Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alojamento Psitacídeos

2 participantes

Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Seg 31 Jan 2011, 17:47

Boa Tarde,
Cá estou para compartilhar um pouco sobre a minha modesta - e inicial - criação de psitacídeos. Tenho apenas alguns exemplares de calopsitas (caturras) e periquitos australianos. Atualmente eles estão acomodados em gaiolas, individuais, em duplas ou em grupos, de acordo com a sexagem inicial, tamanho da gaiola ou por quarentena. Atualmente meu plantel conta com 7 calopsitas (4 machos e 3 fêmeas) e 7 periqutos (4 machos e 3 fêmeas).
Bom, mas o que me trouxe aqui mesmo foi para mostrar o meu projeto de viveiro externo, já que a manutenção das gaiolas tem sido um bocado exaustivas. Vou passar aqui um setup rápido das minhas intenções, que já dei início à construção.

Viveiro externo compartimentado
4 x criadeiras calopsitas (130c x 50l x 50h)
8 x criadeiras (60c x 50l x 50h)

Planta baixa:
Alojamento Psitacídeos Imagemut.th

Sendo assim, as criadeiras ficam dispostas de forma que haja 3 colunas com 4 criadeiras cada, e um espaço para o manejo das aves e dos ninhos. A metragem total ficará em 2 metros de altura, por 1,5m de largura e 1,3m de comprimento. Minha projeção é acomodar, ao todo, 3 casais de calopsitas e 6 de periquitos, deixando espaços separados para as aves filhotes e em outras situações. O viveiro ficará em posição leste, com os ninhos também para essa posição.
A construção ainda está na etapa inicial. Apenas foram montadas a estrutura e suas divisões, com caibros de eucalipto de 3,5x3,5cm (o mesmo material utilizado por outros criadoures de psitacídeos aqui da minha região e tem se mostrado resistente às investidas das aves). Ainda está faltando fazer o fundo das repartições, o telhado e a colocação da tela e da proteção contra chuva/vento com sombrite e lona plástica.
Em breve postarei fotos.

Sugestões e críticas são bem vindas.

Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Ter 01 Fev 2011, 18:16

Boa tarde Ismael Dias.
Que hei-de dizer, as gaiolas ficam com boas dimensões, portanto pouco tenho a acrescentar a não ser que tens que meter rede dupla ou então espaçada uns 2cm entre gaiolas para não haver briga.
Não esquecer de fazeres um caboco fundo (50cm) e na ultima camada ( entre 15 a 20cm) meteres misturado com o cimento vidros e a rede exterior, assim fica protegida contra os ratos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Ter 01 Fev 2011, 18:38

Obrigado Ferreira.
Sobre o espaçamento da tela, pensei em dispor apenas uma camada entre cada divisão, já que meu orçamento para o empreendimento já passou do limite e, por enquanto, tenho que conter gastos excessivos. E, também, creio que não haverá brigas, por enquanto, já que neste momento todos os periquitos estão em uma mesma gaiola terminando a quarentena, e eles se dão muito bem. Com o bom espaço de cada compartimento, creio que as brigas serão praticamente inexistentes. Mas ficarei atento caso a interação entre as aves mude ao decorrer do período.

Quanto aos roedores, aqui em casa não há infestação alguma. Há tempos crio hamsters em uma peça no quintal e sempre houce sementes e farelos espalhados pelo quintal e nunca ví rato ou rastro deles. Não que o mérito seja meu, mas de meus vizinhos, que são apaixonados por felinos domésticos. Esses gatos sim são uma dor de cabeça para mantê-los afastados do meu lago, do meu hamstário e agora também será do meu aviário.
Eu tenho utilizado cravo-da-índia para mantê-los afastado, mas não tem surtido muito efeito... Crying or Very sad
Alguma sugestão nesse quesito?

Um abraço,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Ter 01 Fev 2011, 18:56

Boa noite mais uma vez Ismael Dias.
Vale mais gastares agora uns tostões a mais do que depois te vires a arrepender, agora estão todos juntos mas não a criarem, podes estar certo que assim que começarem a criar vai haver briga entre as fêmeas, mas ok, cá estaremos para depois dizeres.
Quanto a ratos e gatos, para os ratos já disse o que devias fazer, para os gatos basta fazeres um muro com duas fiadas de tijolo e é o bastante para os gatos não os verem.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Ter 17 maio 2011, 21:26

Boa tarde,
Com muito esforço consegui concluir a construção do novo alojamento. Mas agora cá estou angustiado novamente. Nesse meio tempo de preparação das instalações, meu plantel foi ampliado. Recebi doações e promovi capturas de aves fujonas. Mas, como minha intenção não é criar os periquitos e as calopsitas em gaiolas (a não ser para fazer a quarentena), acomodei todos eles no viveiro. Entretanto, o espaço planejado inicialmente, agora está pequeno para a quantidade de aves que tenho.

1 - Sei que o Sr. Ferreira afirmou que o espaço para cada casal suficiente para promover uma criação agradável. Mas minha dúvida é se eu posso colocar DOIS casais por alojamento, para que efetuem a criação?

2 - Os ninhos para os periquitos australianos precisam ser necessariamente na horizontal? Porque se, houver a possibilidade de colocar 2 casais por alojamento, pensei em construir ninhos similares daqueles utilizados para criação de cacatuas, como estes aqui.
Alojamento Psitacídeos Ninho_cacatua_original

3 - Como sou morador do Sul do Brasil, queria uma orientação quanto à época do início da criação dos psitacídeos. Pensei em começar a preparar as aves, dando-lhes as vitaminas necessárias, em meados de agosto, e a colocação dos ninhos no final do inverno (meados de setembro). Assim as aves não sofrerão tanto com o período de frio. Estou correto?

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Sex 20 maio 2011, 13:07

Bom dia Ismael Dias Very Happy
Desculpa só agora estar a responder mas tenho estado sem Internet
Para os periquitos ondulados australianos podes meter até 3 casais, quanto a ninhos esse não serve para este tipo de pássaro, basta uma simples caixa quadrangular de madeira e com tampa com as medias mais ou menos de 16x16x16cm, no fundo ou leva um quadradinho de madeira mas concavo para os ovos não rebolarem ou então umas aparas de madeira.
Os ninhos são metidos com a entrada virada para onde o Sol nasce, o mais alto possivel e todos na mesma altura, para os 3 casais tens que meter pelo menos 5 ninhos caso contrário vai haver briga.

Para as (caturras) calopsitas nem pensar, a não ser que dividas as gaiolas ao meio que embora fiquem pequenas mas criam.
Os ninhos, uma simples caixa de madeira rectangualar com as medias 20x20cm de base com 30cm de altura sendo a entrade de 10cm, de igual forma a entrada deve estar virada para onde o Sol nasce.

Quanto ao resto, sim é nessa época que deves fazer criação, mas podes meter logo os ninhos em Agosto para se irem habituando a eles.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Qua 05 Out 2011, 20:35

Bom, volto aqui para tentar solucionar mais algumas dúvidas sobre a criação de psitacídeos.
Tem se tornado penoso a limpeza dos vasilhames de água. Tenho vasilhames de cerâmica, com abertura de 15cm de diâmetro e uns 5cm de profundidade. Com esse tamanho todo as aves fazem a maior bagunça. Defecam e jogam comida, vegetais, grit e o osso de siba dentro dele.

A minha ideia, então, era implementar o sistema de bebedouro automático, tipo bico, daqueles empregados em criações de codornas e até mesmo nas criações intensivas de aves canoras. Minha dúvida é em relação ao banho das aves, já que estão na época de postura e criação. Sei que elas utilizam a água para ajudar no controle da umidade do ninho, mas é recomendado retirar as tijelas e deixar apenas o bebedouro, sem prejuizo para a criação?

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Qui 06 Out 2011, 13:00

Bom dia Ismael Dias.
Para meteres bebedouros automáticos não podes ter banheiras uma vez que eles preferem beber em espaços largos.
Não tens hitóteses de mudares as tijelas da água para outro lado do viveiro de modo que não fique na direcção dos poleiros?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Qui 06 Out 2011, 16:25

Sr. Ferreira,
Até tem a possibilidade de colocar as banheiras longe dos poleiros. Mas o problema principal não é elas defecarem na água, e sim delas sempre carregarem sujeira pra dentro, sejam os vegetais, seja osso de siba ou grit. Elas cismam em colocar qualquer coisa "carregável" pra dentro da banheira.

Mas quanto a ave estar no choco, então, não há problemas para eclosão dos ovos se não houver banheira?

Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Qui 06 Out 2011, 20:04

Boa tarde Ismael Dias.
Compra um termómetro/Higrómetro e quando verificares que a humidade é inferior a 65º com um borrifador borrifa as fêmeas ou com água tépida dá umas 3 ou 4 borrifadelas para dentro do ninho mas com ela lá dentro, é assim que eu faço.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ismael Dias Qui 06 Out 2011, 21:20

Ferreira achas que todo mundo é criador profissional de aves. =D
Eu mal tenho 10 casais de psitacídeos que ficam no alojamento no quintal. Como trabalho e estudo, tendo apenas a noite para cuidar das aves, fica inviável essa técnica do borrifador. Acho que o jeito é permanecer com as tijelas dentro do viveiro e amarrar o pote de grit, o osso de siba e as verduras.

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Ferreira Sáb 08 Out 2011, 19:58

Boa noite Ismael Dias.
Quem lhe disse que sou profissional, sou um simples amador que em 45 anos já criou e cria muitas espécies de aves e sabendo as dificuldades dispôs-se a ajudar quem mais necessite.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alojamento Psitacídeos Empty Re: Alojamento Psitacídeos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos