Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manutenção da comida

2 participantes

Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Dom 05 Abr 2020, 10:53

Boa tarde Sr.Ferreira,

Tenho uma dúvida em relação à manutenção das sementes.
Eu inspeciono todos os dias as sementes nos comedouros dos meus d.gouls, e sopro as palhas que sobram, para voltar a colocar mais sementes novas.
Só que este processo, faz com que muitas vezes fique cheia de palhas, nos olhos, na boca, enfim... Há alguma maneira que seja eficaz de fazer a manutenção?

Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Ferreira Dom 05 Abr 2020, 12:27

Bom dia Lara Oliveira.
Razz Razz Razz Razz Razz Haver à! Só que não compensa o custo e considero um instrumento caro e não totalmente eficaz, nos anos 70 do século passado ofereceram-me um para utilizar e fazer publicidade, passado uma semana entreguei-o, pois a maioria das sementes pequenas iam para o balde do lixo juntamente com as cascas.
https://www.pet4you.net/fr/oiseaux/equipements-techniques/machines-pour-nettoyage-de-graines/maquina-de-limpar-sementes.html?gclid=EAIaIQobChMI66yto5bR6AIVENTeCh1goweUEAQYASABEgJbhPD_BwE
Isso é simples, em vez de assoprar as palhas com o comedouro direito, inclina-o e assim as palhas já não lhe vão para a cara. Basta assoprar as sementes dia sim dia não e só volta a meter novas sementes quando as comerem todas ou quase, é que como está a fazer, eles só comem as sementes que lhes agradam e não as que lhe fazem bem.
As sementes devem estar guardadas num local seco, fora da claridade e muito bem fechadas por causa das traças e outros insectos. Normalmente, mesmo sendo sementes selecionadas ganham pó, por esse motivo, se não tiver, aconselho-a, a comprar um passador de rede dos grandes e peneirar as sementes antes de as colocar no comedouro e as que estão no comedouro ao fim de um determinado tempo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Dom 05 Abr 2020, 19:04

Boa tarde Sr.Ferreira

Não estava a pensar em nenhuma máquina para o efeito.
A intenção era saber se havia algum truque, em vez de soprar. Dessa forma que indica é como faço, inclinar e soprar...
Do passador só costumo fazer ao fim-de-semana, quando limpo também a gaiola.
Obrigada pelas dicas!

Um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Ferreira Dom 05 Abr 2020, 20:06

Boa noite Lara Oliveira.
Tem que procurar a inclinação certa, uma vez para um lado, outras vezes sentido inverso e assim sucessivamente até encontrar a melhor posição.
Eu assopro dia sim dia não 120 comedouros e muitas vezes a minha mulher vem ajudar-me e ao principio também tinha problemas com isso, até que arranjou a posição certa, tem mais a ver com a distância entre o comedouro e a nossa boca do que com a inclinação.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Seg 06 Abr 2020, 10:45

Bom dia Sr.Ferreira,

Não quero imaginar assoprar 120 comedouros! Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa Smile
Aproveito para lhe perguntar, o que põe no fundo das gaiolas? Papel ou areia?
Eu tenho a própria rede da gaiola a separar e coloco papel para ser mais fácil de remover os dejectos. Mas já me falaram da areia, será mais higiénico?

Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Ferreira Seg 06 Abr 2020, 14:34

Boa tarde Lara Oliveira.
É isso mesmo! não é o assoprar que me incomoda ou que ache enfadonho, para mim custa-me mais depois varrer o chão lol!
Uso as duas coisas para as mesmas gaiolas, depende de pássaros a criar ou em repouso. Quando estão a criar por causa dos pastos para os ninhos tiro as grades e no tabuleiro meto areia, quando acabam as criações meto as grades, tiro os tabuleiros e meto papel no fundo. Isto para D. Gould, porque quando criava Diamantes papagaio e pássaros pequenos africanos tinham sempre tabuleiro com areia é que estes tipo de pássaros alimentam-se no chão.
As gaiolas que tenho são consideradas os Ferrari das gaiolas (Terenziani).

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Qua 08 Abr 2020, 15:37

Boa tarde Sr.Ferreira,

As sementes chegaram!! Já as acondicionei, assim como a papa. Tenho de comprar uma caixa de plástico do ikea para guardar as restantes nas embalagens.
Agora sim, vão comer bem 😉

Nada tem haver com este tema da alimentação, mas encomendei também a lampada fluorescente compacta para aves 23w, com raios uv-a (3%) e reduzida proporção de uv-b (1%).
Comprei na perspetiva de precisar de usar eventualmente. Infelizmente não tenho sol directo, apenas claridade. Achei que podia ser uma boa solução de vez em qdo colocar umas 2h, o que acha?

Obrigada e um beijinho.
Lara Oliveira

Manutenção da comida P_202026
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Ferreira Qua 08 Abr 2020, 18:53

Boa tarde Lara Oliveira.
Sou um pouco séptico em relação a isso, mas quem sou eu para dizer que essas lâmpadas não emitem UV. Sim claro que pode ligar isso de vez enquanto, mas o que lhes tem que administrar em especial nesta altura da muda de penas é Vigantol.
Compra na Farmácia e mistura muito bem 6 gotas numa quantidade de papa que a comam no máximo durante uma semana. Fazer isto de vez enquanto.
O Vigantol é nada mais nada menos que Vitamina-D3 para bebés humanos, serve para fixar o cálcio no organismo e assim desenvolverem as penas e fortificarem os ossos sem problemas.
Atenção: Não o pode meter na água porque é oleoso, daí aconselhar a meter-se nas papas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Qua 08 Abr 2020, 21:41

Boa noite Sr. Ferreira,

Conheço o Vigantol, porque o tive de administrar à minha filha no primeiro ano de vida.

Obrigada pela dica!

Um beijinho.
Lara Oliveira.
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Ferreira Sáb 11 Abr 2020, 13:33

Boa tarde Lara Oliveira.
Dava indicações ao amigo Magalhães e não lhe dava a si.
à coisa de 2 anos travei conhecimento com um lojista que ia abrir uma loja online em Alverca, deu-me o Link mas pouco ou nada tinha, agora com a crise parece que ressuscitou e falou comigo a dizer que remodelou a loja e tem tudo. Aqui vai então o link tanto da loja e a página das sementes e a partir daqui fazer uma mistura igual à minha.
http://alvercazoo.pt/
http://alvercazoo.pt/product-category/aves/sementes/

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  LaraO. Sáb 11 Abr 2020, 18:22

Boa tarde Sr.Ferreira,

Antecipei-me a si, foi exactamente dessa loja que encomendei as sementes a vulso e a papa de ovo, como temos vindo a falar ao longo destas publicações!
Ainda bem que mais uma vez os meus instintos estão certos e as minhas opções ajudadas por si também 😉

Obrigada pela partilha e sapiência!!
Desejo-lhe uma Feliz Páscoa e um beijinho.
Lara Oliveira
LaraO.
LaraO.

Mensagens : 92
Data de inscrição : 11/11/2019
Idade : 42
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção da comida Empty Re: Manutenção da comida

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos