Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquita doente?

2 participantes

Ir para baixo

Periquita doente? Empty Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Sex 18 Jun 2010, 22:07

Caro Sr. Ferreira
Nem calcula como foi difícil entrar no Fórum... tive de recorrer ao Paulo e registar-me de novo, pois de cada vez que tentava entrar era remetido para outra página!
Felizmente já cá estou de novo.
Bom, tenho uma das minhas periquitas inglesas com um comportamento um pouco estranho porque está triste e parece ter uma respiração ofegante com as penas do rabo sempre a "dar a dar" para baixo e para cima. De resto come e bebe e quando me aproximo dela continua a espreguiçar-se como é seu hábito, pois é muito mansinha. As fezes têm a consistência e formato normais embora com uma cor esverdeada às vezes.
Assim sendo, agradece-se mais uma ajudinha Very Happy
E já agora, como entraram na mudança da pena é dar o Aminovit - L 5 dias seguidos. Correcto?
Abraço amigo
Carlos

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Ferreira Sáb 19 Jun 2010, 12:00

Bom dia Carlos Soares.
Não é a primeira pessoa que teve dificuldade em entrar no novo porque as pessoas metem a direcção antiga e vão parar ao extinto.
Quanto ao problema da periquita, a dificuldade em respirar apareceu agora ou já é coisa velha, repare se chora dos olhos, se engole em seco, se anda ranhosa nem que seja pouquinho ou simplesmente com as narinas entupidas, por ultimo apanhe-a e olhando para o ventre do lado esquerdo junto ao peito veja se tem uma mancha escura.
Para a muda de penas sim, dar Aminovit-L 5 dias seguidos depois 2 dias água limpa e mais 5 dias seguidos, 5 gotas para 100ml de água ou 3cc para um litro (uma tampa do frasco), não esquecer de agitar o frasco antes de tirar o Aminovit-L.
Aguardo resposta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Sáb 19 Jun 2010, 19:07

Muito obrigado pela rapidez da sua resposta. Quanto às questões que me coloca é assim, eu só notei o comportamento que lhe referi há 1 mês ou dois e na loja de animais onde a adquiri disseram-me para lhe dar antibiótico da Tabernil durante dias. Contudo, não notei alterações. Estive a observar como me sugeriu e não noto nenhum desses sintomas. Apenas que quando se sente mais observada e por isso mais assustada começa a respirar abrindo ritmadamente o bico e contraindo as penas do rabo como lhe disse.
Carlos Soares

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Ferreira Sáb 19 Jun 2010, 19:26

Boa tarde Carlos.
Que medicamento foi esse que andou a dar.
A maneira como descreve agora os sintomas já são diferentes Very Happy já é mais de fêmea em cio que outra coisa.
Oberserve melhor mas há distância e depois diga-me ok ?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Sáb 19 Jun 2010, 22:12

Boa noite !
Pois é. Isto é uma confusão com o bicharoco... A sensação de que pode ser uma questão de cio foi a primeira ideia que tive quando reparei na ave, mas como esta situação se vem arrastando há já cerca de dois meses estou na dúvida se será isso mesmo. Para além disso, estão dois machos "disponíveis" e nem ela se aproxima deles, nem eles dela ! Aliás, toda esta criação que é nova cá em casa é estranha porque os pássaros já estão juntos há uns 4 meses e não mostram interesse em acasalar, se bem que tenham todas as condições logísticas para o fazer, penso eu... ! Quanto aos sintomas, mantenho os comentários que lhe enviei na segunda mensagem, ou seja, não noto os sinais que me propunha para confirmar se existiam.
Talvez seja de aguardar e ver como a situação vai evoluindo ? Só que se trata da minha melhor fêmea amarela lutina ...
Um abraço e obrigado pela disponibilidade de sempre.
Carlos Smile

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Ter 29 Jun 2010, 17:49

Amigo Ferreira
Não conseguimos identificar o que se passava com a periquita de que lhe falei. Acredito que fosse problema cardíaco pois hoje, sem mais nem menos, estava no poleiro e caiu morta. Nem sempre corre bem, não é?
Abraço e obrigado pela disponibilidade
Carlos

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Ferreira Ter 29 Jun 2010, 21:27

Boa noite Carlos Soares.
Lamento a morte da periquita, muitas vezes é dificil atinarmos com o que de facto têm por os sintomas serem idênticos para a maioria das doenças. Normalmente não pergunto porque penso que todas as pessoas que tenham aves o façam, mas já agora só a titulo de curiosidade, costuma desparasitar internamente (matar lombrigas) as suas aves em especial quando as compra ?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Qua 30 Jun 2010, 19:33

Boa tarde

Sim, costumo desparasitar com o vermicida da Tabernil. Já agora, aproveito para lhe perguntar com que periodicidade o devo fazer. Dei-lhes há cerca de dois meses 2 gotas em 40 ml de água durante 1 dia. No entanto, tenho dúvidas de que os periquitos tenham ficado desparasitados pois a impressão com que fiquei foi de que eles não tinham bebido nada. Como sabe, só agora é que esta espécie começa a beber mais. Acha pertinente voltar a dar-lhes agora que já os vejo beber? Neste momento estou a acabar a aplicação das vitaminas para a muda. Terminam amanhã, e dei-lhes durante 7 dias como indicado na caixa do medicamento.
Também me disseram que quando se dá o vermicida para os parasitas internos, os pássaros não criam mais nesse ano. Isto será verdade???
Aproveitando a sua boa vontade e sem querer abusar, quais as medidas que julga convenientes para uma gaiola de criação de ring necks?
Abraço e bem haja.
Carlos Soares

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Ferreira Qua 30 Jun 2010, 21:31

Boa tarde Carlos Soares.
Primeiro que tudo um aviso! Quando der algum produto da Tabernil tem que cumprir escrupulosamente com a quantidade de produto, nada de dar a mais pois não tem margem de manobra na dosagem, o que significa a morte dos pássaros.
Modo de administrar qualquer vermicida.
Como são amargos e têm cheiro as aves recusam-se a beber, portanto devemos tirar toda a água que tiver na gaiola por exemplo á tardinha e meter então água com o vermicida a meio da manhã do dia seguinte, isto para terem sede e ao menos beberem uma só vez. Deve-se repetir tudo ao fim de 21 dias porque os vermes morrem mas deixam ovos depositados que eclodem ao fim de 21 dias precisamente, portanto mata os recem nascidos como os que nasceram durante os 21 dias e são quase adultos.
O que está aconselhado pela DGV é fazere-se uma desparasitação de 6 em 6 meses em especial nos psitacídeos, no entanto desde que não se veja aves com sintomas basta fazê-la uma vez por ano no início das criações ou ter um mês de referência.
Depois de cada desparasitação deve-se dar sempre Complexo-B porque os vermicidas atacam o figado das aves.
Quanto a gaiolas para Rabos de junco da Índia, 100cmX50cmX50 é o minimo, a partir daqui vai do espaço e vontade de cada criador

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Carlos Soares Qui 01 Jul 2010, 01:36

Ok, Sr Ferreira. Muito obrigado por mais estas informações que terei em consideração.
Abraço
Carlos Soares

Carlos Soares

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita doente? Empty Re: Periquita doente?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos