Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovo sem casca

2 participantes

Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Ovo sem casca

Mensagem  Pedro Filipe Sex 11 Nov 2011, 03:22

Ontem quando passsava a "revisão aos ninhos" deparei-me com uma coisa muito estranha num ninho de modestos. Tinha um ovo, mas não tinha casca. Eu tenho sempre osso de choco á disposição, grit e além disso pelo menos de 15 em 15 dias uso o calci-lux no bebedouro. Que poderá originar isso? E o que posso fazer para resolver essa situação?
Desde já os meus agradecimentos.

Pedro Filipe

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada - Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Ferreira Sex 11 Nov 2011, 12:56

Bom dia Pedro Filipe.
Vai com urgência a uma farmácia e compra um frasquinho de Vigantol e metes 5 gotas misturadas com papa mas num comedouro dos pequenos para comerem tudo num ou dois dias. Depois e durante 2 semanas fazes o mesmo mas mete só 4 gotas.
Passo a explica o que aconteceu.
Todos os seres vivos que necessitam de cálcio no organismo e que o tomam, o mesmo é absorvido no organismo através da Vitamina-D3 que é o próprio organismo que o fabrica mas apanhando os raios solares UV. Como temos os pássaros há sombra não fabricam tal vitamina e todo o cálcio que ingerem sai juntamente com as fezes e urina.
O Vigantol é nada mais nada menos que Vitamina-D3 pura que se administra aos bebés humanos e administrada nas quantidades e forma como explico faz maravilhas aos nossos passarinhos. Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Pedro Filipe Sex 11 Nov 2011, 17:43

Obrigado pelo conselho.
Então, sendo assim durante duas semanas, de dois em dois dias mudo a papa, mesmo que sobre alguma?
Já vou comprar e meter lá na papa.

Pedro Filipe

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada - Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Ferreira Sex 11 Nov 2011, 22:26

Boa noite Pedro Filipe.
Tem que ser nos comedouros pequenos caso contrário lá se vai o efeito do Vigantol.
Caso mesmo assim não a comam em dois dias então renova.
Do genero destes. http://petvendas.com/products.php?product=Comedouro-para-Papa-redondo--

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Pedro Filipe Dom 13 Nov 2011, 17:42

Obrigado pelo conselho, fui agora verificar e pelo que vi eles não estão a comer papa, mas também ela não meteu mais ovo nenhum, ela é uma fêmea nova e de vez em quando mete um ovo com um intervalo de 10 dias aproximadamente. Eu até acho que é uma boa fêmea e o macho também, pois são ambos grandotes. Tenho outro casal e é muito mais pequeno. Até estou tentado a trocar os machos para assim ter crias de porte médio. Vou substituindo a papa, pode ser que eles comecem a comer. Não se pode meter no bebedouro?

Pedro Filipe

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada - Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Ferreira Dom 13 Nov 2011, 21:34

Boa noite Pedro Filipe.
Não se pode meter na água por isso é óleo de figado de bacalhau sintetizado, portanto água com óleo não se consegue misturar.
Se não comem papa é porque são pássaros muito novinhos ou nascidos fora da época de criação, portanto com outro ciclo reprodutor.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Pedro Filipe Qui 24 Nov 2011, 15:32

Boas noticias
Já pôs um ovo com casca, agora falta ver se continua. Agora um conselho se possível. Para evitar esses precalços não seria bom administrar regularmente o calci-lux juntamente com o omni-vit que tem vitamina D3? ou em alternativa o Calcivet? O anexo onde estão tem muita luz, mas o sol a bater directamente nas aves é quase impossível, só se for duas gaiolas e ao fim do dia e desde que haja sol.

Pedro Filipe

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada - Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Ferreira Qui 24 Nov 2011, 22:10

Boa noite Pedro Filipe.
Administra o que quiseres, porque te recomendei o Vigantol?
Se ainda não leste um artigo escrito por mim, aqui vai um link e lê o que escrevi em artigos sobre vitaminas a administrar aos Goulds. http://forumdoferreira.no.sapo.pt/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Pedro Filipe Qui 24 Nov 2011, 22:48

Boas
Já conhecia o seu artigo, é a minha biblia na criacção de goulds Smile
Mas presumo que o suplemento mineral se referia a isso. O vigantol acabou por resultar e estou grato por isso, mas pensei que com um destes suplementos poderia evitar o uso do Vigantol. Usa ou aconselha algum destes suplementos? ou aconselha outro?
Ou por outra não aconselha de todo o uso destes suplementos?

Pedro Filipe

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/01/2011
Idade : 54
Localização : Ponta Delgada - Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Ferreira Sex 25 Nov 2011, 12:30

Bom dia Pedro Filipe.
Estou a ver que não leu o artigo na totalidade e com atenção ou não soube interpretar o que disse na minha ultima resposta.
Vamos de principio, a VITAMINA-A DADA em EXCESSO aos GOULDS mata porque sendo aves de regiões semidesertas e como as mesmas têm ausência de tal vitamina, o organismo dos Goulds não a sabe sintetizar.
Dito isto, se verificares a composição desses complexos a vitamina principal é precisamente a vitamina-A. COMPREENDIDO!
Quanto ao cálcio em pó ou liquido, só se deve administrar em casos muitos especificos. Basta terem sempre um comedouro cheio com GRIT para terem sempre uma boa reserva de cálcio e irem buscá-lo quando precisam.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ovo sem casca Empty Re: Ovo sem casca

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos