Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácaros na mistura

2 participantes

Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Ácaros na mistura

Mensagem  João Qui 10 Nov 2011, 01:00

Bom dia Ferreira Smile ,

quando se compra uma quantidade de comida que os pássaros demoram vários meses para consumir, o risco de apanhar(ou multiplicarem-se os que já trazia) traças, ácaros, etc aumenta... correcto?
Além disso, já me aconteceu algumas vezes ao comprar comida para os canários(ao kg), passado pouco tempo reparar que algumas sementes começam a agregar-se, não se vê nada, mas parece que ficam presas numa teia...

Qual é a causa disto e o que devo fazer?
Já li anteriormente que se pode utilizar o acariasma para prevenir que as sementes ganhem "bicharada", mas não se pode fazer para sempre pois não?

Recentemente fiquei com um problema que nunca tinha tido, a canária ficou-me um pouco mais murcha, e já a apanhei três vezes a tossir como quando têm ácaros na traqueia, como os bengalins também comiam os restos da alpista dos canários... também já vi uma bengalim a fazer o mesmo.
A causa deve ter sido um kg de alpista que comprei(foi p´ro lixo, mas o problema nos pásssaros ficou).
É raro conseguir apanhá-las a tossir e, mesmo se se cansarem a voar, se imediatamente as apanhar e encostar ao ouvido não fazem nehum ruído anormal.

Já agora aproveito e deixo outra questão(problema), há uns meses adquiri um sparrow ainda jovem. Embora não viesse magro, vinha um pouco murcho e com um problema ao defecar, sacudia muito. Deixei-o separado, desp.externamenete, dei complexo-b, desp. interna, como continuou pensei que fossem coccidiosis e dei o sulfaprime, melhorou. Juntei-o aos bengalins e mandarins, e há pouco tempo começou a presentar os mesmos sintomas, um pouco murcho, algumas sacudidelas excessivas...
(Ele está na mesma gaiola que a bengalim com "tosse")
O que é que eu devo fazer para travar contágios e tratá-los?

Desculpe se misturei um bocado as coisas e ficou tudo confuso.

Cumprimentos,

João Wink

João

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Re: Ácaros na mistura

Mensagem  Ferreira Qui 10 Nov 2011, 12:37

Bom dia João.
Tens que ter o comer hermeticamente fechado
Essa teia é nada mais nada menos que o ninho das borboletas da traça (tinha). Peneira e tudo o que vires do género tira, depois por cada quilo de mistura dás umas 4 ou 5 borrifadelas com pó Acariasma e mexes muito bem de modo que as sementes fiquem bassas por igual.
No comedouro e para já, que pode ser que os ácaros ainda esjam só na faringe e laringe dás mais uma borrifadela e mexes mas só há altura do bico, isto durante pelo menos uma semana.
Quanto ao problema intestinal deves fazer outro tratamento mas no dobro de dias a tratar.
A seguir não deves administrar Complexo-B porque corta o efeito do Sulfaprime.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Re: Ácaros na mistura

Mensagem  João Sex 11 Nov 2011, 20:54

Muito obrigado Ferreira Smile

Vou fazer o que me aconselhou Smile

A comida que tinha aquelas "teias/agregada", como era pouca, deitei para o lixo. Mas agora lembrei-me que já uma vez tive esse problema e ao inspeccionar as sementes encontrei duas lagartinhas pequenas.
Eu mantenho a comida sempre hermeticamente fechada, por vezes ela já vem é "contaminada"... é seguro aplicar acariasma nas misturas por prevenção, ficando deste modo os pássaros a ingerir comida pulverizada por tempo indefinido(um ano inteiro p.ex.), ou é inseguro, pode fazer-lhes mal? Na embalagem diz que o produto é não tóxico, contudo diz também que uma determinada quantidade(que ñ me recordo de momento) não pode jamais ser introduza acidentalmente num comedouro... fiquei meio confuso lol

Vou também dar-lhes o Sulfaprime outra vez, da vez anterior fiz o tratamento por 5 dias e de seguida 5 dias de Complexo B.
Dúvida, o Sulfaprime não tem na sua composição uma substância que afecta negativamente os intestinos(tende a provocar ligeiro sangramento), ou estou a fazer confusão com outro produto...
Então no final do tratamento dou água limpa e dou o Complexo b quantos dias depois?

Cumprimentos,

João

João

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Re: Ácaros na mistura

Mensagem  Ferreira Sex 11 Nov 2011, 22:07

Boa noite João.
Ora bem, tudo o que é em excesso prejudica, daí só aconselhar essa quantidade de pó por cada quilo de comer. Se tens receio sempre podes fazer há moda antiga, que é cortares malaguetas secas em pedacinhos muito pequenos e misturares nas sementes Very Happy
Agora já sei porque o antibiótico não fez efeito, aliás, na minha resposta anterior explico o que faz o complexo-B ás sulfamidas.
Não administras Complexo-B a não ser no mês seguinte.
O inconveniente do Sulfaprime assim como todos os antibióticos em que na sua composição tenham sulfamidas (sulfa)prime é esterelizarem os machos, havendo cientistas que o efeito é por um período de 2 meses, havendo outros que a esterelização é definitiva, por esse motivo não recomendo tais medicamentos, mas quem sou eu para proibir tal coisa.
Quanto hás hemorragias, o medicamento que faz isso é o Coccimir que por esse motivo traz na sua composição um coagolante (Vitamina-K).
Mau mau, estou a ver que tenho que começar a cobrar pelas AULAS de MEDICINA Razz

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Re: Ácaros na mistura

Mensagem  João Sáb 12 Nov 2011, 19:12

Boa dia Ferreira Smile ,

confusão minha então com o Coccimir! Embarassed

Muito obrigado pelos esclarecimentos Very Happy !

João

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros na mistura Empty Re: Ácaros na mistura

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos