Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pais Goulds picam os filhos nos olhos

2 participantes

Ir para baixo

Pais Goulds picam os filhos nos olhos Empty Pais Goulds picam os filhos nos olhos

Mensagem  Victor Oliveira Dom 11 Abr 2021, 12:10

Caros Membros, vinha partilhar convosco uma experiência, e perguntar-vos se vos ocorreu algo parecido.

Crio Goulds desde 1990, embora por vezes com vários anos de interrupção pelo meio por falta de tempo.

Pela primeira vez este ano estou a criar Goulds com os próprios pais, e aconteceu-me algo dramático com um casal: depois de mais de 10 dias a serem alimentados pelos pais, os filhotes começaram a apresentar os olhos picados, o que levou alguns deles à total cegueira. Nenhuma outra parte do corpo foi picada.

Crio aves há mais de 35 anos e nunca vi nada parecido.
Algum de vocês teve algo semelhante?
No vosso entender qual poderá ser a razão?

Obrigado.

Victor Oliveira

Victor Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Pais Goulds picam os filhos nos olhos Empty Re: Pais Goulds picam os filhos nos olhos

Mensagem  Ferreira Dom 11 Abr 2021, 12:34

Boa tarde Vitor Oliveira.
Isso acontece porque o ninho e eles claro, estão cheios de piolho ou ácaros e penso que sejam eles próprios a fazerem isso a coçarem-se com os dedos das patas.
Tire as crias, levante as palhas do ninho e borrife o fundo do ninho com pó Cani/Aves e penso que fica com o problema resolvido.
PS. Não tenha receio de serem enjeitados, pois isso só acontece até terem 7 dias de nascidos, ou seja, enquanto não abrirem os olhos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pais Goulds picam os filhos nos olhos Empty Re: Pais Goulds picam os filhos nos olhos

Mensagem  Victor Oliveira Dom 11 Abr 2021, 12:55

Obrigado.
Não sei se eles teriam capacidade motora para se poderem coçar, as pernas parecem-me curtas para o poderem fazer, mas agradeço a dica, e vou fazer como sugere.
Já agora, o macho coneçou também a aparecer depenado, com mais incidência nas penas da máscara...poderá ser o mesmo motivo?

Obrigado,

Victor Oliveira

Victor Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Pais Goulds picam os filhos nos olhos Empty Re: Pais Goulds picam os filhos nos olhos

Mensagem  Ferreira Dom 11 Abr 2021, 19:51

Boa tarde Vitor Oliveira.
Começo por lhe dizer que não dou dicas mas sim ensinamentos em especial práticos, pois crio pássaros e em particular D. Gould desde 1967, aliás, fui a primeira pessoa a começar a criar Goulds em Portugal com sucesso.
Ora aí está! Pode ser piolho ou ácaros, mas o mais certo é o que lhe vou explicar a seguir Exclamation Desculpe-me mas vai levar uma rabecada, Estamos em Abril, portanto em plena época na muda de penas e o amigo ainda tem os D. Gould a criar Very Happy
Não tenho nada a ver como o amigo cria, mas está a ir contra a natureza dos Diamante Gould e isso é ruim.
Os Diamante Gould são aves da Oceania, portanto do Hemisfério Sul, quero eu dizer com isto que as aves provenientes deste Hemisfério mesmo nascidas no Hemisfério Norte (o nosso) não perderam o instinto de reprodução do seu Hemisfério, portanto estar a criar D. Gould nesta época é estar a dar cabo dos reprodutores e desgraçados de quem os comprar, pois estes pássaros só vão fazer a muda total de penas para o ano por esta altura e só se vão reproduzir daqui a dois anos e os reprodutores que deviam a estar a completar a muda de penas e sossego ainda estão a criar, ficam completamente esgotados se não morrerem antes.
A época normal dos Diamante Gould é na Primavera Austral, ou seja, a partir de fins de Setembro até fins de Dezembro, podendo-se prolongar a criação até fins de Fevereiro, pois em Março entram em muda de penas que se prolonga até junho/julho. É certo que se não lhes tirarmos as caixas ninho não páram de criar, isto porque alem do instinto da época, têm sempre há disposição alimento, coisa que em estado selvagem isso não acontece
nesta época pois na Austrália há muito que está tudo seco.

Pelo sim pelo não, aconselho-o a borrifar os pássaros com Men For San e depois de secos aplicar uma gota de Pulmosan no musculo do peito mas debaixo de cada asa. Passado uma semana torna a repetir tudo e depois passado 21 dias a contar da ultima aplicação.
Ao mesmo tempo vai administrar na água de beber 3 gotas de Aminovit-L durante duas semanas seguidas e depois de vez enquanto, a ver se não se vão tão a baixo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pais Goulds picam os filhos nos olhos Empty Re: Pais Goulds picam os filhos nos olhos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos