Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário com dificuldade em engolir o alimento

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Sex 15 maio 2015, 12:43

Évora, 15 de Maio de 2015

Bom dia Sr. Ferreira

-Passados mais de dois anos e embora acompanhando a sua grande paixão, volto ao seu forum com um novo problema, relacionado com outro amigo - agora um canário.
-Tem dois anos e vive em casa com toda a liberdade e só entra na gaiola por sua vontade para comer, beber e dormir. Quando se torna necessário abrir uma porta ou janela é só indicar-se-lhe o compartimento contíguo que ele compreende e logo segue esse destino - mas por pouco tempo;
-Tem à disposição, girassol descascado, milho painço, papa seca de ovo com sementes de niger, mistura de alpista com outras sementes pretas, areia, casca de ostra triturada, uma pontinha de folha de couve ou bróculo, água renovada todos os dias e ainda vitaminas e complexo B uma vez por semana, numa gaiola ampla e diariamente limpa;
-Costuma esfregar o bico no poleiro com frequência, não sei se por hábito da própria espécie.
-Ultimamente tem sido mais frequente, acompanhado de movimentos  com a cara no poleiro, de que está a resultar a queda de penas junto aos olhos e bico, a coçar-se com as patinhas na parte de baixo do bico e pescoço;
-Noto também que após descascar algumas sementes que fazem parte da sua dieta, acumula uma papa na cavidade bocal, que tem dificuldade em engolir e às vezes nem consegue, o que o leva a comer pouco;
-As fezes apresentam-se com pouco ou nenhum fluído e de cor clara numa parte e noutra um pouco mais escura, sem vestígios de sangue;
-Já lhe apliquei uma gota de pulmosan há quatro dias e iniciei a administração de complexo B na água de bebida, com previsão para cinco dias;
-Continua muito activo, mas não apresenta melhoras;
-Deste modo, agradeço ao Sr. Ferreira o favor de fazer a sua análise e me dizer o que a sua experiência aconselha fazer, para o bem deste humilde ser.
-Os meus sinceros cumprimentos.
   João Godinho

PS:-Editei a mensagem para adicionar que durante a tarde de Domingo, abriu o bico várias vezes e expeliu com dificuldade o alimento que tinha engolido pouco antes. O que significará isto?


Última edição por João Godinho em Qui 28 maio 2015, 16:41, editado 1 vez(es)

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qui 21 maio 2015, 11:51

Bom dia João Godinho.
Isso tanto pode ser ácaros na traqueia como micoplasmose.
Para já, aconselho que o desparasitem externamente.
Não sei onde aplicou a gota de Pulmosan, mas aconselho uma segunda aplicação ao fim de uma semana e uma terceira aplicação ao fim de 21 dias a contar da ultima.
Como diz que acumula uma papa na cavidade bocal, isso pode ser micoplasmose e não papa, aconselho que administrem isto na água de beber. http://www.loropark.pt/pt/loja-online/aves/vitaminas-e-medicamentos/micoresp-100grs/?ref=1172
As Quantidades devem ser as mesmas, a diferença entre um pombo e um canário, vai na quantidade de água que cada um bebe.
Não esquecer que, seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Qui 21 maio 2015, 20:59

Évora, 21 de Maio de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado pela sua resposta, dentro da sua disponibilidade e boa vontade para ajudar mais este aflitíssimo.
-O bichinho , além dos sintomas que lhe descrevi, também se engasga e faz um ruído provindo da respiração, não sei se implica alguma alteração ao parecer que formulou;
-Acerca do Pulmosan, apliquei-o  no dia 10 por baixo de uma asa, segundo as regras que costuma referir e como reforço uma segunda dose no dia 20, que até coincidiu com o que  o sr. prescreveu. Estava para lhe administrar o complexo B durante 5 dias, mas com início de novo tratamento, julgo que só depois deste terminar será de aplicar, salvo se o seu parecer for outro;
-Sobre o Micoresp, ainda aqui tinha uma embalagem intacta, mas como já estava fora de validade tive que comprar outra e  que consegui aqui mesmo na terra;
-Já lhe dei o produto na proporção de 3 gramas por litro de água de bebida e agora espero o resultado nos três a cinco dias de tratamento que a bula recomenda, seguindo todas as suas recomendações;
-Na desparasitação externa vou utilizar o acariasma que tenho e que penso cumprir os requisitos necessários;
-Fico imensamente agradecido pelo seu conselho e subscrêvo-me com os meus sinceros cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Sex 22 maio 2015, 11:54

Bom dia João Godinho.
Só pode administrar o complexo-B passado uma semana depois do antibiótico (Micoresp), é que o complexo-B tem um componente que elimina o antibiótico.
Aconselho-o a administrar durante 5 dias o Micoresp mesmo que ao 3º dia já não apresente sintomas.
O pó Acariasma é mais indicado para misturar nas sementes, mas pode ser administrado nas penas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Sex 22 maio 2015, 12:39

Évora, 22 de Maio de 2015

Bom dia Sr. Ferreira

-Obrigado pela resposta às dúvidas que persistiram sobre a execução do tratamento que me aconselhou e que irei seguir até ao fim;
-Muito agradecido subscrêvo-me com os melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Sex 22 maio 2015, 12:56

Bom dia João Godinho.
Não sei se já lhe tinha perguntado.
O Rui Godinho é-lhe alguma coisa?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Sex 22 maio 2015, 17:05

Évora, 22 de Maio de 2015

-Boa tarde Sr. Ferreira

-Sobre a pessoa de que me fala, consta nas apresentações em que eu lhe respondi: "poderá ser meu familiar, mas um pouco afastado e que nem conheço. Vou tentar saber quem é. Há aqui várias famílias Godinho, que não são nada umas às outras."
-Fiz várias tentativas de memória quem poderia ser, mas não cheguei a identificá-lo como possível familiar. Só por contacto directo é que poderia lá chegar, mas para isso carecia de elementos que permitissem abordá-lo. Se o Sr. Ferreira tem alguns dados que me possa facultar até teria muito prazer em contactá-lo e além da pessoa, também como criador de aves.
-Um abraço

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Seg 25 maio 2015, 12:33

Bom dia João Godinho.
Sobre o Rui Godinho, Normalmente só o vejo nos concursos ornitológicos, sei que mora no Bairro da Senhora da Saúde, logo a seguir à ponte nuns blocos do lado direito e trabalha numa empresa de camionagem em Arraiolos.

Um abraço, Fereira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Ter 26 maio 2015, 22:45

Évora, 26 de Maio de 2015

Boa noite Sr. Ferreira

-Obrigado pelos elementos que me deu, com os quais talvez já consiga contactar o amigo e depois direi o resultado;
-Sobre o tratamento do bichinho concluído hoje, tenho a dizer-lhe que as melhoras não são muito claras e embora seja apenas de vez em quando e ao longo do dia, continua a abrir o bico, esfregar o bico no poleiro, esfregar os lados da cabeça onde pode, coçar-se com a patinha por baixo do bico e pescoço e regurgitar o alimento debicando o arame da gaiola e voltando a engoli-lo com impulsos da cabeça, parecendo ter dificuldade em o engolir. Será que a acção do medicamento ainda corrige os sintomas esporádicos que ainda persistem?  
-De notar o seguinte:
  -que os mencionados sintomas se concentram na cabeça, onde começa o aparelho digestivo, respiratório e auditivo;
  -que come e bebe bem;
  -que as fezes são normais, mas acompanhadas com menos fluídos do que é habitual;
  -que a voz não parece alterada, mas que faz mais uso de sons expressivos de desconforto.
-Nestas circunstâncias, apelo mais uma vez ao favor de fazer uma análise a estes problemas e o subsequente conselho, baseado nos seus conhecimentos, experiência e sem pretender abusar da boa vontade com que os disponibiliza;
-Muito agradecido, subscrêvo-me com os melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qua 27 maio 2015, 12:51

Bom dia João Godinho.
Administre o Micoresp mais 2 dias. Tem que dar tempo que o medicamento actue. (o ata e pendura é nos chouriços Very Happy )
Também pode ter piolho ou ácaros exteriores, borrife o canário com Men For San, passado uma semana torna a borrifar e depois passado 21 dias da ultima borrifadela, torna a borrifar. Não esquecer de tirar toda a água da gaiola e só voltar a meter água quando estiver seco.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Qua 27 maio 2015, 14:51

Évora, 27 de Maio de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado pelo seu conselho e vou proceder tal como recomenda, na esperança de vencer as dificuldades que o bichinho ainda apresenta.
Um abraço

João Godinho


João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Dom 31 maio 2015, 20:51

Évora, 31 de Maio de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Queira desculpar mas volto ao assunto do bichinho;
-Custa-me dizer que continua a esfregar o bico e os lados da cabeça onde pode e a abrir o bico com frequência, tendo até há instantes vomitado quase tudo o que tinha no papo, o que me impulsionou a bater-lhe à porta mais uma vez;
-Surpreende-me o facto de comer, beber, defecar com regularidade e se mostrar apenas um pouco triste;
-Passados onze dias que iniciou o tratamento e três que o terminou, será de esperar ainda algum efeito do Micoresp?
-Deixo à sua superior apreciação e muito agradeço informar o que me poderá aconselhar, para tratar este problema.
-Os meus melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Seg 01 Jun 2015, 15:09

Boa tarde João Godinho.
Não se esqueça de fazer uma 3ª aplicação de Pulmosan passado 21 dias da ultima.
Meta Fotos das fezes para poder ver isso, é estranho ele continuar a vomitar. Já agora vire o pássaro ao contrário e repare se ele tem alguma mancha escura no ventre e de que lado, ou se ao centro.
Já o desparasitou externamente?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Seg 01 Jun 2015, 19:57

Évora, 1 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado pela rapidez da sua resposta, a mais um meu pedido de ajuda;
-Observado o abdomem do passarinho, não lhe notei nenhuma mancha escura;
-Acerca das fezes, desculpe não lhe enviar fotos, porque não disponho de meios para o efeito, mas são como já referi, formando uma pequena torcida, que muitas vezes fica de pé, com pouco mais da grossura de um palito dos dentes e acompanhadas de pouca urina, apesar de beber regularmente;
-Tal como recomendou inicialmente, já o desparasitei com o caniaves;
-Sobre os vómitos, que acontecem em plena época de reprodução e coincidem com a ingestão de mais alimento do que o habitual e  sem pretender desvirtuar a opinião técnica que vier a formular, julgo que poderá ser impulso paternal instintivo. Por não ter criação para quem o regurgitar e exceder a sua capacidade digestiva, vê-se obrigado a expeli-lo, provocando o vómito. Será?
-Também me preocupam os outros sintomas "roçar o bico e a cabeça" nos objectos e nisso não tenho a mínima ideia, porque lendo o que existe sobre estes problemas, não há certezas e por isso só a experiência poderá descodificar;
-Estou atento para a 3ª dose do Pulmosan e até estou a pensar antecipar para o início da administração do complexo B, se não tiver opinião em contrário e uma outra solução para o caso anterior;
-Muito agradecido, espero o favor de mais um conselho a estas minhas dúvidas.
-Os meus melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Ter 02 Jun 2015, 12:09

Bom dia João Godinho.
Pode ser o que diz, instinto de reprodução, mas duvido! Poderia ir por aí se não estivesse constantemente a engolir em seco, ter peladas, estar constantemente a coçar a cabeça e a roçar o bico em qualquer coisa, isso para mim são sintomas de ácaros.
Ele tem GRIT há disposição?
Ele despeja a água do bebedouro num período de 24h ou não?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Ter 02 Jun 2015, 15:16

Évora, 2 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

Obrigado pela sua resposta e também sobre as perguntas que me põe, para formular o seu parecer;
-Tem areia lavada à disposição, que consome regularmente e também Grit mas que pouco utiliza;
-Quanto à água, tenho contas feitas do consumo de um dia, relativo ao período em que lhe administrei o Micoresp:
 -que dissolvi 0,5 grama de pó em 130 ml de água, na proporção de 3,846 g por litro de água;
 -que ao fim do dia restaram 110 ml, sendo consumidos 20 ml de água, a que corresponde 0,077 mg de Micoresp;
-Sobre o "engolir em seco, roçar o bico e a cabeça (zona do ouvido) onde pode" referi frequente e quis dizer várias vezes ao longo do dia. Peladas apenas entre o bico e os olhos pelo acto de se coçar;
-O que mencionei na anterior mensagem acerca do vómito e da regurgitação, não foi mais do que uma dedução perante comportamentos que me pareceram invulgares.
-Penso que lhe dei as pistas que me pediu e agora cabe-me agradecer-lhe a sua paciência para desvendar estes problemas e o favor de me dar mais uma vez o seu parecer.
-Os meus melhores cumprimentos.

João Godinho



Última edição por João Godinho em Ter 02 Jun 2015, 19:35, editado 1 vez(es)

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Ter 02 Jun 2015, 18:57

Boa tarde João Godinho.
Fez a proporção de 3g por litro de água e como era tratamento devia ter feito de 5g por litro, qualquer das maneiras, devia ter havido melhoras.
Quando me referi se despeja o bebedouro em 24h, não era com o medicamento mas só água.
Não tem ninguém amigo que tenha máquina de fotos digital ou mesmo telemóvel que tire fotos e meta aqui as fotos das fezes?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Ter 02 Jun 2015, 22:41

Évora, 2 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

Obrigado pela sua rápida resposta.
-Sobre o Micoresp, na bula consta o tratamento de 3 a 5 g por litro de água de bebida, mas fiz a diluição na proporção de 3,5g/litro, considerando o peso do pássaro e que na realidade ficou muito próxima de 4g/litro;
-Relativo ao consumo de água nas 24 horas, se lhe coloquei 130ml no bebedouro e à noite só lá estavam 110ml, o consumo foi de 20ml. Nos outros dias deduzo que teria bebido igual quantidade de água;
-Observado o comportamento do bichinho, venho notando que continua a comer mais do que era habitual e como vem regurgitando menos, quase todos os dias à tarde força o vómito para aliviar a papada, cujo volume excederia a capacidade do seu aparelho digestivo;
-Já consegui imagens das fezes e penso que acessíveis;
-Muito agradecido pelo seu empenho em detectar as causas deste problema, subscrêvo-me com os melhores cumprimentos.

João Godinho


Última edição por João Godinho em Qua 03 Jun 2015, 12:33, editado 2 vez(es)

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qua 03 Jun 2015, 11:38

Bom dia João Godinho.
Em principio as fezes aparentam serem normais levando em conta que esteve a tomar antibiótico. Se os uratos (parte branca), passados uns 10 dias continuarem de cor amarelo/castanho e não passarem para branco, então tem problemas no aparelho digestivo em especial coccidiose na 1ª fase, ou problema nos rins.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Qua 03 Jun 2015, 12:29

Évora, 3 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado pela sua mensagem e também pela rapidez com que a prestou;
-Perante a situação o que me aconselha fazer?
-Muito agradecido, fico aguardando a informação que considerar adequada ao caso, quando lhe for possível.
-Com os meus melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qua 03 Jun 2015, 14:53

Boa tarde João Godinho.
Se ao fim dos 10 dias, continuar com os uratos e restantes fezes amarelas/castanhas e antes de tomar seja o que for para não estar a intoxicar o animal sem necessidade, aconselho-o a tirar uma amostra em papel branco limpo e levar a um Veterinário para ele confirmar se é coccidiose ou outra doença através de analise. Também pode ser problemas de fígado, mas o amigo diz que não vê nenhuma mancha escura no ventre. O mesmo sintoma é descrito para muitos males.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Qua 03 Jun 2015, 21:05

Évora, 3 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado por todas as suas mensagens esclarecedoras na tentativa de restabelecer a saúde deste pobre bichinho;
-Voltei a observar o abdomen e não lhe notei nenhum pontinho negro;
-Nas imagens que lhe enviei os uratos das fezes aparecem amarelados, mas acabei de verificar o dejecto actual constatei que é branco perfeito;
-Não sei se reparou, mas apaguei as imagens que enviei, por serem muito grandes prejudicavam o funcionamento do sistema e também já não eram necessárias;
-Tal como recomendou, vou esperar os dez dias, que penso contar desde quando terminou a administração do Micoresp;
-Agradeço-lhe muito por toda atenção e o imenso tempo que tem dedicado a este meu caso, embora ainda não encerrado como ambos desejaríamos;
-Subscrêvo-me com os melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qui 04 Jun 2015, 12:41

Bom dia João Godinho.
Eu disse mancha e não pontinho escuro, mas está bem, dava logo para ver o fígado dilatado no lado direito.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  João Godinho Qui 04 Jun 2015, 18:44

Évora, 4 de Junho de 2015

Boa tarde Sr. Ferreira

-Obrigado pela sua mensagem, pela qual rectifica a descrição que fiz, relativa à informação que pretendia obter, para tomar a decisão mais adequada.
-Para ter a certeza, voltei a observar e notei que existe uma pequena faixa no abdomen, ligeiramente avermelhada no lado direito e que já tinha visto  mas não identifiquei como mancha, por ser pouco perceptível. Será este o indício de problemas de fígado que procura?
-Também, como já passou uma semana após a administração do antibiótico,  comecei hoje a dar-lhe o complexo B, tal como  aconselhou quando recomendou o Micoresp.
-Tenho acompanhado com atenção todo comportamento do passarinho e destaco que continua a abrir o bico com aflição, come bastante areia  e quando bebe deita fora os últimos golos, como que a lavar ou refrescar a goela. O que poderá contribuir para este comportamento?
-De referir que não tem vomitado nem regurgitado e as fezes apresentam um branco muito parecido com o branco.
-Perante tão complicada situação, sem pretender abusar da sua paciência e boa vontade,  agradeço e peço o favor de me dar mais um conselho sobre os casos ainda por desvendar.
-Com os meus melhores cumprimentos.

João Godinho

João Godinho

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 87
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Ferreira Qui 04 Jun 2015, 21:53

Boa noite João Godinho.
Ora bem, se vê a tal mancha do lado direito, quer dizer que tem o fígado dilatado e os rins subcarregados, daí urinar pouco. Causas, podem ser diversas tais como, excesso de gordura no fígado, mas inclino-me para intoxicação de tanta mistela e quando é assim, vale mais interromper os curativos para recuperar e depois continuar-se.
Para normalizar o funcionamento do fígado, vai comprar Colina CaP ou Cálciocolina e vai administrar 20 gotas para 100ml de água durante 2 semanas mas fazendo uma pausa a meio de 2 dias só água. Passado esse tempo vai verificar se ainda vê o fígado, caso afirmativo, administra mais uma semana, caso já não tenha o fígado dilatado, vai deitar por cima das sementes no comedouro uma borrifadela de pó Acariasma e mexe as sementes mas só até à profundidade do bico, enquanto tiver comer no comedouro não precisa de meter mais pó porque vai entranhando conforme vai comendo, só volta a meter novamente pó quando encher novamente o comedouro e enquanto o ver abrir o bico. Na água, vai administrar Complexo-B durante 5 dias seguidos.
http://www.avizoon.pt/pt/produto/4+20/colina-ca-p-liquido/
http://www.multimascota.com/spa/item/ART00645.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com dificuldade em engolir o alimento Empty Re: Canário com dificuldade em engolir o alimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos