Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda nos cuidados de um Canário

3 participantes

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Dom 11 Set 2022, 23:26

Ajuda nos cuidados de um Canário  20220912
Ajuda nos cuidados de um Canário  20220913
Boa noite sr. Ferreira
Chamo.me joel e sou um novo membro,  desde já  o felicito pelo seu forum.
Sou um iniciante no que toca a aves, tenho o meu primeiro  canário. Um Canário novo, deste ano, branquinho muito bonito e ja cantador, ainda esta na fase de troca de penas de ainda ser novato.
Preciso de uns conselhos e orientações sobre os bons cuidados do meu canário.
Tenho um comedouro com as sementes sem bolacha,  outro comedouro com a papa amarela, tenho um bebedouro com o grit, outro bebedouro com a água.
Tenho a banheira exterior onde coloco uma vez por semana para ele se banhar, tenho colocado agua com vinagre de cidra, assim como no seu bebedouro da água ,tenho colocado água com vinagre de cidra duas vezes por semana. Peguei numa garrafa de um litro de água onde coloquei uma colher de vinagre de cidra, abanei, repousou, e é de onde coloco depois na banheira e no bebedouro como tinha referido.(dizem que tem as suas vantagens para eles).
Custumo o por na varanda quando o tempo o permite, isto é quando nao está muito vento ou chuva, mas tambem nunca exposto direto ao sol. De resto esta dentro de casa. De noite tenho por habito colocar um pano sobre a gaiola, para ele estar mais relaxado sem grande luminosidade.
Gostaria de saber a sua opinião em relação ao que eu relatei, se o que faço esta certo!
E queria uns concelhos e recomendação sobre a desparasitação e higienizacao.
Sei que ha uns pulverizadores,  gotas,  etc, queria uns concelhos para prevenção,  não por ter visto ou detetado alguma coisa no canário.
A nivel de como administrar, tanto para a ave, como para s gaiola, anti piolho,ácaros e essas maldades para as aves!
E a nivel de vitaminas é necessário dar, ou só em situações específicas?
Obrigado

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Seg 12 Set 2022, 14:51

Bom dia Joel.
Para começar, uma das regras obrigatórias do Fórum que não dispenso, é meter-se sempre o nome no fim de cada vez que se escreve, portanto agradecia que numa próxima o fizesse.
Quanto ao que o traz por cá.
Alimentação - Na mistura de sementes que comprou, adicione e misture mais 50% de alpista, isto para que o pássaro não engorde em excesso em virtude da gaiola ser pequena que por conseguinte faz poucos movimentos. Dê-lhe de vez enquanto verduras que não sejam leitosas como a alface, rúcula, chicória, serralha, etc., etc., dê-lhe de preferência espinafres, agriões, beldroegas.
Em virtude de ser um canário branco e se não quiser que apresente penas com outras cores em especial amarelo sujo, dei-lhe só papa branca, caso seja seca, não adicione nada e muito menos água para humedecer, caso contrário azeda e cria bactérias prejudiciais/mortais.
Suplementos - Não há problema nenhum em adicionar na água de beber e tomar banho vinagre de cidra, mas isto só após a muda e de vez enquanto, uma vez que a finalidade é dar-lhe brilho nas penas e ao mesmo tempo repor bactérias uteis na digestão dos alimentos. Para o ajudar a fazer a muda sem problemas, meta antes 3 gotas de Aminovit-L para 100ml de água normal durante 2 semana e depois de vez enquanto. Administre também e pode ser juntamente com o Aminovit-L, Vitamina-A, sendo uma gota pelo mesmo período de tempo. É que em virtude de ser branco, portanto ausência de melanina, tem menos resistências físicas que uma ave escura
Diversos - Meta antes o GRIT num comedouro interno, é que eles escolhem conforme as necessidades do organismos e num bebedouro não conseguem escolher, por exemplo, se comerem algo e ficarem mal dispostos eles comem só carvão, se tiverem necessidade de pedrinhas na moela para moerem os alimentos, eles comem os pedacinhos de tijolo e de quartzo, se tiverem necessidade de cálcio no organismo, ele comem a casca de ostra e corais.
Lá para Novembro, vai desparasitar o pássaro internamente que pode ser com Vermizoo da seguinte maneira:
Na tarde do dia anterior tira toda a água que tiver na gaiola e no dia seguinte a meio da manhã dá então o desparasitante e por dois dias consecutivos que é quanto basta, sendo, 0,25g para 125ml. O que sobrar manda fora.
Cuidado com as correntes de ar, é fatal para qualquer pássaro, nunca o meter num corredor ou próximo de uma janela, ou em outro local que possa sofrer uma corrente de ar em virtude de portas abertas ou janelas, em simultâneo.
Penso que o mais importante está explicado
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

https://goldpet.pt/papas/875-versele-laga-orlux-papa-branca-para-canarios.html
https://goldpet.pt/vitaminas/5029-12932-suplemento-alimentar-aves-aminovit-l-avizoon-5609299011282.html#/986-quantidade-30_ml
https://goldpet.pt/vitaminas/22896-provit-a-100ml.html
https://www.miscota.pt/aves/beaphar/pr-49052?r=8710729044088&gclid=CjwKCAjwsfuYBhAZEiwA5a6CDGzWDNYvwzZpuWDEbi4gS0d7eh4lRCPgScmqZr5kB4hpb6_57netuxoCWCIQAvD_BwE
https://goldpet.pt/tratamentos-para-aves/1638-vermizoo-po-5600905904820.html

PS. FAÇA CÓPIA DISTO, PORQUE COM A INTERNET NUNCA SE SABE QUANDO SOFRE ATAQUE E SE FICA SEM AS INFORMAÇÕES

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Ter 13 Set 2022, 14:59

Muito obrigado sr. Ferreira
O que me aconselha para lavar e desinfetar a gaiola onde ele se encontra, para a manter sempre com possiveis acaros e afins longe?
E complexo B nao faz parte para ja na sua alimentação?
E desparasitar externamente para ficar mais protegido o que aconselha, ou nao haja que seja necessário?
Obrigado

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Ter 13 Set 2022, 16:00

Outra coisa que nao mencionei sr. Ferreira, foi por vezes ele esta na gaiola e vejo o bico meio aberto, nao muitas vezes, mas o suficiente para eu ja ter reparado, como é a primeira vez que tenho um Canário, não sei se é comum entre eles por vezes terem o bico meio aberto!
Abraço joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Ter 13 Set 2022, 16:06

Ajuda nos cuidados de um Canário  20220919
Ajuda nos cuidados de um Canário  20220918
Ajuda nos cuidados de um Canário  20220917

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Ter 13 Set 2022, 18:50

Boa tarde Joel.
Eu ainda não tinha dito, mas o meu filho mais velho também se chama Joel Very Happy
Quanto ao resto.
Para desparasitações externas, compre sempre um que seja liquido e não em Spray, é que este ultimo só perfuma o ambiente.
Para lavar a gaiola e utensílios, nada melhor que o detergente e enxaguar com água e lixivia.
Para desparasitar externamente, aconselho o MEN FOR SAN e deve pulverizar tudo incluindo o pássaro e arredores onde está a gaiola e a uma distância de 50cm mais ou menos, pelo menos o pássaro tem que ficar molhado.
Não esquecer de antes tirar toda a água da gaiola e só a volta a meter quando estiver completamente seco, caso contrário ele tira o insecticida com o banho.
O Complexo-B, deve ser administrado quando lhe administramos algo tóxico para o figado, como por exemplo a seguir a desparasitações tanto internas como externas.
Quanto a abrir o bico conforme se vê na foto, tanto pode ser ácaros na traqueia como devido a calor por estar com gordura em excesso. Faça o seguinte, não meta a banheira e verifique se ele gasta a água toda ou quase, do bebedouro em 24h. e diga-me.

https://goldpet.pt/desparasitantes-para-aves/7463-12904-desparasitante-externo-aves-avizoon-zoospray.html#/292-quantidade-200_ml
https://goldpet.pt/tratamentos-para-aves/2086-men-for-san-insecticida-e-acaricida-paves-8414580000527.html
https://goldpet.pt/vitaminas/3972-avizoon-vita-b-complexo.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Ter 13 Set 2022, 22:33

Bom gosto na escolha do nome do seu filho, custumo dizer, quem tem um joel tem tudo 🙂
Mas na altura que você me indicou fazer a desparasitação interna em Novembro, aí sim já terei de dar o complexo B?
Hum não acho que esteja gordo! Eu mudo a água do bebedouro todos dias, e apesar de eu nunca encher por completo, ele nunca bebe a água toda,de um dia para o outro!
Só o tenho comigo à uma semana! Logo no primeiro dia pus na varanda e ele cantou logo, até meti o telemóvel na mesa a beira com cânticos de canários, e fartou.se de cantar, e sempre que esta na varanda canta que se farta, mas como o dia de hoje que estava vento é de chuva, não o tirei de dentro de casa, e ja nem canta metade, o cantar já não é constante! Por que será?

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Ter 13 Set 2022, 22:34

Uma vez mais obrigado sr Ferreira.
Abraço joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Ter 13 Set 2022, 23:54

Boa noite Joel.
É BOM RAPAZ! Mas seco no trato como todos da geração rasca, para mexer um braço tem que pedir autorização ao outro lol!
Sim claro que administra o Complexo-B quando chegar a altura para o fazer.
Se diz que não despeja o bebedouro e não está gordo, verifique se a cauda faz os movimentos da respiração (para baixo/para cima) e repare também se as asas estão descaídas nem que seja por breves momentos.
Meta uma folha de papel branco no fundo da gaiola para apanhar as fezes, tire fotos e envie para ver isso, é que muitas vezes aparentam estarem bem mas nas fezes consigo ver se têm alguma coisa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Joel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Qui 15 Set 2022, 17:21

Boa tarde sr. Ferreira
Hoje nos tratos de limpeza da gaiola, tirei então a foto ao papel branco que tinha colocado como me pediu, para tirar foto as fezes da bicha!
Ela aparentemente está bem, enérgica, sempre de poleiro em poleiro, alimenta se, dentro de casa ainda não está muito habituada ao canto, mas basta a por cá fora, começa logo a cantar, penso que é questão de habituamente até começar a cantar dentro de casa como fora 🙂
Vê alguma irregularidade nas fezes?
Desde já o meu obrigado
E um abraço joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Qui 15 Set 2022, 17:24

Ah e em relação ao mexer o rabo para cima é baixo durante a respiração não notei nada de anormal!

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Qui 15 Set 2022, 17:27

Ela bebe e come e depois nos poleiros tem o hábito de passar o bico, como se o estivesse afiar, e por vezes mesmo sem ter comido e bebido, já fiz esse reparo, apesar de eu ter na gaiola a coisa própria para esse efeito, mas ainda não há vi a usar isso!

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Qui 15 Set 2022, 20:18

Boa noite Joel.
Faltam as fotos Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Qui 15 Set 2022, 20:40

Ajuda nos cuidados de um Canário  20220921
Ajuda nos cuidados de um Canário  20220922

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Qui 15 Set 2022, 20:40

Peço desculpa sr. Ferreira pensei que foram enviadas junto a mensagem, elas aí estão
Joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Sex 16 Set 2022, 20:46

Boa noite Joel.
Não me agrada nada as fezes.
Pergunto o que lhe dá de comer mas tudo e se está a administrar algum medicamento.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Sex 16 Set 2022, 20:53

Boa noite sr. Ferreira
Tenho o canário em minha casa faz amanhã uma semana!
Não tenho ideia de la do viveiro do senhor que me vendeu! Sei que lhe dava sementes sem bolacha também e papa, o resto não sei.
Agora desde que está na minha pose, é sementes sem bolacha, papa amarela, dei.lhe um dia uma couve da minha horta que foi bem lavada, água mudada todos dias, nesta semana dei.lhe duas vezes água com cidra, e tem o grit, sem medicação nem nada mais do que referi!
Joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Sex 16 Set 2022, 20:55

Essa fotos foi tirada ao dia seguinte de ele comer a tal couve, não sei se isso tem alguma influência!

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Sex 16 Set 2022, 20:57

Ia amanhã a loja comprar a tal vitamina A, aminovit L que você sugeriu para lhe começar a dar!

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Set 2022, 11:25

Bom dia Joel.
Para começar, a couve não faz isso até pelo contrário.
Para já e pode esconder outros problemas, pássaro está com problemas no figado e rins, isto por a urina ser amarela, daí eu perguntar-lhe se tomava algum medicamento devido há coloração da urina.
Compre o mais urgente possível Calciocolina P e vai administrar na água de beber 20 gotas para 50ml , fazer isto até a urina ficar translucida, ou no máximo 20 dias seguidos. Enquanto estiver a tomar a Colina não administra mais nada.
https://goldpet.pt/suplementos/26554-26467-suplemento-alimentar-calcicolina-p-latac-842994410041.html#/483-quantidade-50_ml

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Sáb 17 Set 2022, 12:25

Obrigado sr Ferreira.
Irei comprar e meter sempre o fundo com papel branco para controlar a sua urina.
Vou dando noticias!
Cumprimentos joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Sáb 17 Set 2022, 13:27

Ah mas em relação ao bico aberto, isto poderá estar relacionado?

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Dom 18 Set 2022, 15:49

Boa tarde Joel.
Sim, pode estar relacionado, excesso de gordura mais excesso de calor. só depois de administrar a colina é que se sabe de facto, é que nas aves, os mesmos sintomas são para diversas doenças e mal também não faz porque o medicamento é simplesmente um conjunto de minerais bastante uteis ao seu bem estar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Joel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Joel Seg 19 Set 2022, 16:59

Olá sr. Ferreira
Já estou desde hoje a dar ao canário o calciocolina, vou estando atento agora a urina dele, e no máximo dar isto durante os 20 dias! Depois destes 20 dias dou o complexo B?
No fim disto também posso depois aplicar o avizoon zoo spray? Como faço é só uma aplicação e chega,ou necessita de mais?
Obrigado
Abraço joel

Joel

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Ferreira Seg 19 Set 2022, 18:24

Boa tarde Joel.
Não é só o amigo, mas infelizmente e em especial a malta nova estão-se borrifando para a língua e escrita portuguesa, o que é pena. Leia por favor o que escrevi como deve administrar as vitaminas.
Penso que no tópico onde lhe disse como administrar a colina, o que é de facto este medicamento.
Quando tiver os 6 meses, ou seja, quando completar a muda de penas, lá para Novembro, vai antes administrar o desparasitante interno e passado uma semana após a primeira toma pode então borrifar com o Zoospray a uma distância de 50cm de modo que fique molhado e quando completar 21 dias após a primeira borrifadela torna a borrifar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda nos cuidados de um Canário  Empty Re: Ajuda nos cuidados de um Canário

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos