Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquita com barriga inchada

2 participantes

Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Qua 12 Abr 2023, 14:04

Boa tarde a todos e todas!
Tenho a minha periquita Amália com 6 anos em conjunto com os seus 3 filhotes numa gaiola (2 fêmeas e 1 macho com aprox. 1 ano).

À 2 semanas para cá reparei que estava a ficar inchada na região da barriga próximo da cloaca, e como não estou durante o dia com eles pensei que ela tivesse acasalado com o filho.
Coloquei o ninho mas ela nunca foi para lá, e a barriga continua até mais inchada. Retirei-a do contacto com eles e está neste momento numa gaiola separada.

Ela não voa, está sempre com a cabeça escondida e nota-se que tem dificuldade na respiração. Raramente comia mas agora já começou a comer um pouco mais. Dorme muito.

Por minha ignorância só lhes dava a ração que compro no supermercado de alimentação, o que significa que não tinha grite nem osso de choco (fui comprar agora e já têm, se bem que ela não lhes tocou ainda Sad  ).

Comecei a pensar que podia estar com o ovinho entalado então vim a este fórum e por similaridade com outros casos comprei o vigantol e estou a pôr nas papinhas dela desde ontem. Pensei também em comprar o zoocerine e o cálcio colina. Sr. Ferreira faço bem? Desculpe incomodar mas não a consigo levar a um veterinário, pediram-me mais de 100 euros para uma possível ovocentese e eu não sei o que fazer.

Comecei a pensar que pelo tempo que ela está assim (2 semanas mais ou menos) se calhar não é ovo preso e poderá ser uma infeção. Que me aconselha a fazer?
(Vou mandar foto das fezes dela e do inchaço dela para tentar ver)

Agradeço qualquer ajuda !!
Abraço,
Beatriz Coelho


Última edição por Beatriz Coelho em Qua 12 Abr 2023, 18:34, editado 2 vez(es)
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Qua 12 Abr 2023, 14:16

Seguem as fotografias.
Abraço,
Beatriz Coelho Periquita com barriga inchada Img_2015
Periquita com barriga inchada Img_2014
Periquita com barriga inchada Img_2013
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Qua 12 Abr 2023, 18:29

Boa tarde,
Em continuação à minha mensagem anterior, gostava de saber também se existe alguma medida preventiva que possa ter com os outros periquitos (caso ache necessário). Obrigada.
Abraço,
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Ferreira Qua 12 Abr 2023, 19:02

Boa tarde Beatriz Coelho.
As fotos não são nítidas e tenho dificuldade em em ver a cor das mesmas, é que pode ser coccidiose e nesse caso são bastante pretas ou com laivos de sangue. Qualquer das maneiras, os uratos (parte branca das fezes - secreções dos rins) aparentam serem amarelas, pelo menos a urina é e nesse caso poderão ser bactérias.
Para já, vai fazer um tratamento contra diversas bactérias.
Compre uma carteira de Caremicina 25g e vai administrar na água de beber mas que seja água destilada, ou desmineralizada durante 5 dias seguidos, sendo 1,25g para um bebedouro de 70ml (bebedouro normal). passado este tempo meta novas fotos para ver isso. https://mercaportugal.com/produto/care4birds-caremicina-salmonelose-paratifo-e-coli-infeccoes-bacterianas/
Caso fosse ovo atravessado, basta enfiar dois comprimidos de uma só vez pelas goelas e ao fim de pouco tempo expelem o ovo. Isso sabe-se quando vão para o fundo da gaiola e serram os olhos com dor de fazerem tanta força.
Quanto ao Vigantol e CalcioColina fez bem em comprar e pode administrar de vez enquanto.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que me dicamento for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol

um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Beatriz Coelho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Qua 12 Abr 2023, 19:30

Muito obrigada pela resposta Sr. Ferreira! Não sabe o quanto lhe agradeço! Smile
Vou deixar aqui sintetizado só umas questões finais antes de iniciar o tratamento:
1- Poderei dar o vigantol em simultâneo, e na água que vou pôr a caremicina poderei por também o cálcio colina, ou espero e faço primeiro apenas a caremicina?
2- Depois ontem acabei por encomendar o zoocerine. Aconselha-me a dá-lo ou espero que venha a encomenda da caremicina e faço apenas essa primeiro? (Estou a perguntar porque pelo que li na bula aquilo também dá para infeções bacterianas ou coccidiose, ou não percebi bem?)
3- Eu nunca desparasitei os periquitos. Acha que devia? Se sim, qual o medicamente e dosagem? E os outros passarinhos, deviam de fazer tratamento que a Amália vai fazer também? Se sim, depois diga me as dosagens e o que fazer para ficar tudo tratado. (agradeço imenso! Se forem dúvidas muito estranhas ou longas de responder ou algo assim pode mandar me mensagem privada com mais detalhe, como preferir).
Vou tentar tirar fotografias melhores para o Sr. Ferreira ver o que acha.
Muito obrigada !!!
Abraço,
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Qui 13 Abr 2023, 07:55

Tentei tirar melhor fotografias, espero que consiga ver.

Abraço,
Beatriz Coelho Periquita com barriga inchada Img_2018
Periquita com barriga inchada Img_2016
Periquita com barriga inchada Img_2017
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Ferreira Qui 13 Abr 2023, 13:44

Bom dia Beatriz Coelho.
Respondendo hás suas questões numeradas e ainda bem que falou em especial numa que me esquecia de ter recomendado que é o seguinte:-
Quando estiver a administrar o Antibiótico tem que tirar todas as fonte de cálcio (Grit, CálcioColina, osso de choco, etc. que tiver na gaiola por este eliminar em especial as tetraciclinas.
1º- Sim pode meter na papa o Vigantol. Não pode administrar Cálcio colina enquanto estiver a tomar o antibiótico pelo motivo que expliquei anteriormente.
2º-Fez bem em encomendar o Zoocerine porque este medicamento antibiótico é só para casos S.O.S. e só deve ser administrado quando notamos algo de estranho e no máximo durante 3 dias seguidos, isto para dar tempo que se recorra a um Vet. ou quem saiba da matéria.
3º-É obrigatório a desparasitação de 6 em 6 meses de qualquer animal de companhia porque os vermes passam para os humanos, outros animais, ou vice versa, no entanto não sou tão radical nesse campo, para mim basta uma vez ao ano desde que o animal esteja em casa.
As desparasitações em aves deve ser feita com um vermicida para aves e há uma panóplia de marcas, o importante é seguir à risca as instruções do laboratório que o vende. Eu costumo administrar ao meus o Vermizoo da Zoopan, ou o Intervermes OC e o que simplesmente recomendo é antes de se administrar o desparasitante tirar toda a água da gaiola pelo menos 12h. antes de administrar, isto para que tenham sede e assim beberem uma quantidade que dê para matar os vermes.
Uma vez que tinha os pássaros numa gaiola só e separou a mãe, aos outros vai administrar também desde que não tenham sintomas o antibiótico mas na formula preventiva durante 5 dias, sendo 0,25g para 100ml de água destilada ou desmineralizada.
Gosto que as pessoas me expliquem ao pormenor as situações que têm com os seus pássaros, portanto não me importo nada que os textos sejam logos e em especial aqui para que outros os leiam e sirvam de ajuda.As MP só são para coisas que outros não devam saber.
Quanto hás fotos, já deu para ver melhor e aparentam terem salmonelas.
Penso que esteja tudo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Beatriz Coelho Dom 16 Abr 2023, 08:11

Olá Sr Ferreira bom dia.
Queria dizer-lhe que vim tarde demais e no dia em que o zoocerine veio a minha periquita, quando cheguei a casa tinha morrido. Sad
Fiquei muito triste com a situação. De qualquer das formas não cheguei a encomendar a caremicina, apenas tenho em casa o zoocerine.
Quero fazer bem a prevenção nos meus restantes 3 periquitos (deixo foto das fezes deles em anexo, mas parecem mais verdes que o normal).
Tendo em conta as fotos, poderei mandar vir já o desparasitante e dar-lhes? Mando vir a caremicina e dou primeiro esse antibiótico, e só depois o desparasitante? Ou posso dar apenas o zoocerine?
Diga-me o que fazer por favor, eles apresentam-se ativos e não aparentam nenhum dos sintomas da outra periquita. Desinfetei a gaiola deles ontem.
Fico a aguardar resposta! Muito muito obrigada pela atenção!

Abraço,
Beatriz Coelho Periquita com barriga inchada Img_2019
Periquita com barriga inchada Img_2020
Beatriz Coelho
Beatriz Coelho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/04/2023
Idade : 24
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Ferreira Dom 16 Abr 2023, 12:16

Bom dia Beatriz Coelho.
Lamento a morte da periquita. Quando vemos algo de anormal na vida de um pássaro temos que ser lestos na sua cura, pois um dia na vida de um passarinho equivale a um ano na nossa. quando as aves são atacadas por bactérias e se não acudirmos de imediato morrem num espaço de tempo muito curto e as que escapam ficam com as articulações afectadas para sempre.
Recomendo-lhe primeiro a fazer um tratamento a todos com o antibiótico Caremicina durante 5 dias seguidos, depois do antibiótico meta fotos das fezes e dizer-lhe o que fazer a seguir.
Como tinha dito anteriormente, os comprimidos Zoocerine só servem em casos agudos (repentinos/S.O.S.) e não como cura definitiva.
Uma vez que vai comprar medicamentos, aconselho-a a comprar também este que é muito importante.
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquita com barriga inchada Empty Re: Periquita com barriga inchada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos