Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiros ovos de rosicolor

2 participantes

Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  FiR Qui 23 Abr 2015, 17:44

Boa tarde, eu tenho um casal de rosicolor e eles tiveram os seus primeiros ovos já á mais de um mês, e pelo que me disseram e também pelo que li foi que pelo menos 23 dias depois do último ovo ser posto os bebes deveriam sair dos ovos mas ainda nada aconteceu e já passou algum tempo a mais desses 23 dias. Sei que os ovos estão galados porque vi à luz que estavam escuros portanto não consigo perceber se houve algum problema.. e gostaria de saber o que deveria de fazer?

Gostava que alguém me pudesse esclarecer!

Obrigada.
Filipa
FiR
FiR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  Ferreira Qui 23 Abr 2015, 18:10

Boa tarde Filipa.
Isso foi-lhe mal explicado.
Há duas maneiras de se contar o tempo de encubação. Conta-se 21 dias a contar do 1º ovo posto caso se dê por isso, ou 18 dias a partir do 3º ovo posto.
Os ovos só devem ser inspecionados uma vez para se ver se realmente estão galados ou não a contar 5 dias depois do ultimo ovo posto. Nunca se deve mexer nos ovos com os dedos, pois a nossa transpiração mata os embriões, para se ver se estão galados, basta encostar uma lâmpada das de fechadura ao ovo mas no ninho. Os ovos que estiverem goros nunca se devem tirar, pois servem para proteger as crias quando nascem de serem asfixiadas pela mãe.
Pode e deve tirar os ovos uma vez que os embriões estão mortos e há muito tempo, para isto acontecer, pode ter sido por lhes pegar com os dedos, por os pais terem bactérias, por afogamento caso onde more o tempo seja demasiado húmido, ou desidratados caso o tempo onde more seja bastante seco. Vou mais por estarem com bactérias devido ao que lhes dá, digo eu!!

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  FiR Qui 23 Abr 2015, 18:19

A contagem eu percebi, o que queria explicar era que mesmo depois do último ovo ser posto já se passou mais de um mês, dai a minha preocupação.. e eu só mexi nos ovos hoje nunca antes, portanto não poderá ter sido pelo toque e onde moro não é nem húmido nem seco, o tempo é ameno.
Aconselha então a retirar os ovos do ninho uma vez que já se passou tento tempo? ou devo esperar mais?
A mãe não se vai importar por os tirar? voltará a ter confiança para por mais?
É que ela continua a ir para cima deles este tempo todo, também tenho medo que ela fique fraca por se estar a dedicar tanto.

Obrigada pelas informações.
Filipa.

FiR
FiR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  Ferreira Qui 23 Abr 2015, 19:26

Boa tarde Filipa.
Pode tirar os ovos há vontade, até para que ela entre novamente em ovulação.
Aconselho-a que compre uma embalagem de Salmocoli e administre já, isto para matar bactérias que tenha. Leia atentamente o folheto no que diz respeito a doses, ou melhor , leia os conselhos que transmiti ao amigo Hugo que tem problemas com roselas. (SAÚDE das AVES).

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  FiR Sex 24 Abr 2015, 01:17

Boa noite,
muito obrigada pelas informações!!
Poderia-me só dizer se é preciso limpar o ninho de alguma forma em especial? até mesmo para evitar que fiquei alguma bactéria..

Mais uma vez obrigada.
Cump, Filipa.

FiR
FiR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  Ferreira Sex 24 Abr 2015, 11:56

Bom dia Filipa.
Os roseicollis fazem ninho ou seja, as fêmeas levam para a caixa pauzinhos espetados nas penas das costas que depois desfazem, portanto se não têm nada na caixa foi porque a Filipa não lhes meteu nada e isso também pode ter sido uma das causas para os embriões terem morrido.
Limpe muito bem a caixa. Meta a um canto da gaiola em sentido contrário à caixa, mas ao alto, uma mão cheia de caruma (agulhas) de pinheiro de preferência verde, que ela leva para a caixa para confeccionar o ninho.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  FiR Sex 24 Abr 2015, 17:25

Boa tarde,
sim eu sei que fazem ninho, ela fez o seu ninho com folhas de palmeira Smile
Obrigada pelas informações e pela ajuda, espero que da próxima vez corra tudo bem!

Cump. Filipa

FiR
FiR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiros ovos de rosicolor Empty Re: Primeiros ovos de rosicolor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos