijinhos

Rute
rimbas
rimbas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 54
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Ferreira Seg 19 Mar 2012, 14:16

Boa tarde Rute.
Só vai administrar o Complexo-B passado uma semana depois de ter estado a antibiótico.
Quanto ao ovo, se ainda aí o tem pode voltar a metê-lo e não perde nada com isso se bem que o mais provavel é ela o meter para um canto do ninho por estar frio e achar ser um corpo estranho.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  rimbas Seg 26 Mar 2012, 12:49

Boa tarde, Sr. Ferreira.

Venho dar noticias.
O tratamento com Salmocoli terminou na sexta dia 23.
No sábado dia 24, quando me levantei (6 da manha) já ouvi um bebé. Não mexi no ninho. Sendo eles 4 ovos, nascerão com dois dias de intervalo, certo?
Ou seja, até ao fim de semana já estarão todos nascidos. Só penso espreitar o ninho nessa altura.
Devo começar com o Complexo B no fim desta semana?

Beijinhos,

Rute Santana
rimbas
rimbas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 54
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Ferreira Seg 26 Mar 2012, 17:13

Boa tarde Rute.
Não, nasce tudo no mesmo dia há excepção do ultimo que pode ir de um a dois dias de intervalo.
Deixe passar uma semana e depois sim pode administrar o Complexo-B.
Durante a primeira semana não dê verduras e fruta por causa de diarreias nos filhos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis macho morreu Empty Re: Roseicollis macho morreu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos