Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roseicollis - Doença Respiratória

2 participantes

Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Pedro M. Dom 22 Out 2023, 09:49

Bom dia Sr. Ferreira

Há cerca de 6/7 dias um dos meus Roseicollis começou a apresentar sintomas de doença, apatia, penas eriçadas e ao apanhá-lo verifiquei que o osso do peito já estava muito pronunciado.
Após efetuar pesquisa aqui no fórum, verifiquei um dos sintomas que tem indicado a outras pessoas, a dificuldade em respirar e o movimento pendular da cauda.
Comprei e administrei o Zooserine, 2 comprimidos de 12 em 12h, mas tive alguma dificuldade em comprar e só comecei o tratamento na quarta-feira à noite e a ave não recuperou, estava morte ontem pela manhã.
Não tenho fotos das fezes da ave, mas eram de um tom castanho, bastante escuro.
As fezes das restantes aves parecem estar normais (por comparação com fotos de outros utilizadores aqui do fórum), no entanto verifico que pelo menos uma ave tosse e agita a cabeça.
Perante esta situação, solicito auxilio em relação ao tratamento que devo efetuar.
As aves ainda não foram desparasitadas internamente.

Cumps.
Pedro Sobral

Pedro M.

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Ferreira Dom 22 Out 2023, 12:33

Bom dia Pedro Sobral.
Foi pena não ter metido fotos das fezes do que morreu, mas pela cor e se eram bastante moles, ou até mesmo em diarreia, o mais que provável as causas da morte ter sido devido a coccidiose. Não perde nada em meter fotos das fezes dos outros.
Isto dos medicamentos para aves cada vez está mais apertado na venda online.
Administre o Bronco Sprint 100g Tollisan na formula curativa. Uma vez que se trata de uma composição há base de tetraciclinas, tire qualquer fonte de cálcio que tiver na gaiola e na toma do medicamento em vez de água normal dê agua destilada ou desmineralizada, é que o cálcio elimina a maioria das tetraciclina e portanto corta o efeito do medicamento.
https://cnc.columbofilo.com/store/produto/bronco-sprint-100g-tollisan/

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Pedro M. Seg 23 Out 2023, 12:29

Bom dia Sr. Ferreira

Vou tentar colocar as fotos das fezes das aves.
As duas primeiras são do macho que estava junto à fêmea que morreu.

Roseicollis - Doença Respiratória Img-2013
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2014
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2015
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2016
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2017
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2018
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2019
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2020
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2021
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2022
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2023
Roseicollis - Doença Respiratória Img-2024

Cumps.
Pedro Sobral



Pedro M.

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Ferreira Seg 23 Out 2023, 21:39

Boa noite Pedro Sobral.
Felizmente e para já, tanto os rins como o figado estão a trabalhar bem em todos os pássaros e daí está tudo bem. Quanto hás fezes de todos os pássaros, noto as fezes muito escuras, mas também pode ser ao tipo de alimentação que o amigo lhes dá, qualquer das maneiras pergunto que desparasitante costuma administrar nos seus pássaros?
É que não perde nada em fazer a desparasitação com um em que um dos componentes na sua composição seja o Amprolium. basta dizer-me qual e logo lhe digo se é eficaz nas desparasitação do parasita que provoca a coccidiose (protozoário do gênero Eimeria (Filo Apicomplexa)).
Quanto ao que está com problemas respiratórios, convém administrar o antibiótico que lhe recomendei, depois faz um intervalo de 5 dias e desparasita então esse pássaro.
Tem que ter cuidado com a humidade e correntes de ar frias, é que os roseicollis são muito sensíveis a isso devido a serem aves de um clima completamente seco embora já nascidos na Europa e seus antecedentes (originários da orla do deserto do Namibe), que vai desde o Sul de Angola até ao Norte/Centro da Namibia.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Pedro M. Ter 24 Out 2023, 21:20

Boa noite Sr. Ferreira

Desde já obrigado pela sua ajuda.
Eu comprei as aves no ano passado e por falta de conhecimento não as desparasitei, devia ter procurado informação/ajuda sobre o assunto e não o fiz.
Quanto à cor das fezes/tipo de alimentação, estou a utilizar a mistura para agapórnis canto alegre profissional e papa witte molen, não tenho fornecido fruta/legumes com regularidade que devia, talvez seja um dos motivos da coloração escura.
Tenho fornecido ainda granulado B14 da Nutribird, que, após pesquisa aqui no fórum, me pareceu que o senhor não aconselha.
Se me puder indicar o desparasitante que devo utilizar, bem como o tipo de suplementos a fornecer às aves agradeço.
Nos últimos meses tenho vindo a acompanhar as dúvidas colocadas aqui no fórum e tinha identificado para comprar o vermizoo, mas agora não sei se será o mais indicado!

Cumps.
Pedro Sobral

Pedro M.

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Ferreira Qua 25 Out 2023, 12:53

Bom dia Pedro Sobral.
Eu não aconselho esses granulados porque são simplesmente desperdícios da soja que depois de cozida terem extraído todos os nutrientes e gorduras para diversos fins, alem disso, os bicos dos psitacídeos estão preparados para descascarem frutos e sementes afim de comerem o miolo, ora eles trincam esses granulados e automaticamente a maioria cai no chão.
Quando apareceu as rações para animais feitas com o desperdício de soja entre outros desperdícios e que deu origem às vacas loucas, por coincidência vi um documentário de 2h. canadiano sobre o assunto e fiquei abismado onde chega a ganância do sere humano para enriquecer, não se importando com o bem estar animal e humano, tudo val.
Eu na desparasitação interna anual dos meus pássaros administro o Vermizoo durante dois dias e de seguida o Amprolium durante 5 dias.
Para arranjar o Amprolium (Prolcen-Cenavisa), não sei onde o amigo mora, mas se morar perto de Espanha aconselho-o a comprar lá porque é um produto puro e custa-lhe só 1/4 do que cá em Portugal e não é puro (Dac-Amprolium).

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis - Doença Respiratória Empty Re: Roseicollis - Doença Respiratória

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos