Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário doente

2 participantes

Ir para baixo

Canário doente Empty Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Qua 24 Jun 2020, 21:11

Boa noite
Tenho um casal de canários neste momento em criação, com crias de 2 dias. No entanto o macho tem uma pieira/chiado ao respirar, sobretudo depois de comer e à noite. Mantém bom estado geral, alimentando-se e piando com alguma frequência. Já experimentei alguns tratamentos por pensar que se tratava de uma infeção respiratória bacteriana, no entanto não houve melhoria. Pelo que li, apercebi-me de que se pode tratar de ácaros da traqueia e que isso se trata com Pulmosan. Mas tendo em conta a existência de crias com dias de idade poderei administrar ao macho esse medicamento?
Peço que, por favor, me corrijam se tiver mencionado algo errado é que me ajudem a solucionar o meu problema.

Obrigada desde já,
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Ferreira Qua 24 Jun 2020, 22:33

Boa noite Raquel Rosa.
Sim pode ser ácaros nas vias respiratórias, como ter apanhado uma corrente de ar e afectar-lhe as vias respiratórias mas, já agora, que medicamentação lhe administrou?
Pode aplicar o Pulmosan que não afecta as crias uma vez que o Pulmosan é de uso tópico e não deglutido. Aplica uma gota no musculo do peito mas debaixo de cada asa (total 2 gotas) e esfrega a zona molhada com um palito afim de irritar a pele e assim penetrar com mais facilidade na corrente sanguínea. Repetir tudo passado uma semana e depois tornar a repetir passado 21 dias após a ultima aplicação
Não esquecer de antes tirar toda a água que tiver na gaiola é só a volta a dar mas com Complexo-B, sendo 5 gotas para um bebedouro normal e durante 5 dias seguidos. (O complexo-B não faz mal hás crias até pelo contrário)
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Qua 24 Jun 2020, 23:02

Boa noite novamente Sr. Ferreira

Agradeço desde já a disponibilidade e celeridade com que respondeu à minha questão.
Administrei um produto chamado Natur Rhino (vi logo que não ia resolver nada, mas foi o que me venderam inicialmente; mas parece que alivia ligeiramente o chiar), um antibiótico para infeções respiratórias de aves (cujo nome não me recordo) e, no desespero, Vermizoo (que me pareceu também ter aliviado os sintomas mas apenas durante uns dias).
Amanhã já vou fazer o tratamento com Pulmosan e espero que o problema resolva no fim de todas as aplicações.

Mais uma vez, obrigada pela disponibilidade!
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Jun 2020, 00:15

Boa noite Raquel Rosa.
Mande isso fora. Isso como todos os produtos da linha Natur só fazem efeito preventivo ou seja, desde que todos os dias se dê. A maioria são feitos com a curcuma como elemento principal, ora é sabido que a curcuma (açafrão da Índia) é um condimento anti-infeccioso mas é preciso que todos os dias seja ingerido em grandes quantidades como é o caso dos indianos que em todas as refeições comem cariladas.
Caso com o Pulmosan não passe, é porque o problema não são ácaros mas antes uma infecção nas vias respiratórias por outros motivos, correntes de ar por exemplo. Quando as crias tiverem 15 dias separa o macho porque a fêmea encarrega-se de criar as crias sozinha e vai-lhe administrar Micoresp da Zoopan da seguinte maneira:
Vai misturar 1g de pó em 2,5dl de água destilada ou desmineralizada (a dos ferros de engomar), enche o bebedouro e o restante deita fora, fazer isto diariamente durante 5 dias. Enquanto o canário estiver em tratamento deve tirar todas as fontes de cálcio que tiver na gaiola como por exemplo o GRIT, bloco de gesso, etc..
Passado uma semana a pós a toma e recuperação, vai-lhe administrar em água normal 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias seguidos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Qui 25 Jun 2020, 17:18

Boa tarde Sr. Ferreira
Vou seguir as suas recomendações e inicio hoje o tratamento com o Pulmosan. Vou também tentar arranjar já o Micoresp para me precaver caso não haja melhoria dos sintomas.
Já agora, porque se deve retirar todas as fontes de cálcio quando se faz o tratamento com Micoresp?
Aproveito para expor outra situação com que me deparei hoje. Já passavam uns dias do fim do tempo de choco e ainda não tinham eclodido os ovos todos. Retirei os ovos, observei à contraluz e reparei que um estava branco e os outros 2 cheios. Abri-os e deparei-me com embriões praticamente totalmente formados mas mortos e já em decomposição, acho. O que poderá ter causado a morte dos embriões? Estará relacionado com esta doença do macho?

Obrigada
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Jun 2020, 18:44

Boa tarde Raquel Rosa.
O cálcio entre outros minerais neutralizam os antibióticos feitos com Tetraciclinas como o caso de um dos químicos da composição do Micoresp (doxiciclina).
Quanto à morte dos embriões nos ovos, os ácaros não afectam os órgãos reprodutores, já as bactérias e vírus que atacam as vias respiratórias sim, uma vez que se disseminam por todos os órgãos. Também pode ser coccidiose (parasitas protozoários), muito comum tanto em aves selvagens como em cativeiro.
Meta fotos das fezes do casal para observar.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Qui 25 Jun 2020, 19:05

Olá Sr. Ferreira
Pois, foi o que pensei. Mas coccidiose acho estranho porque fiz prevenção com Coccimir antes da postura. As fezes são todas como as da imagem (não consegui foto melhor...), verdes e brancas, aparentemente sem alterações em relação ao habitual.
Espero que a cria que nasceu consiga sobreviver.

Canário doente Image010

Obrigada pela ajuda
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Ferreira Qui 25 Jun 2020, 20:07

Boa tarde Raquel Rosa.
Uma só foto é pouco e já agora um pouco mais perto.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Qui 25 Jun 2020, 21:16

Boa noite Sr. Ferreira

Amanhã tento tirar mais fotos então.

Obrigada
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Sex 26 Jun 2020, 16:58

Boa tarde Sr. Ferreira,
Junto envio mais fotos. Será que já dá para ver alguma coisa?
E já agora, após aplicar o Pulmosan ao fim de quanto tempo devo esperar melhoria?

Obrigada
Raquel Rosa
Canário doente Image210
Canário doente Image110
Canário doente Image011

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Ferreira Sex 26 Jun 2020, 20:07

Boa tarde raquel Rosa.
É inconclusivo porque as aves fêmeas quando em choco têm diarreia como se vê ao centro da ultima foto, no entanto, observando as outras fezes, tanto a cor castanha clara como o formato são de aves com problemas no tubo digestivo e tudo indica que seja coccidiose, mas também pode ser motivada pela bactéria do parafito (Uma salmonela especifica).
Caso comece a ver diarreia muito rala e de cor castanha, é de facto coccidiose e nesse caso administre Amprolium que não prejudica as aves. se for a Espanha com frequência ou ter amigos que se desloquem lá, compre o PROLCEN que lhe fica por uma pechincha, caso contrário, tem que se sujeitar ao amprólium que existe cá da DAC https://mercaportugal.com/produto/dac-amprolium-10/
A Ivermectina faz efeito a partir das 48h. após a aplicação, mas como todos os parasitas fêmeas, na agonia da morte fazem uma postura de ovos fecundados e guardados para esse fim, daí fazer-se mais que uma aplicação e em especial passado os 21 dias porque é o tempo de incubação dos ovos de qualquer parasita.
Eu explico-lhe como funciona.
Embora haja muitos entendidos que chamam à Ivermectina um desparasitante interno propriamente dito, hás outros como eu, que não consideram a Ivermectina um desparasitante, isto porque tem um modo totalmente diferente de actuar, ou seja, enquanto os desparasitantes internos actuam ao misturarem-se com os alimentos e matam os parasitas por intoxicação, a Ivermectina é introduzida na corrente sanguínea por injecção ou uso tópico e os parasitas ao sugarem o sangue contendo a Ivermectina sintetizada, esta destrói o cérebro dos parasitas e por esse motivo os ditos morrem à fome por ficarem sem saber como se alimentarem lol!
PS. Já agora, não sei se sabe mas o Coccimir como outros medicamentos da Zoopan feitos há base de SULFAS esterilizam os machos pelo menos por um período de 60 dias e quando se abusa ficam mesmo estéreis para sempre.
As sulfas são proibidas nos seres humanos e na pecuária seja ela qual for por esse motivo.

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Raquel.rosa Sex 26 Jun 2020, 22:40

Boa noite Sr. Ferreira
Vou ficar atenta às alterações que mencionou e caso aconteçam adquiro então esse produto.
Já tinha lido aqui no fórum o modo de atuação da ivermectina, mas tinha ficado na dúvida de quando começaria a fazer efeito. Agora já fiquei esclarecida!
Também li aqui esse efeito secundário das sulfas e por isso mesmo coloquei o Coccimir logo de parte.

Agradeço todos os esclarecimentos e tua a sua disponibilidade.
Obrigada
Raquel Rosa

Raquel.rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Canário doente Empty Re: Canário doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos