Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E a crescer aqui vão eles!

2 participantes

Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Paulo Bento Sáb 28 Set 2019, 11:10

Bom dia senhor Ferreira,
Os meus diamantezinhos já fizeram 1 mês de vida e hoje têm 5 semanas. Sobreviveram 2 de 4 nascidos. Um estava morto no ninho e outro morreu 2 dias depois de sair do ninho. Os pais foram sempre incansáveis a alimentar todos.
Estes 2 já comem e bebem por eles ... Estou a dar aminovit L como me indicou.
O que se passa a seguir? Desparasitação para quando? Quando os posso colocar com os outros adultos?
Grato desde já pelos seus conselhos. Seguem umas fotos.
Obrigado e um abraço,
Paulo

E a crescer aqui vão eles! Img_5610
E a crescer aqui vão eles! Img_5611

E a crescer aqui vão eles! Img_5612
E a crescer aqui vão eles! Img_5613
E a crescer aqui vão eles! Img_5615
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Sáb 28 Set 2019, 12:01

Bom dia Paulo Bento.
Sempre suspeitei que tivessem morrido duas crias e foi pena que o amigo nada tivesse dito! é que tanto podia ter sido por terem abandonado o ninho sedo de mais por o ninho ser em taça e não fechado, ou devido a doença, por exemplo coccidiose e isso via-se através do ventre. é que os pais podem ser portadores dos parasitas protozoários e passarem-nos aos filhos através dos ovos.
Quanto às crias, só as pode mudar a partir dos 45 dia de vida desde que os diamantes dos cantos do bico estejam completamente secos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Paulo Bento Sáb 28 Set 2019, 16:31

Boa tarde senhor Ferreira,
Não avisei antes, porque não me pareceu oportuno ... um deles estava morto no ninho! O outro morreu depois de sair. Como sempre soube que o ninho não era o mais adequando, nunca suspeitei de nada estranho para além de todas as coisas que possam advir de um ninho não adequado, que consequentemente podiam ser muitas. Porém, deixe-me que lhe diga que para um ninho não adequado, saíram 2 crias muito bonitas e fortes e os pais sempre foram muito dedicados. Todos me diziam que para primeira criação foi uma sorte muito grande. cheers
Obrigado pela informação. Eu compreendo o timing de mudar, mas e quanto a tratamentos não há nada que possa ou tenha de fazer? Isto é, todos estão desparasitados menos estes ... para os mudar não deveria tratar? Pulmosan, Vermizoo? Quando é para si o adequado.
Muito obrigado desde já,
Paulo Bento


Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty A crescer

Mensagem  Paulo Bento Seg 30 Set 2019, 08:19

Bom dia senhor Ferreira,
Quando puder, não se esqueça por favor de me dar a opinião sobre que desparasitações ou tratamentos dar aos jovens passarinhos, uma vez que mais tarde ou mais cedo quero muda-los para a gaiola maior.
Como sabe dei o Vermizoo aos que estão na gaiola maior. Aos da sala ainda não dei nada pois estavam na criação.
Grato deste já e um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Seg 30 Set 2019, 12:05

Bom dia Paulo Bento.
E não é que me esqueci! Embarassed
As crias só devem ser desparasitadas internamente quando fizerem a muda de penas, ou caso nasçam fora do ciclo normal e por conseguinte só fazem a muda no ano seguinte, neste caso, a desparasitação interna é a partir dos 6 meses de idade. Quanto ao desparasitante, pode ser qualquer um, o importante é cumprir escrupulosamente com doses e dias de tratamento, uma vez que cada marca tem a sua dose e dias de tratamento.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Desparasitação para pequeninos

Mensagem  Paulo Bento Ter 01 Out 2019, 17:12

Boa tarde senhor Ferreira,
Ok, está claro. Obrigado. Smile
Então, como os da gaiola maior vão estar totalmente deparasitados daqui a 15 dias (2a toma do Vermizoo), quando mudar os 2 pequenos para esta gaiola daqui a um mês, por exemplo, não haverá problema porque entram para um ambiente limpo ... Não é isso?
Um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Ter 01 Out 2019, 18:31

Boa tarde Paulo Bento.
Pode haver Very Happy. Os novos levarem parasitas passados dos pais para os filhos para o viveiro onde estão os outros e contaminarem todos os que lá estão lol!
A única maneira de se fazer uma prevenção é desparasitar todos os pássaros existentes numa casa ao mesmo tempo

Um abraço, Ferreira





















Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Paulo Bento Qui 03 Out 2019, 09:39

Bom dia senhor Ferreira,
Obrigado pela sua mensagem. Só respondo agora porque estive fora a trabalho.
Se se recorda estes 2 pequenos nasceram aqui em minha casa e os pais foram desparasitados em conjunto com os outros 3 companheiros (na altura tinha 5 pássaros numa mesma gaiola) há cerca de 5 meses. Retirei os 3 pássaros que não estavam em criação por motivos diferentes, mas nunca introduzi pássaros novos com estes diamantes que estavam a criar. Estes estão na sala, como lhe disse sempre e a gaiola maior está numa varanda fechada no lado oposto da casa e não há contato algum entre uns e outros ... Entretanto tenho mais passarinhos como sabe e é por isso que estou a fazer a desparasitação a este grupo na varanda, também por seu conselho.
Então, os pais e os 2 filhotes não devem ter qualquer contaminação, a meu ver. Os da varanda vão ficar limpos em 10 dias ... por isso no meu entendimento nenhum ficará com algum tipo de parasita ou vê diferente?
Um abraço e obrigado desde já,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Qui 03 Out 2019, 13:05

Bom dia Paulo Bento.
Se os pássaros estivessem em contacto com o exterior, por conseguinte apanhavam parasitas com mais facilidade de pardais, pombos e nesse caso teria que fazer desparasitações de 6 em 6 meses que é a recomendação da Direcção geral de Alimentação e Veterinária. Assim, estando os pássaros dentro de casa, podem na mesma contraírem parasitas não do exterior mas vindos nas sementes e por esse motivo devem ser desparasitados pelo menos uma vez ao ano. Com respeito aos pássaros adultos tem tudo sob controlo, o que veio alterar isso foi os novos que nasceram na época errada e por conseguinte, só os poderá desparasitar no mínimo de idade quando fizerem 6 meses de idade, se bem que só deviam ser desparasitados quando fizessem a primeira muda de penas.
Resumindo:
Com os adultos tem o problema resolvido, ou seja, acaba com a desparasitação que está em curso e só os vai desparasitar anualmente lá para Julho/Agosto (quando fizerem a muda de penas.
Com as crias que nasceram antecipadamente, quando fizerem 6 meses de idade desparasita-os ou não, caso não os desparasite, para o ano em Julho/Agosto, desparasita-os então juntamente com os outros.
Como tinha dito, é importante que a desparasitação seja feita a todos os pássaros que uma pessoa tenha em casa para se ter a certeza que não vai haver contaminações de uns para os outros.
Se mesmo assim estiver confuso com a questão, diga que escrevo de outra maneira.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Paulo Bento Qui 03 Out 2019, 15:50

Boa tarde senhor Ferreira,

Está claro de um ponto de vista teorico :-) Obrigado.
Eu não tenho um número infinito de espaço, por isso vou correr o risco de só desparasitar os novos no ano que vem ... tendo em conta que todo o ambiente ficará desparasitado agora.

Não entendo muito bem porque diz que este passarinhos nasceram antes do tempo ... eu sei que sou novo nestas coisas e compreendo o que me diz, mas se os pássaros têm impeto de criar, porquê ser cedo. De qualquer maneira foi bem no final de agosto ... está quase em setembro que é quando começa a época, não é?

Abraço,
Paulo

Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Sex 04 Out 2019, 17:07

Boa tarde Paulo Bento.
Para ficar a compreender o ciclo de vida dos Goulds.
Os Diamante Gould são aves do Hemisfério Sul (Austrália). As estações do ano no Hemisfério sul são ao inverso do Hemisfério Norte.
Estações Astronómicas
Hemisfério Norte
Primavera: 21 Março até 20 Junho
Verão: 21 Junho até 20 Setembro
Outono: 21 Setembro até 20 Dezembro
Inverno: 21 Dezembro até 20 Março

Hemisfério Sul
Primavera: 21 Setembro até 20 Dezembro
Verão: 21 Dezembro até 20 Março
Outono: 21 Março até 20 Junho
Inverno: 21 Junho até 20 Setembro

Sendo assim e como todas as aves do Hemisfério Sul não perdem o sentido do seu Hemisfério mesmo no Hemisfério Norte, criam quando é lá Primavera/Verão e por conseguinte cá no Hemisfério Norte é Outono/Inverno. Como o Verão no Hemisfério Sul acaba em Março, Os D. Gould por instinto deixam de criar e entram em muda de penas. Mas como eles já estão no Hemisfério Norte à muitos séculos e embora entrem em muda de penas, há muitos, que se não tirar-mos os ninhos e suplementos alimentares continuam a criar devido à Primavera onde estão (Hemisfério Norte). Acontece que as crias nascidas na Primavera do Hemisfério Norte não mudam a plumagem normalmente porque os genes estão feitos para fazerem a muda de penas no Outono/Inverno do Hemisfério Sul.
Ora Agosto para eles é Inverno princípios de Primavera e portanto o instinto é começarem a acasalar e não fazerem a muda.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Canto em juvenil

Mensagem  Paulo Bento Seg 02 Dez 2019, 09:07

Bom dia senhor Ferreira,
Os meus juvenis do casal de cabeça vermelha estão muito bonitos. Este fim-de semana ouvi cantar um deles que presumo seja macho, apesar de pelas penas ainda não dá para confirmar. É normal? Eles fizeram 3 meses no dia 25/11 último. Ainda era uma coisa um pouco farrusquinha, mas foi bem audível.
Um abraço,
Paulo Bento
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Seg 02 Dez 2019, 12:21

Bom dia Paulo Bento.
Sim é normal, e quando estão ao pé de outros machos da mesma geração encostam-se uns aos outros com o pescoço todo esticado a ouvirem-se Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Canto em juvenil

Mensagem  Paulo Bento Seg 02 Dez 2019, 14:44

Boa tarde senhor Ferreira,
Boa lol! assim já sei que vou ter mais um macho de cabeça vermelha e por sinal espero de peito roxo, pois a mãe tem peito roxo. O meu macho pai é de peito branco.
O outro juvenil deve ser fêmea ... a ver vamos Smile
Abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Ter 03 Dez 2019, 14:58

Boa tarde Paulo Bento.
Não mande já foguetes lol!
Macho é de certeza, agora com respeito à cor do peito e a cores de cabeça é que tem que esperar para ver, pode ser de cabeça preta como cabeça laranja. Cabeça preta caso tenha genes de cabeça preta tanto da mãe como do pai e cabeça laranja, também tanto vem da mãe como do pai, em teoria, só nascem de cabeça laranja em 10% das crias nascidas de um casal

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Filhotes de casal cabeça vermelha

Mensagem  Paulo Bento Ter 03 Dez 2019, 15:12

Boa tarde senhor Ferreira,
Sim, esperamos para ver. Estas coisas das combinações é complicado. Mas começo a gostar. Very Happy
Eu sei que o pai é cabeça vermelha portador de preto e peito branco - o pai desre era cabeça preta peito banco e a mãe cabeça vermelha peito pranco. A mãe é cabeça vermelha peito roxo.
Se a mãe fôr pura (não sei se é assim que se diz), os filhotes saem todos cabeça vermelha e peito roxo, ou não é assim? Pelas impatos dos fatores geneticos dominantes é assim que eu conheço.
Se a mãe fôr portador de peito branco, então sim, podem sair alguns peito branco mas sempre de cabeça vermelha.

Por isso digo que queria um macho cabeça vermelha e peito roxo e uma fêmea cabeça vermelha peito braco, pois estes não tenho ainda cheers

Estou errado?
Um abraço,
Paulo
Paulo Bento
Paulo Bento

Mensagens : 178
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 55
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Ferreira Ter 03 Dez 2019, 16:01

Boa tarde Pulo Bento
Instale o programa e fica a saber teoricamente, claro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

E a crescer aqui vão eles! Empty Re: E a crescer aqui vão eles!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos