Crias de mandarim separar ou não dos pais?

Ir em baixo

Crias de mandarim separar ou não dos pais? Empty Crias de mandarim separar ou não dos pais?

Mensagem  Sandra Ramirão em Seg Maio 21, 2018 12:35 pm

Bom dia Sr. Ferreira,

Desde já quero felicitar-lhe pelo excelente forum!

Quanto ao que me leva a vir aqui hoje, é o ter um casal de mandarins que tiveram 6 filhos que nasceram no inicio deste mês. Já saíram do ninho e alguns já se vão alimentando sozinhos.

A minha dúvida é se devo separá-los dos pais após os 45 dias ou se posso mantê-los juntos. Isto porque não pretendo fazer criação apenas tê-los como animais de estimação. Neste momento estão num viveiro duplo com as medias 60C*40A*30P, pretendo adquirir posteriormente um viveiro grande e colocá-los todos nesse viveiro no caso de não haver qualquer inconveniente.

Obrigada,

Sandra Ramirão

Sandra Ramirão

Crias de mandarim separar ou não dos pais? Empty Re: Crias de mandarim separar ou não dos pais?

Mensagem  Ferreira em Seg Maio 21, 2018 2:24 pm

Bom dia Sandra Ramirão.
Não foi bom eles criarem nesta altura porque é a época da muda de penas, podiam ter morrido, em especial a fêmea.
Tire o ninho e na água de beber vai meter 3 gotas de Aminovit-L durante 3 semanas seguidas e depois de vez enquanto. Não esquecer que eles precisam de GRIT (mistura de casca de ostra, tijolo, carvão e coral, todo triturado em pedacinhos pequeninos e lavado), uma vez que precisam dessas pedrinhas para moerem os alimentos na moela e ao mesmo tempo conforme se vão desgastando vão sendo absorvidos pelo organismo uma vez que são minerais importantes para o seu bem estar.
https://www.pet4you.net/aves/farmacia/vitaminas/avizoon-aminovit-l.html
https://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.html

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

http://www.forumdoferreira.com

Crias de mandarim separar ou não dos pais? Empty Re: Crias de mandarim separar ou não dos pais?

Mensagem  Sandra Ramirão em Seg Maio 21, 2018 2:30 pm

Bom dia,

Grata pela rapidez na resposta!

Tanto os mandarins como os restantes pássaros que tenho (periquitos e canários) têm sempre à disposição num comedouro Grit. Quanto ao ninho irei hoje tirá-lo e dar o Aminovit-L como aconselha.

Obrigada,

Sandra Ramirão

Sandra Ramirão

Mensagem  Andreia Sofia em Qui Out 11, 2018 10:27 pm

Boa noite...
Vim cá hoje porque não sei o que fazer ofereceram um casal de mandarim mas passado uma semana meterão 5ovos dos quais já nacherao e já tem um mês e potinhos dias tenho um viveiro grandino com dois ninhos etc tudo direitinho mas estou espantada as crias comessar já vão baixando e a femia pós 4 ovos mas abandonou o ninho porque essa atitude o que devo fazer improvisado uma incubadora mas acho que não foi a melhor decisão o que devo fazer? Obrigada

Andreia Sofia

Mensagem  Andreia Sofia em Qui Out 11, 2018 10:29 pm

Pesso desculpa desde já pelos português mal escrito

Andreia Sofia

Mensagem  Ferreira em Sab Out 13, 2018 1:09 pm

Bom dia Andreia Silva.
Verifico que tem dificuldade de escrever em português embora o nome seja português, vamos ver se nos conseguimos entender.
Para começar, o Fórum têm regras obrigatórias, e uma delas é meter-se sempre o nome no fim de cada vez que se escreve, portanto agradecia que o fizesse numa próxima.
Para poder ajuda-la, diga-me as dimensões do viveiro mais ou menos Exemplo: comprimento x largura x altura?
Como é o ninho que lhes meteu para fazerem criação?
Conforme as respostas a estas duas perguntas assim lhe responderei o que a Andreia deve fazer.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Andreia Sofia em Sab Out 13, 2018 1:25 pm

Bom dia sr Ferreira
As medidas são 78 cm altura 22 lado 35 frente o ninho é uma caixa que se coloca na parte de fora em clusive ela já procriou lá onde nasceram 5 felhotes que tem um mês e alguns dias e ela no início da semana colocou ovos dentro do ninho quatro e depois reparei que tinha mais dois ovos partidos no fundo da gaiola mas de maneira alguma ia chocar entretanto tirei os ovos limpei o ninho e coloquei o de volta não sei se fiz o serto como é a primeira vez que estou a criar mandarins e o português acho que já está melhor peso desculpa mas meu teclado está meio maluco muito obrigada pela atenção
Comprimentos Andreia

Andreia Sofia

Mensagem  Ferreira em Seg Out 15, 2018 1:30 pm

Bom dia Andreia Sofia.
Achei estranho o abandono da postura quando me disse que estavam num viveiro, daí pedir-lhe as dimensões e está explicado o motivo, o que a Andreia tem como alojamento é uma gaiola bastante pequena, a altura não conta uma vez que os pássaros voam na horizontal e não na vertical como os misseis, daí não haver espaço para tanto pássaro e as crias estão constantemente a perturbar o choco de nova postura.
Se de facto quiser que façam nova criação e se as crias já comerem sozinhas tem que os tirar para outra gaiola, até porque assim que os pais vejam os filhos independentes vão andar sempre a pica-los para que abandonem o local.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Crias de mandarim separar ou não dos pais? Empty Fêmea mandarim doente

Mensagem  Alexandre 10 em Seg Out 22, 2018 12:39 pm

Bom dia, Sr. Ferreira venho por este meio pedir ajuda, a situação é a seguinte, tenho uma fême mandarim que após ter os ovos, começou a ficar doente, os sintomas são, n se aguenta bem no puleiro parece desequilibrada, treme por todos os lados, está o dia todo quase, com a cabeça no corpo, anda desanimada, e so quer descansar. Eu preciso de ajuda urgente, n sei o q fazer, agradecia resp, obrigado.

Alexandre Silva.

Alexandre 10

Mensagem  Ferreira em Seg Out 22, 2018 1:29 pm

Bom dia Alexandre Silva.
Abra um tópico só para si.
Meta fotos das fezes do pássaro.
Diga-me tudo o que lhe dá de comer mas mesmo tudo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: